Os alimentos anti-inflamatórios estão presentes na sabedoria e costume popular já faz um bom tempo. Hoje em dia a ciência com base em pesquisas tem comprovado os efeitos positivos e benéficos dos alimentos anti-inflamatórios.
Muito além de apenas agir contra uma inflamação, os alimentos anti-inflamatórios colaboram com o fortalecimento do sistema imunológico deixando o organismo resistente contra inúmeras doenças.
Veja abaixo algumas das doenças que os alimentos anti-inflamatórios ajudam a combater:
- Gripes;
- Resfriados;
- Artrite reumatoide;
- Aterosclerose;
- Inflamações crônicas.
Você pratica exercícios físicos? Os alimentos anti-inflamatórios também podem colaborar com você! Isso porque, eles potencializam a recuperação das fibras musculares e ajudam a evitar lesões. Confira a lista dos 20 alimentos com ação anti-inflamatória do Saudável e Feliz:
1 – Abacate
Essa fruta saborosa possui uma substância chamada beta-silosterol, que tem uma ação altamente anti-inflamatória para o nosso corpo. O abacate também pode auxiliar na prevenção das celulites (a celulite é uma inflamação cutânea) e rugas.
2 – Groselha
Muito além de apenas dar sabor para os xaropes, essa fruta tem outro benefício mais relevante. A groselha possui um teor elevado de ácido ascórbico contribuindo para uma ação antioxidante.
3 – Abacaxi
Conhecido por oferecer a vitamina c, o abacaxi possui outros atributos de cair o queixo! Isso porque, ele tem em sua composição a enzima bromelina que bloqueia os agentes pró-inflamatórios. Esse alimento anti-inflamatório está atrelado até mesmo na atenuação de doenças mais graves.
“Os principais usos terapêuticos da bromelina são: Inibição da agregação plaquetária, atividade fibrinolítica, ação anti-inflamatória, ação antitumoral, modulação de citocinas e da imunidade, propriedade debridante de pele, aumento da absorção de outras drogas, propriedades mucolíticas, facilitador da digestão, acelerador da cicatrização e melhora da circulação e sistema cardiovascular.”
— UNICAMP
4 – Repolho roxo
A glutamina e o polifenóis estão presentes em grande quantidade no repolho roxo fazendo dessa verdura um alimento anti-inflamatório exemplar. Rico em antocianinas ele não pode ficar de fora do cardápio daquelas pessoas que estão sofrendo com alguma inflamação.
5 – Brócolis
Devido ao sulforafano o brócolis recebe o título de alimento anti-inflamatório. O sulforafano contribui com o organismo auxiliando na eliminação de elementos carcinogênicos, aliviando também, os efeitos da inflamação e do estresse oxidativo. O brócolis também oferta em grande quantidade a vitamina c.
“Um estudo realizado na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, verificou que a vitamina c pode reduzir o risco de gengivite e doença periodontal. Além de aumentar a capacidade do tecido conjuntivo.”
— João Batista Picinini Teixeira, Professor doutor
6 – Grapefruit
Essa fruta ainda é pouco conhecida em território nacional, todavia, os seus benefícios são inúmeros! Portanto, ela merece fazer parte da lista dos alimentos anti-inflamatórios do Saudável e Feliz.
7 – Beterraba
Rica em betalains agente que proporciona a coloração característica da raiz, esse agente também tem ação anti-inflamatória.
A beterraba auxilia na diminuição do impacto glicêmico da comida, pois tem fibras alimentares em sua composição e dispõe de grande quantidade de vitamina c e ferro contribuindo com a interação positiva do trato gastrointestinal.
8 – Gengibre
Essa raiz inibe os compostos pró-inflamatórios deixando o sistema imunológico mais equipado e fortalecido. O gengibre é rico em gingerol composto que impede a produção de óxido nítrico no organismo.
O óxido nítrico forma radicais livres que destroem as células, portanto, o gengibre recebe o “acesso de ouro” para fazer parte da lista dos alimentos anti-inflamatórios com louvor.
9 – Aipo
Rico no composto chamado luteolina altamente eficaz contra a inflamação, essa verdura ainda é pouco consumida pelas pessoas. A luteolina age impedindo que as vias nervosas se conectem aos centros de respostas inflamatórias.
10 – Nozes
As nozes ofertam os ácidos graxos, os taninos, ácidos fenólicos, flavonoides e quinonas todos considerados agentes anti-inflamatórios. O seu consumo está associado à redução da inflamação dos vasos sanguíneos.
Esse alimento anti-inflamatório está vinculado também, no combate nos casos onde uma inflamação pode estar intrínseca ao risco de doenças cardíacas.
11 – Cúrcuma
Devido a curcumina um ingrediente ativo da cúrcuma, essa raiz também merece o “acesso de ouro” para a lista dos alimentos anti-inflamatórios. Ela age inibindo a síntese e a ação das enzimas correspondentes no processo inflamatório do corpo.
12 – Probióticos
Conhecido como as bactérias do bem, esses pequenos seres têm uma ação anti-inflamatória no intestino, contribuindo para a eliminação das substâncias tóxicas do nosso corpo. As bactérias mais encontradas nos alimentos são as bifidobactérias e os lactobacilos.
“A influência benéfica dos probióticos sobre a microbiota intestinal humana como efeitos antagônicos, competição e efeitos imunológicos, resultando em um aumento da resistência contra patógenos. Assim, a utilização de culturas bacterianas probióticas estimula a multiplicação de bactérias benéficas, em detrimento à proliferação de bactérias potencialmente prejudiciais, reforçando os mecanismos naturais de defesa do hospedeiro. (PUUPPONEN-PIMIA et al., 2002).”
Uma flora intestinal saudável é resultado do consumo de frutas, legumes e verduras regularmente. Os probióticos podem ser encontrados em alguns iogurtes e leites fermentados. É possível consumir probióticos por intermédio de cápsulas e sachês, entretanto, procure um especialista, pois esses produtos possuem uma concentração alta.
13 – Ômega 3
Esse ácido graxo é encontrado nos alimentos: linhaça, castanha, nozes e nos peixes gordos. O ômega 3 possui uma ação anti-inflamatória relevante. Você pode optar por realizar a suplementação caso não te apeteça os alimentos citados acima.
14 – Cogumelos
Eles contêm uma propriedade eficaz no aumento da imunidade quando o assunto é combater uma inflamação. Com funcionalidade antimicrobiana os cogumelos são ideais para o tratamento de cancro.
Opte pelo o consumo do Shiitake esse cogumelo é mais forte do que os tradicionais, e oferta os polissacarídeos que auxiliam na redução dos efeitos de comprometimento do sistema imunológico.
15 – Abóbora
Esse fruto é rico no composto betacaroteno ativador preventivo das condições inflamatórias da pele e dos pulmões.
16 – Alho
Se existe um alimento anti-inflamatório reconhecido há muito tempo, esse é o alho! Sua ação é tão eficaz no corpo que ela é comparável aos medicamentos. Os seus compostos impedem que as reações que levam a inflamação aconteçam no organismo.
17 – Batata-doce
Esse tubérculo possui ações antioxidantes, contribuindo para a melhora do aspecto cutâneo e tem ação anti-inflamatória. Seus agentes auxiliam principalmente no caso de artrite.
18 – Pera
Além de ser saborosa, essa fruta têm nutrientes anti-inflamatórios que são ótimos para combater distúrbios como a neuropatia diabética.
19 – Morango
Muito utilizado nas receitas de doces, os morangos também possuem compostos anti-inflamatórios devido à substância antocianina.
20 – Gergelim
Essa semente contém antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos que bloqueiam o colesterol ruim e os aminoácidos melhorando a inflamação no corpo.
Com o gergelim fechamos a nossa lista, dos 20 alimentos anti-inflamatórios. Não se esqueça de incluí-los na sua lista de compras!