Vamos brindar! Descubra como o vinho pode te ajudar na menopausa

Compartilhe
Você sabia que beber vinho na menopausa pode ajudar a aliviar seus sintomas? Confira seus efeitos na qualidade de vida e bem-estar da mulher.
Você sabia que beber vinho na menopausa pode ajudar a aliviar seus sintomas? Confira seus efeitos na qualidade de vida e bem-estar da mulher.

Mulheres, vinho na menopausa pode nos ajudar! É basicamente este o conselho que temos. O vinho, além de ser uma bebida deliciosa e super agradável se consumida moderadamente, também traz muitos benefícios para diminuir os sintomas da menopausa. Existem inúmeros estudos publicados em revistas científicas renomadas que confirmam essa informação.

Se você dúvida do poder do vinho, leia este artigo até o fim! Ele está cheio de informações para você mudar de ideia e levar uma vida mais saudável e equilibrada durante a menopausa!

O vinho age no corpo como o estrogênio

O Climatério e a menopausa são situações clínicas que se manifestam como consequência da baixa na produção de estrogênio no organismo feminino, hormônio importante para a saúde da mulher. A boa notícia é que o resveterol, um dos 200 polifenóis presentes nos vinhos, tem uma estrutura próxima ao do estrogênio e trabalha no corpo de maneira similar ao hormônio.

Este composto da bebida está longe de substituir o estrogênio, mas ele pode ser considerado um fito-estrogênio, que age de maneira atenuante nos sintomas da menopausa, como as ondas de calor e oscilações de humor.

Vale ressaltar, entretanto, que o consumo de vinho na menopausa e depois dela deve ser feito com equilíbrio, para que você possa se beneficiar dessas características do resveterol. O consumo ideal recomendado por médicos é de uma taça ao dia (125 ml), no máximo.

O vinho diminui a pressão arterial e as ondas de calor

Um cálice de vinho por dia faz muito bem não só para mulheres na menopausa, mas também para o fluxo sanguíneo de cada uma delas. O vinho é capaz de atuar como antioxidante, reduzindo a ação de radicais livres e ajudando, entre outras situações, a controlar a pressão arterial.

Para as mulheres na menopausa essa característica do vinho resulta em mais controle das ondas de calor e menos vermelhidão no rosto, causado justamente pelo fluxo intenso do sangue quando o fogacho acontece.

Vinho na menopausa melhora o humor e a qualidade de vida

É inegável que consumir uma taça de vinho é capaz de lhe ajudar a relaxar e descontrair após um dia intenso. Além do vinho oferecer compostos que agem como o estrogênio, ele também influencia nas interações cerebrais deixando o humor mais leve.

Isso é um ótimo fator para as mulheres na menopausa, que sofrem regularmente com as oscilações de humor causadas por alterações químicas e hormonais nessa fase da vida.

Vinho na menopausa ajuda a controlar o peso depois dos 40 anos

Outro problema enfrentado pelas mulheres na menopausa é disputa com a balança. Já foi comprovado cientificamente que mudanças hormonais influenciam diretamente na capacidade da mulher em controlar seu peso e, por esse motivo, muitas delas ganham peso após alcançarem a menopausa.

O vinho pode ser uma boa ajuda nessa batalha com o peso. Ele influencia no aumento da produção de uma substância no corpo chamada de Adiponectina, responsável por pela queima de gordura corpórea, auxiliando a controlar o peso após o seu consumo.

Diminui os riscos de doenças cardíacas

Mulheres que se encontram no período pós-menopausa têm maiores chances de apresentarem o desenvolvimento de doenças cardíacas. Durante a menopausa ocorre um desequilíbrio na produção do colesterol LDL (o mau colesterol), o HDL (o bom colesterol) e os triglicerídeos, podendo aumentar o risco de surgimento de problemas cardíacos.

O consumo moderado de vinho ajuda a melhorar este equilíbrio e manter a saúde do coração em dia, visto que ele influencia no aumento da produção de HDL, que controla o LDL e o triglicérides circulante no sangue.

Viu como o vinho pode fazer muito bem para a sua saúde quando você se aproxima da menopausa? Se você já consome esta bebida e  viu resultados nos sintomas tradicionais dessa fase da sua vida, conte pra gente! A sua experiência vai ajudar muitas outras mulheres a terem uma qualidade de vida cada vez melhor!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly