Saia do sofá! 4 dicas para começar a praticar atividades físicas hoje mesmo

Compartilhe
atividade-fisica

Não precisa esperar pela segunda-feira para começar a praticar alguma atividade física: todo dia é dia de se cuidar mais. Muitas vezes a preguiça é a principal barreira para iniciar uma rotina de exercícios, mas o que pode ser um mal habito agora, no futuro pode se transformar em problemas de saúde. Por isso, sem procrastinar, comece.  

Para driblar a preguiça e as outras desculpas para se mexer, nós separamos quatro dicas para você mudar seus hábitos e começar a praticar atividades físicas hoje mesmo.

Se você já passou dos 40, baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Descubra qual atividade física te dá prazer

Não adianta iniciar as atividades físicas com exercícios que não lhe agradam. Se você nunca praticou nenhum exercício, pesquise primeiro os tipos disponíveis e avalie os que mais combinam com o seu perfil. Porém, se você já fez alguma atividade que lhe agradou, o mais indicado é retomá-la. Neste caso, procure sempre iniciar com uma intensidade moderada para com o tempo aumentá-la.

Por exemplo, você gosta de se exercitar ao ar livre? Procure uma pista de caminhada ou alguma área adequada próxima a sua casa. Assim você economiza tempo de deslocamento e já começa a se exercitar no momento em que sai de casa.

Não se prenda as companhias

Muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas alegando não ter alguém como companhia para a prática. Porém, ao contrário do que você pretende, isso pode ser um pequeno empecilho. Muitas vezes a incompatibilidade de horário ou ainda a falta de disposição das amigas ou do parceiro pode acabar tornando a companhia mais complicada do que necessária desestimulando, assim, a sua evolução na atividade. Se você não encontrar a pessoa certa para te acompanhar, seja independente: vá sozinha. Uma dica é se apegar a outras coisas como, por exemplo, caso goste de música, coloque um fone e escute suas músicas preferidas como forma de incentivo.  

Aproveite os momentos ociosos para praticar atividades físicas

Outro fator importante na hora de praticar atividade física é a falta de tempo. A rotina de trabalho, conciliada com a família e as questões pessoais, podem ser uma barreira. Porém, pense no tempo gasto em atividades físicas como parte do tempo dedicado exclusivamente a você, assim como o tempo que você reserva para ir ao salão ou descansar.

Neste caso, reserve uma parte do dia para a prática! Se para você levantar cedo não é um problema, coloque a atividade física como a primeira tarefa do dia. Assim você chegará ao trabalho com total disposição. Mas se você é uma pessoa noturna, saia do trabalho e vá direto se exercitar.  

Não force além do que consegue para não perder o ânimo

Se o que você consegue fazer são 20 minutos de caminhada, não vá além disso. Levar o corpo ao extremo pode ser prejudicial a saúde, além de desestimulá-lo. Por isso pratique atividades de acordo com os seus limites. Claro que não dá para continuar nos 20 minutos sempre, mas com o tempo, de uma forma natural, o seu corpo vai se adaptar às atividades e com isso ganhar mais resistência ao fazer exercícios. Com isso, o tempo e a intensidade das atividades vão evoluindo neste processo. Não se sinta frustrado no primeiro dia por não ter conseguido o melhor desempenho. Apenas não desista e se esforce cada dia mais para atingir os objetivos com as atividades.

Quer mais motivos para se exercitar? Então veja 5 benefícios em incorporar as atividades físicas em sua rotina. Já está se levantando pra começar a praticar?  

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email