Dieta cetogênica – Diferente, mas funciona!

Compartilhe
dieta-cetogenica

A dieta cetogênica – A dieta da gordura que se elimina gordura! Parece até estranho essa afirmação inicial do texto, todavia, é isso mesmo! Você já pensou em começar uma restrição alimentar que é liberado o consumo de gorduras boas, em prol do emagrecimento? Seria o nosso sonho? Calma! Não é tão simples a sim. Entenda!

Imagine você que o nosso organismo é um automóvel, e que para realizar as funções, é de suma importância que se tenha um combustível. Entretanto, não é gasolina, não é álcool, o nosso corpo funciona a carboidrato (glicose) que se transforma em energia e, faz todas as engrenagens girarem. Mas, também somos Flex. Funcionamos a glicose, e a gorduras.

O mundo perfeito seria no qual perdêssemos as gorduras que fossemos consumimos ao longo do dia, todavia, elas não são liberadas tão facilmente, ficam estocadas e vão acumulando. O organismo só começa a optar em queimá-las, quando não tem reserva de glicose. Você sabia? O processo no qual o corpo usa a gordura como combustível é chamado de cetose, daí o nome: dieta cetogênica.

reposicao-hormonal

Os princípios da dieta cetogênica

A cetose é um estágio do catabolismo, onde o nosso querido fígado transforma o estoque de gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos. Todo o depósito das gordurinhas localizadas viram C-O-M-B-U-S-T-Í-V-E-L (energia). Portanto, a dieta cetogênica restringe o consumo de carboidratos e libera o de gorduras boas.

Dieta cetogênica X Low-carb

As duas dietas até possuem a mesma restrição (carboidrato), entretanto, as semelhanças param por aí. Na dieta cetogênica não há uma limitação na ingestão dos outros nutrientes exceto de açúcares.

Outros benefícios

Além de colaborar para a eliminação da gordura localizada esse tipo de dieta pode colaborar com outros aspectos benéficos para o corpo.

Combate o diabetes

Como a redução de carboidratos e reduzida, logo os níveis de açúcares no sangue ficam baixos, e o diabético não terá problema com a produção insuficiente de insulina. Essa dieta pode colaborar para que ocorra a diminuição de medicamentos.

Controle das acnes

Para quem sofre de acne, a dieta cetogênica pode colaborar para que a disfunção acneica seja comedida. Isso porque, o baixo consumo de açúcar impede o aparecimento das lesões.

dieta-cetogenica

Redução dos fatores de riscos para doenças cardíacas

A dieta controla os níveis de gordura ruim, ou seja, impacta no colesterol. E quando o colesterol está bom, ele influência na pressão arterial, nos vasos sanguíneos e em todos os atores envolvidos no bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Colabora no tratamento do câncer

As células cancerígenas se alimentam basicamente de carboidratos, e como o corpo está pobre desse nutriente, elas não conseguem evoluir com facilidade. Por isso, a dieta cetogênica é aliada no tratamento do câncer.

Cardápio de 1 dia da dieta cetogênica

Café da manhã

  • 1 xícara de chá de hibisco com canela e gengibre + 3 ovos caipiras mexidos feitos com óleo de coco. Tempere como preferir.

Lanche da manhã

Almoço

  • Peixe gordo assado + salada verde à vontade + 5 aspargos refogados na manteiga.

Lanche da tarde

  • ½ abacate com chia + 1 xícara de chá verde com gengibre.

Jantar

1 filé de frango grelhado + 1 porção de brócolis refogado com alho no óleo de coco + salada verde à vontade. Tempere com vinagre balsâmico de maçã + 1 colher de chá de azeite.

Ceia

1 xícara de chá de cavalinha.

 

Ficou interessada em fazer a dieta cetogênica? Você já fez alguma restrição alimentar? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui