Segredos da longevidade: Como viver bem até os 100 anos

Compartilhe
segredos-da-longevidade

Quem não gostaria de viver até os cem anos com muita saúde e lucidez? Para algumas culturas orientais, a longevidade é, ao lado de uma boa saúde, são prioridades a serem alcançadas. Embora o dia a dia das pessoas esteja cada vez mais carregado de tarefas, é possível adotar bons hábitos que ajudam a viver bem.

Os avanços da medicina permitem que cada vez mais pessoas consigam viver até os cem anos com bastante lucidez. Quantas vezes nos deparamos com notícias de homens e mulheres espalhados pelo Brasil afora que estão comemorando mais de um século de vida? Os índices de expectativa de vida estão cada vez mais animadores. No post de hoje, selecionamos dicas excelentes para ajudar você a alcançar a longevidade. Confira!

Exercite seu cérebro

Pare por um minuto e perceba como a maior parte das suas atividades diárias é feita de maneira automática. Além de sair da zona de conforto e acabar descobrindo novos talentos, mudar a rotina de pensamento e desafiar seu cérebro a pensar diferente é uma forma de exercitar seu cérebro e, assim, manter-se alerta e atento.

Se você é destro, tente fazer algo com a mão esquerda, como escovar os dentes ou usar um talher. Tente, também, ler uma página de um livro ou uma revista de ponta cabeça.

São pequenas ações que propõem um certo desafio para as células nervosas que, assim, vão desencadear um estímulo para que o cérebro se adapte ao novo e não se acostume com o automático.

Cuide dos hábitos alimentares

Muitos problemas de saúde são evitados quando compreendemos a importância dos bons hábitos alimentares. Estudos profundos sobre o assunto indicam que os grandes vilões da saúde são o consumo excessivo do açúcar e da gordura.

Portanto, diminuir essas substâncias e suprir a maior parte das necessidades nutricionais de seu organismo através de alimentos naturais é uma atitude amiga da longevidade. Aqui, também, entra a eliminação de hábitos que não trazem benefício algum à saúde, como fumar.

Faça de cinco a seis refeições diárias, com porções moderadas, porém ricas em proteínas, carboidratos e lipídeos (gorduras boas provenientes do azeite extra virgem e das castanhas). Seu corpo agradece.

Alimente sua alma

Independente de sua opção religiosa, acreditar em uma força maior pode ajudá-lo a harmonizar a relação corpo/mente. Ou, então, entre em contato com seu lado espiritual, buscando a paz interior.

Ser otimista na medida certa contribui para a diminuição do estresse. A esperança em dias melhores nos ajuda a ter uma meta de vida e a buscar nossa superação pessoal. Fazer o que se gosta e curtir os pequenos prazeres da vida e celebrar cada vitória, por menor que seja, são atitudes que vão ajudar você a ser mais otimista.

Pratique atividades físicas

A prática regular de atividades físicas regula a liberação da serotonina, o hormônio do relaxamento, no organismo. O resultado pode ser visto em menos estresse, melhora na qualidade do sono e no ajuste das funções hormonais. Esse último é especialmente importante para as mulheres.

Praticando exercícios físicos com frequência, seu corpo todo se alinha e trabalha harmonicamente em benefício da sua saúde.

Respeite-se

O autoconhecimento é outra peça chave para uma vida longa. Conhecer seus limites e saber exatamente o que você quer e não quer ajudam você em todos os quesitos da sua vida, principalmente em seus relacionamentos pessoas, tornando-os mais verdadeiros e prazerosos.

Quando você estiver lidando com seus familiares e com todas as pessoas na sua vida, procure sempre dizer a verdade, ser fiel a seus próprios valores e respeitar a si mesmo em primeiro lugar. Isso estabelece uma relação recíproca de honestidade e confiança.

Viver até os cem anos está intimamente relacionado com pequenas situações do nosso dia a dia. Perceber o que a vida nos pede agora influencia nosso amanhã. Esse é o momento da mudança! Para mais dicas como essas, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email