Conservação das frutas: como fazê-las durarem mais?

Compartilhe
conservacao-das-frutas
Saber conservar cada tipo de fruta é fundamental para evitar o desperdiço.

Você acabou de fazer a feira, coloca a sacola em cima da mesa e começa a tirar as frutas, legumes e verduras. É quando um pensamento passa pela sua cabeça: se as crianças não comerem tudo isso ao longo da semana será um grande desperdiço e dinheiro jogado fora! Você olha para cada alimento que está em cima da sua mesa e dá aquele aperto no seu coração. Calma, não vá deprimir! O Saudável e Feliz separou algumas dicas para que você garanta a conservação das frutas.

Apenas como caráter de curiosidade: O nosso país desperdiça em média 41 mil toneladas de comida por ano! Sim, é muita coisa! E detalhe, vai tudo para o lixo. Esse dado foi fornecido pela organização (WRI) World Resources Institute.

O consumo consciente é de extrema importância para os seres humanos, pois diminui o número de aterros pelas cidades, equilibra a oferta de alimentos por habitantes, diminui os impactos relacionados à produção e diminui os desmatamentos.

Outro fator positivo com as estratégias de conservação das frutas é que você irá economizar! Sim, economizar e muito! Você bem sabe o quanto as frutas estão caras. Então pense: fruta bem conservada é igual a um bolso mais cheio.

Maçãs e Peras

As maçãs e as peras devem ser armazenadas separadamente dos outros alimentos, pois elas emitem o gás etileno, que amadurece os alimentos mais rápido, principalmente os vegetais. Fica a dica, não é mesmo?! A geladeira é uma boa saída para armazenar essas duas frutas.

Tratamento-natural-para-menopausa

Se você optar por não colocá-las no refrigerador, apenas deixá-las na fruteira, para garantir que elas durem mais evite lavá-las. A umidade é uma das principais causas da maturidade repentina, ela diminui a conservação das frutas. Essa dica também serve para as outras frutas e legumes. Chegou da feira? Seque as frutas e legumes com papel toalha e apenas guarde.

Dica: Se você é adepta a descascar a maçã para só depois então comê-la, nem pense em jogar as cascas fora! Você pode fazer uma geleia de casca de maçã. Não desperdice a oportunidade de saborear essa iguaria.

Mamão

Se existe o título para a fruta que amadurece muito rápido, o mamão ganha com certeza! A maneira mais adequada para conservá-lo é cortá-lo em fatias com a casca mesmo, e colocá-lo em um recipiente com tampa, leve ao freezer e deixe congelar. Ele pode ficar armazenado por até três meses. Você pode descongelar a quantidade necessária apenas para fazer a sua vitamina ou o seu suco.

Dica: Nada de descartar as sementes! Você pode removê-las com uma colher e lavá-las em água corrente e guardá-las no freezer. As sementinhas do mamão podem ser adicionadas aos seus sucos. Sim, elas são riquíssimas em nutrientes. Para aproveitá-las é bem simples, em um liquidificador bata a polpa da fruta de sua preferência com as sementes do mamão.

Limão

Provavelmente é a primeira fruta que você põe na lista da feira, não é mesmo?! A versatilidade do limão garante pratos doces e salgados. A gente sempre acaba comprando bem mais do que nós consumimos. A melhor maneira para conservá-lo é colocá-lo em um saco hermético. Seque-o com um guardanapo ou papel toalha e coloque-o no saco, leve para a geladeira. Você pode acomoda-lo na gaveta mesmo. Esse processo garantirá quatro meses de conservação.

Dica: Se você comprou muitos limões e sentiu que não dará conta de consumi-los antes do amadurecimento. Que tal fazer um mousse de limão para deixar o cardápio do jantar ainda mais requintado?

Laranja

As laranjas são sempre compradas em grande quantidade. E quase sempre acabam estragando, pois não dá tempo de consumir todas. Mas existe uma forma de garantir que essa fruta rica em vitamina C dure mais tempo.

É importante primeiro você conferir se as laranjas que estão no fundo do saco não estão machucadas ou esmagadas pelo peso das outras. Após, a verificação seque-as e as coloquem em um saco limpo e seco. Leve o saco de laranjas para geladeira. Na geladeira elas duram muito mais. Esse hábito garante a conservação e frescor na hora do consumo.

Dica: O que fazer com as cascas da laranja? Já pensou em fazer um doce? Você pode servi-lo com um sorvete de creme. Separe um pouquinho das cascas, raspe com a ajuda de um ralador e conserve. Essa raspinha fica maravilhosa com o sorvete de creme e com o doce.

Abacate

Você usou a metade de um abacate no café da amanhã e está preocupado com o que acontecerá com a outra metade? Para garantir a conservação da fruta, pincele um pouco do suco de limão por toda a polpa, coloque em um recipiente com tampa e guarde na geladeira. O suco do limão impedirá a oxidação do abacate.

Você também pode comprá-los verdolengos e amadurecê-los no decorrer da semana. Basta colocar a fruta que você quer amadurecer dentro de um saco de papel pardo. Acrescente uma maçã, pois a maçã libera o gás etileno que apressa o amadurecimento. Acompanhe diariamente como está o processo de maturidade da fruta.

conservacao-das-frutas
O congelamento pode colaborar com a conservação das frutas.

Uvas

Consumir as uvas é uma grande corrida contra o tempo! Basta abrir a porta de sua casa e colocar a fruta em cima da mesa para o seu tempo começar a correr. Existe uma maneira de você conseguir garantir durabilidade antes da maturação da frutinha. Corte os cachos das uvas em tamanhos menores, isso fará o ar circular entre elas evitando o apodrecimento precoce.

Após cortar os cachos em inúmeros “cachinhos”, coloque-os em sacos herméticos ou em um recipiente com tampa, se for possível opte por um refratário de vidro. Refrigere na geladeira. Observação: coloque o saco ou o refratário no fundo da geladeira, pois essa região é mais fria.

Banana

Você comprou quase duas dúzias e está apreensiva? Não fique! Divide a dúzia de bananas em pequenos cachos, com não mais que três unidades da fruta por cacho. Com a ajuda do papel alumínio embrulhe toda a ponta do cabo deixando as bananas para fora. Esse processo de conservação fará com que o amadurecimento ocorra mais morosamente.

Outro hábito que você pode adquirir é comprar bananas verdosas. Você pode ir amadurecendo as bananas no decorrer da semana com o auxílio de sacos de papel pardo. É bem simples, coloque a quantidade que você quer amadurecer em um saco de papel. Após alguns dias a sua fruta estará madura pronta para o consumo.

Dica: Não jogue a casca da banana fora! Assim como a polpa, ela também é rica em vitaminas, minerais e fibras. Você pode fazer um bolo da casca ou até mesmo um saboroso brigadeiro.

Melancia

Pelo tamanho já é difícil o armazenamento dessa fruta em qualquer lugar. Na geladeira então, só se abrir mão dos outros alimentos. O melhor a se fazer é cortá-la em pedaços e colocá-los dentro de sacos de plástico herméticos ou em um recipiente e guardar na geladeira.

Dica: As sementes da melancia são ótimas para fazer um chá oxidante de cair o queixo! Você pode triturá-las e guardar o pó em um potinho. Quando você for tomar o chá é só colocar algumas colheres do pó da semente na água fervente, aguardar a conclusão da fusão e depois coar. O seu chá está pronto!

Melão

O processo de armazenagem é parecido com o da melancia, entretanto, você pode cortá-lo em pedaços bem pequenos e conservar em um recipiente. Não se esqueça de guardar na geladeira.

Dica: Você cortou o melão para conservá-lo e vai jogar a casca fora? Miga, não! Não passe vergonha! Você está jogando um delicioso suco no lixo. O suco da casca dessa fruta é muito bom. Experimente!

Morangos

Nunca retire os talos e as folhas do morango, isso por si só já retarda a maturação da fruta. O armazenamento recomendado é o por intermédio da geladeira. Se você é adepta ao suco da fruta, você pode fazer cubinhos de gelo da polpa.

Basta você bater no liquidificar a fruta com um pouco de água, despeje em uma forma de gelo o líquido e leve ao congelador. Quando você for tomar o seu suco, apenas coloque alguns cubos de gelo de morango no liquidificador e acrescente água.

Enfim, para garantir a durabilidade de qualquer fruta é primordial não guardá-las úmidas, e se possível coloque-as em sacos plásticos ou recipientes com tampas na geladeira, apenas a banana não deve ser refrigerada, pois perde o sabor e os nutrientes.

reposicao-hormonal

Você também pode aderir à gestão do PEP (primeiro que entra é o primeiro que sai), esse processo de gestão de estoque não permite que você deixe nenhuma fruta estragar, pois impede o esquecimento delas na geladeira. Você pode escrever em uma fita crepe ou etiquetas a data de compra da fruta e colar na tampa dos recipientes ou nos saquinhos. Nunca mais você irá perder as suas frutas para a maturação.

Gostou das nossas dicas? Se você conhece algum processo de conservação das frutas que não foi abordado na matéria? Compartilhe conosco!

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui