Suco de caixinha faz mal? Descubra se eles são saudáveis!

Compartilhe
suco-de-caixinha-faz-mal
suco de caixinha faz mal?

Hoje em dia as pessoas estão em busca de hábitos de vida mais saudáveis, mas em contrapartida, não têm tempo suficiente para se alimentar de forma correta. Pela praticidade, muitos optam por líquidos industrializados, mas como o refrigerante é um vilão, acabam escolhendo sucos. Veja abaixo se o suco de caixinha faz mal para a saúde!

O suco de caixinha faz mal?

De acordo com a ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), a produção dos sucos de caixinha aumenta 10% à cada ano.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor aponta que muitos dos fabricantes não colocavam na composição o teor mínimo da fruta, assim, gerava o pensamento: o suco de caixinha faz mal ou não? Agora, todos são obrigados por lei, para que o consumidor saiba a quantidade real de fruta que está consumindo.

O que médicos apontam é: estes tipos de suco não devem ser consumidos diariamente, pois contêm níveis muito elevados de açúcar, além de conservantes, flavorizantes e produtos químicos. Além disso, não é recomendado substituir o suco natural pelo industrializado, já que a fruta natural possui muitos nutrientes e não possui altos níveis de glicose.

Um outro problema encontrado é que algumas marcas fazem propagandas enganosas, alegando uma certa quantidade de fruta, mas na verdade utilizando menos.

“Substâncias adicionadas a bebidas de caixinha podem causar alergias e sobrecarga no fígado e nos rins, que precisam trabalhar mais para metabolizá-las e excretá-las.”

— Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Leia o rótulo das embalagens com atenção

Muitos dos consumidores se chocam ao saber que alguns sucos possuem frutas as quais não têm nada a ver com o sabor apontado na embalagem. O tão consumido suco de maracujá por exemplo, pode conter suco da uva, maçã, abacaxi, cenoura, etc.

Devido à essas misturas, é sempre importante analisar quais frutas possui, principalmente para pessoas alérgicas.

“Uma boa dica é olhar a ordem dos ingredientes no rótulo. Se ao açúcar aparece primeiro do que as frutas, significa que aquele produto tem mais açúcar do que qualquer outra coisa.” — afirma Ana Paula Bortoletto.

Isso quer dizer que, por exemplo, se a embalagem do suco de maracujá alegar que possui laranja, abacaxi, uva, maracujá e pêssego, nesta ordem, quer dizer que a fruta que corresponde ao sabor é apenas a 4ª em termos de concentração.

De acordo com nutricionistas, quanto maior o número de ingredientes que a bebida possui, mais produtos químicos ela necessita para que seja conservada e padronizada.

A ABIR acabou contestando as pesquisas do IDEC, tendo como argumento que o método utilizado pelo laboratório contratado não é reconhecido, nem homologado no Brasil, pelos órgãos responsáveis, assim, os resultados das análises podem não ser confiáveis, causando ainda mais danos para quem consome.

Suco de caixinha x refrigerante

Ainda que os sucos de caixinha sejam cheios de açúcar, química e conservantes, ainda consegue ser melhor do que tomar um refrigerante (até mesmo os 0 açúcar).

Isso acontece porque o refrigerante light ou 0 ativa um mecanismo de compensação. O gosto doce engana o cérebro, dando à entender que vai receber energia (através do açúcar), mas como não se recebe a glicose, o organismo começa à buscar por alimentos ricos em calorias, que compensem esse sinal falso.

“Além disso, há baixa ingestão de produtos frescos e naturais, que possuem alto poder nutritivo, fibras, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo.” — indica a nutricionista do Kurotel SPA, Michelle Mileto, em Gramado.

Ainda tem mais! Pesquisas recentemente publicadas pela European Society of Endocrinology (ESE), apontaram que, devido ao poder estimulante, o refrigerante 0 pode propiciar a diabetes, assim como o que possui açúcar.

O suco em pó é uma alternativa?

suco-de-caixinha-faz-mal
suco de caixinha faz mal?

Infelizmente, não! Os sucos em pó podem ter ainda mais açúcar que os de caixinha. 200 ml deste líquido possuem praticamente duas colheres de sopa cheias de açúcar.

E agora?

Sucos de polpa concentrados podem ajudar, pois não têm aditivos químicos e nem adição de açúcar, não prejudicando a saúde, mas ainda sim, o melhor sempre será o natural, que fica com todos os nutrientes.

Se você não vive sem um refrigerante, procure por tipos que levem em sua composição adoçantes naturais, como a estévia por exemplo.

Costuma tomar suco de caixinha? Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui