7 exames de rotina que todas as mulheres precisam fazer

Compartilhe
mulher fazendo exames de rotina no braço com aparelho digital
Saiba os 7 principais exames de rotina que toda mulher precisa fazer e garanta mais saúde e bem-estar para você.

Ter mais qualidade de vida e aumentar o seu bem-estar está também associado aos cuidados com a sua saúde. Afinal, as consequências em não seguir uma rotina saudável, com o devido acompanhamento preventivo dos exames de rotina realizados por médicos especialistas, podem ser graves.

Nesse contexto, englobamos a realização de exames de rotina que todas as mulheres precisam fazer. Pensando nisso, selecionamos os principais para que você confira se está com todos em dia e garanta mais saúde e bem-estar para você! Confira logo abaixo!

Ultrassom nas mamas

Recomenda-se que este tipo de exame seja realizado anualmente em mulheres acima de 40 anos, a fim de identificar anomalias nos seios que possam gerar problemas mais graves, como um câncer de mama, por exemplo.

Papanicolau

Para todas as idades e também recomendada a realização uma vez por ano, o papanicolau é um exame que auxilia na identificação de células cancerígenas na região do útero (colo do útero mais especificamente). Todas as mulheres precisam fazer esse exame regularmente.

Exames de urina

Um dos exames mais simples da lista, certamente, é o exame de urina – e que você até deve fazer com uma certa frequência, afinal, ele é pedido em diversas situações.

Contudo, em vez de realizá-lo apenas por solicitação médica diante a alguma suspeita, é importante que você passe a adotá-lo com frequência. O exame de urina auxilia no diagnóstico de diversas doenças, especialmente relacionadas com o trato urinário. Por isso, não deixe de realizá-lo frequentemente.

Exame fecal

Assim como o exame de urina, o exame fecal costuma ser solicitado diante da manifestação de sintomas de algumas possíveis doenças. Por ser de simples realização, o mais recomendado é que você não postergue ou aguarde a solicitação do médico diante de uma suspeita, agindo de forma preventiva.

Inclua-o em seus exames de rotina! Eles podem auxiliar a identificar problemas no intestino, vermes e outros parasitas.

Controle da Glicemia

Mais um item da lista que é extremamente simples de ser realizado e, por isso, precisa ser incluso em sua rotina. A realização de exames que medem as taxas de glicemia podem auxiliar na identificação de doenças como o diabetes, por exemplo, pois medem a taxa de açúcar no sangue. Por isso, são exames de rotina que todas as mulheres precisam fazer com frequência e sempre em jejum.

Exames de rotina: taxa de colesterol

Medir as taxas de gorduras no sangue, como o colesterol, também deve ser incluso em sua lista de exames de rotina a serem realizados. Isso porque, como resultado ao aumento desse índice, podem surgir o entupimento de veias e artérias que, consequentemente, podem levar a problemas de saúde mais graves como as relacionadas ao coração.

Exame de tireóide

Com as diversas alterações hormonais sofrida pelas mulheres, é preciso ter controle dos níveis produzidos pela glândula (nesse caso, a tireóide). Por isso, exames como T3, T4 e TSH devem ser acompanhados para que sejam tratados antes de gerarem desconforto e problemas de saúde a você.

E você, já realiza todos esses exames médicos de rotina com o acompanhamento de seus médicos de confiança? Possui alguma dúvida sobre esse assunto? Aproveite os comentários abaixo, compartilhe-as e esclareça-as! A informação é a melhor forma de prevenção!

Quer conferir outras dicas para viver bem após os 40 anos? Faça o download do nosso guia de saúde e beleza para essa fase da sua vida!

Banner Ebook2 (Bem Estar na Menopausa)

Deixe um comentário
Print Friendly