Conservação das frutas: como fazê-las durarem mais?

Compartilhe
conservacao-das-frutas
Saber conservar cada tipo de fruta é fundamental para evitar o desperdiço.

Você acabou de fazer a feira, coloca a sacola em cima da mesa e começa a tirar as frutas, legumes e verduras. É quando um pensamento passa pela sua cabeça: se as crianças não comerem tudo isso ao longo da semana será um grande desperdiço e dinheiro jogado fora! Você olha para cada alimento que está em cima da sua mesa e dá aquele aperto no seu coração. Calma, não vá deprimir! O Saudável e Feliz separou algumas dicas para que você garanta a conservação das frutas.

Apenas como caráter de curiosidade: O nosso país desperdiça em média 41 mil toneladas de comida por ano! Sim, é muita coisa! E detalhe, vai tudo para o lixo. Esse dado foi fornecido pela organização (WRI) World Resources Institute.

O consumo consciente é de extrema importância para os seres humanos, pois diminui o número de aterros pelas cidades, equilibra a oferta de alimentos por habitantes, diminui os impactos relacionados à produção e diminui os desmatamentos.

Outro fator positivo com as estratégias de conservação das frutas é que você irá economizar! Sim, economizar e muito! Você bem sabe o quanto as frutas estão caras. Então pense: fruta bem conservada é igual a um bolso mais cheio.

Maçãs e Peras

As maçãs e as peras devem ser armazenadas separadamente dos outros alimentos, pois elas emitem o gás etileno, que amadurece os alimentos mais rápido, principalmente os vegetais. Fica a dica, não é mesmo?! A geladeira é uma boa saída para armazenar essas duas frutas.

Se você optar por não colocá-las no refrigerador, apenas deixá-las na fruteira, para garantir que elas durem mais evite lavá-las. A umidade é uma das principais causas da maturidade repentina, ela diminui a conservação das frutas. Essa dica também serve para as outras frutas e legumes. Chegou da feira? Seque as frutas e legumes com papel toalha e apenas guarde.

Dica: Se você é adepta a descascar a maçã para só depois então comê-la, nem pense em jogar as cascas fora! Você pode fazer uma geleia de casca de maçã. Não desperdice a oportunidade de saborear essa iguaria.

Mamão

Se existe o título para a fruta que amadurece muito rápido, o mamão ganha com certeza! A maneira mais adequada para conservá-lo é cortá-lo em fatias com a casca mesmo, e colocá-lo em um recipiente com tampa, leve ao freezer e deixe congelar. Ele pode ficar armazenado por até três meses. Você pode descongelar a quantidade necessária apenas para fazer a sua vitamina ou o seu suco.

Dica: Nada de descartar as sementes! Você pode removê-las com uma colher e lavá-las em água corrente e guardá-las no freezer. As sementinhas do mamão podem ser adicionadas aos seus sucos. Sim, elas são riquíssimas em nutrientes. Para aproveitá-las é bem simples, em um liquidificador bata a polpa da fruta de sua preferência com as sementes do mamão.

Limão

Provavelmente é a primeira fruta que você põe na lista da feira, não é mesmo?! A versatilidade do limão garante pratos doces e salgados. A gente sempre acaba comprando bem mais do que nós consumimos. A melhor maneira para conservá-lo é colocá-lo em um saco hermético. Seque-o com um guardanapo ou papel toalha e coloque-o no saco, leve para a geladeira. Você pode acomoda-lo na gaveta mesmo. Esse processo garantirá quatro meses de conservação.

Dica: Se você comprou muitos limões e sentiu que não dará conta de consumi-los antes do amadurecimento. Que tal fazer um mousse de limão para deixar o cardápio do jantar ainda mais requintado?

Laranja

As laranjas são sempre compradas em grande quantidade. E quase sempre acabam estragando, pois não dá tempo de consumir todas. Mas existe uma forma de garantir que essa fruta rica em vitamina C dure mais tempo.

É importante primeiro você conferir se as laranjas que estão no fundo do saco não estão machucadas ou esmagadas pelo peso das outras. Após, a verificação seque-as e as coloquem em um saco limpo e seco. Leve o saco de laranjas para geladeira. Na geladeira elas duram muito mais. Esse hábito garante a conservação e frescor na hora do consumo.

Dica: O que fazer com as cascas da laranja? Já pensou em fazer um doce? Você pode servi-lo com um sorvete de creme. Separe um pouquinho das cascas, raspe com a ajuda de um ralador e conserve. Essa raspinha fica maravilhosa com o sorvete de creme e com o doce.

Abacate

Você usou a metade de um abacate no café da amanhã e está preocupado com o que acontecerá com a outra metade? Para garantir a conservação da fruta, pincele um pouco do suco de limão por toda a polpa, coloque em um recipiente com tampa e guarde na geladeira. O suco do limão impedirá a oxidação do abacate.

Você também pode comprá-los verdolengos e amadurecê-los no decorrer da semana. Basta colocar a fruta que você quer amadurecer dentro de um saco de papel pardo. Acrescente uma maçã, pois a maçã libera o gás etileno que apressa o amadurecimento. Acompanhe diariamente como está o processo de maturidade da fruta.

Uvas

Consumir as uvas é uma grande corrida contra o tempo! Basta abrir a porta de sua casa e colocar a fruta em cima da mesa para o seu tempo começar a correr. Existe uma maneira de você conseguir garantir durabilidade antes da maturação da frutinha. Corte os cachos das uvas em tamanhos menores, isso fará o ar circular entre elas evitando o apodrecimento precoce.

Após cortar os cachos em inúmeros “cachinhos”, coloque-os em sacos herméticos ou em um recipiente com tampa, se for possível opte por um refratário de vidro. Refrigere na geladeira. Observação: coloque o saco ou o refratário no fundo da geladeira, pois essa região é mais fria.

Banana

Você comprou quase duas dúzias e está apreensiva? Não fique! Divide a dúzia de bananas em pequenos cachos, com não mais que três unidades da fruta por cacho. Com a ajuda do papel alumínio embrulhe toda a ponta do cabo deixando as bananas para fora. Esse processo de conservação fará com que o amadurecimento ocorra mais morosamente.

Outro hábito que você pode adquirir é comprar bananas verdosas. Você pode ir amadurecendo as bananas no decorrer da semana com o auxílio de sacos de papel pardo. É bem simples, coloque a quantidade que você quer amadurecer em um saco de papel. Após alguns dias a sua fruta estará madura pronta para o consumo.

Dica: Não jogue a casca da banana fora! Assim como a polpa, ela também é rica em vitaminas, minerais e fibras. Você pode fazer um bolo da casca ou até mesmo um saboroso brigadeiro.

Melancia

Pelo tamanho já é difícil o armazenamento dessa fruta em qualquer lugar. Na geladeira então, só se abrir mão dos outros alimentos. O melhor a se fazer é cortá-la em pedaços e colocá-los dentro de sacos de plástico herméticos ou em um recipiente e guardar na geladeira.

Dica: As sementes da melancia são ótimas para fazer um chá oxidante de cair o queixo! Você pode triturá-las e guardar o pó em um potinho. Quando você for tomar o chá é só colocar algumas colheres do pó da semente na água fervente, aguardar a conclusão da fusão e depois coar. O seu chá está pronto!

conservacao-das-frutas

Melão

O processo de armazenagem é parecido com o da melancia, entretanto, você pode cortá-lo em pedaços bem pequenos e conservar em um recipiente. Não se esqueça de guardar na geladeira.

Dica: Você cortou o melão para conservá-lo e vai jogar a casca fora? Miga, não! Não passe vergonha! Você está jogando um delicioso suco no lixo. O suco da casca dessa fruta é muito bom. Experimente!

Morangos

Nunca retire os talos e as folhas do morango, isso por si só já retarda a maturação da fruta. O armazenamento recomendado é o por intermédio da geladeira. Se você é adepta ao suco da fruta, você pode fazer cubinhos de gelo da polpa.

Basta você bater no liquidificar a fruta com um pouco de água, despeje em uma forma de gelo o líquido e leve ao congelador. Quando você for tomar o seu suco, apenas coloque alguns cubos de gelo de morango no liquidificador e acrescente água.

Enfim, para garantir a durabilidade de qualquer fruta é primordial não guardá-las úmidas, e se possível coloque-as em sacos plásticos ou recipientes com tampas na geladeira, apenas a banana não deve ser refrigerada, pois perde o sabor e os nutrientes.

reposicao-hormonal

Você também pode aderir à gestão do PEP (primeiro que entra é o primeiro que sai), esse processo de gestão de estoque não permite que você deixe nenhuma fruta estragar, pois impede o esquecimento delas na geladeira. Você pode escrever em uma fita crepe ou etiquetas a data de compra da fruta e colar na tampa dos recipientes ou nos saquinhos. Nunca mais você irá perder as suas frutas para a maturação.

Gostou das nossas dicas? Se você conhece algum processo de conservação das frutas que não foi abordado na matéria? Compartilhe conosco!

 

 

Deixe um comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui