Açaí combate o envelhecimento e o câncer

Compartilhe

O açaí deixou a muito tempo de ser um alimento consumido apenas pela região norte e nordeste do Brasil, se tornando o queridinho em todos os cantos do país, tanto por ser um alimento saboroso quanto pelos benefícios que oferece à saúde.

“Apesar da colheita do açaí ocorrer todo o ano, as melhores qualidades organolépticas, nutricionais e capacidade antioxidante são obtidas quando o produto é colhido nos meses de agosto a dezembro. A colheita de janeiro a julho fornece produto de qualidade inferior.” 

-Miriam Rotnes Bruck, Médica Nutróloga.

Açaí no combate ao envelhecimento

Um dos mais potentes alimentos contra o envelhecimento ele é repleto de nutrientes, como vitaminas A, E, D, K, B1, B2 e C, minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro, além de aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais.
Ele também é rico em polifenóis que agem nos vasos sanguíneos e eliminam os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento acelerado da pele.

reposicao-hormonal

“O envelhecimento está relacionado a várias causas. Uma dessas razões se baseia nos efeitos dos danos oxidativos às macromoléculas, que progressivamente se acumulam nas células, com o aumento da idade (30,40). Nesse sentido, estratégias que possam reduzir o dano oxidativo, tendem a retardar o envelhecimento.”

-Miriam Rotnes Bruck, Médica Nutróloga.

O açaí no auxílio contra o câncer

Esse fruto roxo também é fonte de ácidos graxos, ômega 9 e betasitosterol que contribuem para baixar o colesterol.
O poderoso antioxidante ajuda a reduzir os riscos de doenças degenerativas, envelhecimento precoce e o câncer.

 

As antocianinas, que dão ao açaí a cor roxo-­azulado, fornecem proteção contra os efeitos da exposição à luz e dos raios ultravioletas. Estudos realizados na Universidade da Flórida, mostram que o extrato do açaí é capaz de acionar mecanismos que eliminam 86% das células de leucemia, devido a alta concentração de C3G e outras antocianinas.

“Estudos in vitro demonstraram que as frações polifenólicas da polpa do açaí reduz a proliferação das células leucêmicas HL-60 provavelmente através da apoptose da caspase-3 atividade (30). Em roedores com câncer de esôfago a polpa do açaí pode atenuar a proliferação celular e o tamanho dos tumores.” 

-Miriam Rotnes Bruck, Médica Nutróloga.

acai-combate-o-envelhecimento-e-o-cancer

Outros benefícios do açaí

Além disso ele também ajuda o aparelho circulatório, auxilia o aparelho digestivo, age na saúde dos olhos, previne o Alzheimer e contribui para melhor qualidade de vida.

A fruta da Amazônia é um ótimo alimento anti-inflamatório, pois apresenta efeitos na inibição da substância chamada COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase), ele inibe ainda, a lipopolissacaride (LPS) responsável pela indução da formação do oxido nítrico que possui efeito vasodilatador.

“Os estudos clínicos começam a demonstrar que os compostos polifenólicos possuem efeitos benéficos na diminuição dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo lipídico e a homeostase da glicose, reduzindo consequentemente os riscos da síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2.” 

-Miriam Rotnes Bruck, Médica Nutróloga.

Apesar de ser mais consumido entre os praticantes de atividades físicas, pois além de tudo oferece muita energia, o açaí deve ser ingerido por todos, afinal esse fruto só oferece benefícios à saúde.

É muito bom, não é?! Você gosta de açaí? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui