8 dicas para uma alimentação saudável dentro e fora de casa!

Compartilhe
uma alimentação saudável significa comer bem no trabalho ou em qualquer lugar
Veja nossas dicas de como manter uma alimentação saudável aonde estiver.

Uma preocupação cada vez mais comum entre os brasileiros é como manter uma alimentação saudável. A dificuldade é bem comum, principalmente em um mundo recheado de opções como fast food e doces. A correria do dia a dia acaba tornando mais difícil seguir uma dieta que seja o ideal e é cada vez mais comum ver pessoas trocando alimentações importantes como o almoço e o café da manhã por um lanche.

Mas, como você deve saber, essa atitude não é nada ideal, pode diminuir seu desempenho e o pior: até prejudicar sua saúde! Pensando nisso, levantamos dicas para que você tenha uma alimentação equilibrada em qualquer lugar que estiver. Continue lendo para saber quais são elas!

Faça uma lista de compras que formem uma alimentação saudável

Antes de começar a preparar tudo, é importante comprar, certo? Nesse caso, um passo muito importante é uma visita ao supermercado onde você vai comprar muitas frutas, verduras, iogurtes naturais e diversas outros itens que formem uma alimentação saudável. Essa é uma maneira de ter comidas boas em casa, assim você não precisa ter disposição para sair e comprar algo todas as vezes que sentir fome, já que você tem um estoque de boas comidas em casa.

Vale a pena tomar cuidado com os alimentos perecíveis e organizar uma maneira de comprar esses itens ainda que semanalmente, como frutas, por exemplo. Assim você tem os alimentos sempre fresquinhos e gostosos na sua geladeira e evita que muitos deles se percam.

Tenha lanches saudáveis preparados

Ter os lanches que você levará para o trabalho, curso ou qualquer outro lugar já preparados também é uma ótima maneira de seguir a dieta e garantir uma boa alimentação. Assim fica bem mais fácil dar aquela escapada da coxinha e outros salgados que aparecem como uma grande tentação no meio do dia. Alimentos como as frutas (fresquinhas ou secas), cereal integral, mix de grãos (como nozes, castanhas e damasco) podem dar a energia que você precisa para um lanche no meio do dia sem precisar recorrer a algo com muitas calorias.

Monte seu próprio almoço

Ter o seu prato de almoço montado por você é outra maneira eficiente de controlar o que você come e em que proporção. E mais: você também consegue controlar a porção de gordura e sódio que está ingerindo, podendo exercer um controle ainda maior nesses itens. Com um almoço balanceado e saudável, a fome vai ser controlada por mais tempo e o lanche do meio da tarde vai ajudar a manter seu metabolismo funcionando. Portanto, invista nessa medida!

Tenha petiscos saudáveis

Quem não gosta de beliscar alguma coisa gostosa entre uma reunião e outra, não é? Nesse caso, além dos lanches preparados para comer entre as principais refeições, tenha um petisco sempre à disposição. Opções saborosas como saladas de frutas, pães integrais com queijos e até mesmo um salgado mais natural podem ser ótimos aliados.

No caso dos petiscos e dos lanches, existem algumas empresas que oferecem a entrega desses produtos do seu lugar de trabalho, como uma fruta fresca picada todos os dias no meio da manhã ou um lanche da tarde, por exemplo. Essa é uma maneira bem interessante, já que você não tem nem o trabalho de lembrar e nem de preparar, oferecendo muita comodidade a quem quer comer bem.

Corra dos doces

Eu sei, doces e chocolates são o ponto fraco das mulheres, não é? Muitas pessoas estão cheias desse tipo de alimento nas gavetas dos escritórios, e quando não estão na nossa, alguém oferece para nós, não é? Mas tente resistir sempre que te oferecerem e tente dar preferência aos lanches que já preparou e são bem mais saudáveis!

Os doces podem sim fazer parte da dieta, desde que sejam ingeridos com muito equilíbrio e moderação. E é justamente aí que mora a dificuldade. A porção ideal por dia, para o chocolate, por exemplo, é de 25 gramas, ou seja, um tablete pequeno. E claro, mesmo quando isso acontecer, tente optar por opções mais saudáveis também, como chocolate com uma porcentagem maior de cacau, doces mais naturais e provenientes de frutas.

Estimule os colegas a comerem bem também

Estar em um ambiente que a maioria das pessoas estão procurando se alimentarem corretamente e saudável pode tornar o percurso bem mais leve, não é? Portanto, não tenha medo e tente envolver seus amigos e colegas de trabalho nesse projeto de uma alimentação saudável. Além disso, assim você sofre menos ao ver alguém do seu lado comendo algo muito gorduroso e que não cabe na sua dieta. Se todos estiverem no mesmo barco, fica bem mais fácil! Juntos vocês podem trocar receitas saudáveis, compartilhar comidas durante a refeição e fazer o processo ainda mais legal e divertido!

Não coma assim que sentir fome

As vezes acabamos comendo sem estarmos realmente com fome, não é? Quando nos deparamos com alguma comida gostosa então, a reação é quase simultânea. Antes de colocar a comida para dentro, faça um questionamento se está mesmo com fome e necessita mesmo desse tipo de ingestão. As vezes tudo que você precisa é de um café ou um copo de água, para dar uma energizada.

Se estiver mesmo com fome, faça sempre uma escolha saudável, por mais que ela não pareça a melhor opção – ainda mais se for comparada com um salgado ou um doce. Mas essas escolhas melhoram sua vida, sua energia e te deixam ainda mais produtiva!

Não abra mão da água

A água é outro grande aliado e deve fazer parte da sua dieta! Pode ser que você não tenha o hábito de beber água durante o dia, mas você pode desenvolver e tornar essa atitude muito comum. A água, água de coco, sucos naturais sem açúcar e chás podem ser de grande ajuda para quem quer ter uma alimentação saudável!

Bem, agora você tem em mãos uma listagem para ter uma alimentação saudável onde estiver. Comer mal, além de fazer mal para sua saúde, pode atrapalhar o seu processo de emagrecimento, como tratamos aqui. Assim você consegue viver melhor e completar seus objetivos com mais facilidade.

E você, gostou do nosso conteúdo e quer ser a primeira a receber tudo direto no seu e-mail? Então não deixe de se cadastrar no nosso blog agora mesmo. Nos encontramos em breve!

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email