O GENGIBRE E SEUS INÚMEROS BENEFÍCIOS

Compartilhe

O GENGIBRE E SEUS INÚMEROS BENEFÍCIOS

O gengibre é uma raiz usada desde muito tempo atrás no Oriente, pois é indicado para diversas finalidades. Ele apresenta uma substância chamada gingerol que possui propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias, anticoagulantes e bactericida. Além de apresentar um gosto exótico que ao mesmo tempo é doce, picante e refrescante.

O gengibre possui agentes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo e queimar as gorduras, por isso ele está presente em tantas dietas. Seja usado em chás, temperos, ou no famoso quentão. Essa raiz pode combater e prevenir diversas doenças e beneficiar muito o organismo. Ele pode ser usado no tratamento de vômitos, dor de cabeça, náuseas, cólera, gripe, diarreia, dor no estômago, doenças nervosas, entre outros.

Para a saúde da mulher ele pode ser ainda mais eficiente pois durante a gravidez pode controlar náuseas e enjoos sem oferecer riscos para a saúde do bebê. Já na TPM o fato do alimento ter ação analgésica pode ajudar a melhorar as dores constantes durante a menstruação, ele pode ser ingerido em forma de chás ou sucos, e também pode ser usado para banhos ou compressas quentes para aliviar as cólicas.

Na menopausa o gengibre combate contra os “fogachos” (ondas de calor), náuseas e também ajuda a baixar a pressão arterial que muitas vezes pode estar relacionada com a menopausa.

 

Ai vai uma dica de como consumir o gengibre:

? Como chá ele age contra gripes, resfriados e tosses, além de relaxar, hidratar o corpo e eliminar toxinas.

Ingredientes:

– Cerca de 2 cm de gengibre fresco
– 1 litro de água
– Mel de abelha

Modo de preparo:

Lave e corte o gengibre em quatro rodelas, coloque em um recipiente de fácil manuseio e amasse-o com um garfo. Coloque a água no fogo e quando a mesma estiver bem quente, mas sem levantar fervura, adicione o gengibre amassado. Deixe-o descansar por 10 minutos, adoce-o com um pouco de mel só para tirar um pouco do sabor picante. Na receita também pode ser adicionado limão e/ou hortelã.

? Sucos: Elimina toxinas, ajuda no emagrecimento, traz disposição para o corpo, melhora a aparência na pele e funcionamento do intestino, por isso pode ser usado durante a menopausa. O suco pode ser ingerido até dois copos por dia.

Ingredientes:

– 5 g de gengibre
– 5 g de hortelã
– 1 abacaxi (pode ser substituído por laranja ou limão)
– 1 colher (sopa) de raspas de limão
– 1 litro de água

Modo de preparo:

– Descasque o abacaxi, corte em pequenos cubinhos e triture juntamente com o gengibre e a hortelã.
– Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter a consistência desejada.

? Na comida: Pode ser utilizado no preparo de pratos tanto doces quanto salgados, seja desidratado, fresco, cristalizado ou em conserva.

? Cru: Mastigar as lascas de gengibre pode ajuda a prevenir a rouquidão, inflamações na garganta e quando colocados em “lascas” na água pode eliminar os enjoos.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email