Vida simples: 11 atitudes para viver mais leve

Compartilhe
vida-simples

Por mais que a juventude seja uma fase maravilhosa da vida, é também a época em que estamos mais sobrecarregadas de tarefas e demandas que geram estresse e acrescentam muito peso nas costas. Por outro lado, a maturidade, que nos proporciona mais tempo livre e menos exigências no dia a dia, pode se transformar na melhor fase de nossa vida, se a gente aprender a viver uma vida simples, com mais leveza e prazer.

Já ouviu aquela história de que quando crianças temos tempo e vontade mas não temos dinheiro, quando adultos temos dinheiro e vontade mas não temos tempo, e na maturidade temos tempo e dinheiro, mas não temos vontade? Essa última parte é conversa fiada. Hoje em dia, é possível viver a maturidade com saúde e muita vontade de aproveitar cada momento que a vida oferece. Para isso, algumas atitudes para viver mais leve vão fazer toda a diferença. Quer exemplos? Continue lendo nosso post!

1. Pratique o desapego

Acrescente leveza à sua vida praticando o desapego. Livre-se do excesso, das cargas inúteis, seja menos consumista, aprenda a viver com menos. Doe tudo que estiver entulhando o seu armário sem uso há mais de um ano. Livre-se das velharias, tanto as materiais quanto as emocionais — desse modo você abrirá espaço para o novo entrar em sua vida.

2. Desacelere

Já ouviu falar em ‘slow living’? É uma tendência que pegou carona no ‘slow food’, que recomenda comer devagar, saboreando comida de qualidade, o oposto do ‘fast food’. Pois então, o ‘slow living’ é um estilo de viver com mais calma, respeitando seu ritmo, cultivando relacionamentos mais leves e adotando um modo de vida simples e sustentável. É bom para você, para a sociedade e para o planeta, e assim todos ganham.

Uma boa prática para desacelerar é manter uma agenda de compromissos mais enxuta: no máximo dois ou três compromissos por dia. Uma agenda muito cheia de compromissos vai fazer você correr de um lado para o outro da cidade, lutando contra o relógio, e o resultado será inevitável: estresse.

3. Seja grata

Tenha uma postura grata diante da vida. Mantenha o foco nas experiências positivas e agradeça, não importa qual seja sua fé. Independentemente de religião, seja grata ao universo que te oferece tantas coisas boas. Reclame menos e agradeça mais!

E agradeça também pelas experiências não tão boas, por que não? Afinal, elas acontecem para promover o seu crescimento. Esta citação já virou clichê, mas é válido lembrar o que disse o filósofo Nietzsche: “o que não me mata, me fortalece”.

vida-simples

4. Cultive boas amizades

Amigos verdadeiros são um tesouro. Cultive boas amizades, procure conviver com gente alto astral que espalhe energia positiva. E valorize quem está ao seu lado nos momentos mais delicados da vida. Compartilhar gargalhadas e momentos de diversão é muito bom, mas o verdadeiro amigo estará presente também nas horas difíceis, não só nos momentos de prazer.

5. Tenha uma vida simples cercada de pequenos prazeres

Não espere para ser feliz só em momentos especiais. Pequenos prazeres fazem uma enorme diferença nas nossas vidas. São coisas simples, que não exigem dinheiro, mas que podem proporcionar pequenos momentos de prazer.

Veja alguns exemplos: ouvir música relaxante, tomar um gostoso banho de espuma, ler um romance com final feliz, caminhar descalça na grama do jardim ou na areia da praia, estourar pipoca e curtir um DVD ou filme na TV, ficar namorando na cama até tarde abraçadinha com o seu amor, convidar um amigo para saborear um vinho e jogar conversa fora, apreciar o belo por do sol na varanda de seu apartamento, cantar no chuveiro a plenos pulmões, tirar uma boa soneca depois do almoço sem culpa, compartilhar gostosas sessões de massagem com o seu amor. A lista de possibilidades é interminável, personalize a sua!

6. Não guarde rancor

O rancor é um sentimento ‘pesado’ demais para se cultivar. Perdoe, esqueça, vire a página, deixe ir. Por mais que a mágoa seja grande, tente não guardar ressentimentos ou desejos de vingança. Uma famosa citação atribuída a Shakespeare, diz que ‘a raiva é um veneno que bebemos esperando que a outra pessoa morra’. A autoria é incerta, mas a verdade que a frase encerra é inquestionável. O rancor só faz mal a quem o cultiva, pois o alvo de sua raiva vai seguir a vida sem sofrer nenhum dano, enquanto você se envenena, destrói-se subjetivamente sem nada edificar.

7. Trate o mundo com gentileza

Para ter uma vida simples e leve, você precisa atrair leveza. O mundo ao seu redor reage conforme a mensagem que você emite, então trate o mundo com gentileza e você receberá gentileza em troca. E não seja seletiva: trate a todos com educação e respeito, desde seu chefe até o porteiro do prédio. Aquelas palavrinhas mágicas que ensinamos às crianças precisam fazer parte do cotidiano de todos: com licença, por favor, obrigada, desculpe, bom dia, boa tarde, boa noite. A vida simples agradece e retribui.

8. Cultive o bom humor

Nada como uma boa gargalhada para aliviar as tensões. Uma qualidade admirável a ser cultivada é aprender a rir de si mesma, então, não se leve tão a sério. Relaxe, faça piadas, ria! Além do bem estar que o riso e o sorriso no rosto proporcionam, leve em conta que uma cara carrancuda favorece as rugas e te deixa muito mais feia. Ria e sorria sempre, seja para viver mais leve ou só para sair bem na foto.

vida-simples

9. Faça uma lista de sonhos a realizar

Pense no que você nunca fez na vida e que gostaria de experimentar: Voar de asa delta? Morar na praia? Esquiar na neve? Conhecer a Europa? Cultivar sonhos é muito bom e realizar sonhos é melhor ainda.

Dê o primeiro passo em direção à realização de seu sonho, mesmo que seja só um pequeno passo. Incorpore ao seu dia a dia o prazer de caminhar rumo à realização de seus objetivos. O caminho pode ser tão prazeroso quanto o destino em si.

10. Ame muito

Namorar não é privilégio dos mais jovens. O namoro na maturidade pode ser até mais gostoso, mais leve e livre de pressões ou tabus sociais. Aproveite e ame muito! Ame a si mesma, ame quem te acompanha, ame seu próximo.

11. Cuide da saúde

Poucas coisas pesam mais na vida do que doença, não é mesmo? Os cuidados com a saúde são fundamentais para que você viva mais leve, e isso inclui adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e manter o check up médico em dia.

A maturidade traz ainda a menopausa ou andropausa, época de transformações físicas que podem provocar desconfortos. Ainda bem que existem muitas maneiras de suavizar a vida e os sintomas desse período, incluindo tratamentos naturais!

tratamento-natural-para-menopausa Viu como é fácil levar uma vida simples, com mais leveza e prazer? Cadastre-se no nosso blog e receba muitas informações úteis para um estilo de vida saudável e feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email