Sorria! Conheça 10 benefícios do sorriso para o seu organismo

Compartilhe
benefícios-do-sorriso

Já ouviu falar que rir é o melhor remédio? Pois é! Os benefícios do sorriso são inúmeros, podendo trazer muitas maravilhas para o corpo e para a mente, não só para quem está rindo, mas para as pessoas à volta. Não é ótimo? Listamos para você 10 efeitos da risada no seu organismo.

Comprovação científica dos benefícios do sorriso

Fortalece o sistema imunológico

O sorriso auxilia no relaxamento corporal, e isso resulta numa reação mais rápida e certeira do organismo em relação aos perigos. Quando o sistema imunológico funciona melhor, as doenças aparecem muito menos, sendo muito vantajoso para a saúde.

De acordo com psicólogos do Hospital Albert Einstein, a risada traz benefícios durante doenças graves, já que altera o estado emocional, consequentemente aumentando a qualidade de vida.

Melhora o humor

sorriso

O ato de sorrir ou ver alguém sorrindo automaticamente nos deixa com bom humor, devido a ação da endorfina no corpo, expulsando o desânimo e a melancolia. Ao se sentir triste, tente dar aquele sorrisinho. O efeito de um sorriso, mesmo forçado, é instantâneo no estado.

Algumas técnicas milenares japonesas utilizam a “risoterapia”, onde uma pessoa pede a um grupo que deem risada. No início, começam com um riso discreto, meio tímido, e em questão de segundos, todos estão caindo na gargalhada. Faça o teste!

Traz eficiência

O riso também traz grandes benefícios para o trabalho. O fato de melhorar o humor torna a pessoa mais produtiva e criativa, já que faz a mente relaxar. Faça alguma atividade divertida e veja como até a vontade de trabalhar aumenta.

Exercita o cérebro

O cérebro não é um músculo, mas também precisa ser exercitado, e o humor é um ótimo alimento. Rir ajuda a manter a mente trabalhando, aumentando nossa capacidade de força em relação à dificuldades e a flexibilidade mental.

Fortalece relações pessoais

Estudos feitos pela psicóloga Helen Crossley, na Inglaterra, comprovaram que o sorriso sincero ajuda a melhorar as relações sociais, construindo conexões, lembrando que o sorriso falso possui efeito contrário. O sorriso é identificado como uma recompensa, pois traz alegria e empatia para quem o rodeia, aumentando a sensação de confiança em si e no outro.

Diminui o risco de AVC

Quando se é pessimista, o risco de Acidente Vascular Cerebral aumenta significativamente, de acordo com estudos feitos pela American Stroke Association. O jeito com que nos sentimos sempre vai afetar nosso estado de saúde, então, é importante ver as coisas positivamente e ter sempre aquele sorriso otimista estampado no rosto.

Aumenta a longevidade

benefícios do sorriso

Sorrir é o segredo de uma vida longa e feliz. Pessoas que sorriem vivem mais tempo, mantêm uma aparência juvenil, e podem parecer até 3 anos mais jovens do que a idade natural, além de aumentar a expectativa de vida em 7 anos. UAU!

Pessoas próximas da família e dos amigos tem autoestima mais elevada, de acordo com o documentário Happy, de Roko Belic (disponível no Netflix). Consequentemente, estas pessoas sorriem mais e são mais felizes. Aproxime-se de quem você ama, isso só trará benefícios para o seu organismo!

Reduz o estresse

Sorrir auxilia na redução dos níveis de adrenalina e cortisol no corpo. Ao estar sob ataque de stress, causado por problemas no trabalho, falta de aprovação social, menopausa ou outros motivos, a produção destes hormônios aumenta, causando muitos problemas à saúde.

Por outro lado, ao sorrirmos, elevamos a produção dos hormônios de serotonina e endorfina, responsáveis pelo bom-humor, sensação de prazer, calma e felicidade.

Afasta doenças do coração

Estudos feitos na ULL, na Califórnia, apontam que a risada pode diminuir o risco de doenças no coração. Os profissionais separaram dois grupos seletos de pessoas que haviam sofrido ataque do coração e estavam sob observação médica. O grupo número 1 assistiu vídeos de humor por um período de 20 minutos, diariamente.

Depois de um ano, o grupo mostrou uma diminuição de cerca de 66% da proteína chamada C-reativa, indicadora da inflamação e do risco de problemas cardíacos. Esta redução no segundo grupo foi de somente 26%. Concluiu-se então que pessoas que riram mais, tiveram os riscos de problemas cardiovasculares reduzidos.

Tornar a mulher mais atraente

benefícios do sorriso

Estudantes do Canadá, da Universidade de British Columbia, fizeram pesquisas e elas apontaram que mulheres sorridentes são mais atraentes, pois demonstram orgulho e confiança, e isso é captado pelas pessoas a volta. Além disso, cientificamente, a mulher que sorri transmite a impressão de feminilidade e isso é percebido pelo cérebro masculino.

O mesmo não vale para os homens! Estudos indicaram que o aspecto de seriedade masculino traz a ideia de proteção e força, atraindo as mulheres. Curioso não?

Gostou de saber os benefícios do sorriso? Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui