5 alimentos que você deveria parar de comer

Compartilhe
alimentos

Alimentos ultraprocessados, comida congelada e delivery fazem parte da rotina de grande parte das pessoas hoje em dia, e isso se reflete na saúde de forma explícita — aumento da obesidade e doenças relacionadas ao excesso de peso, como taxas do colesterol elevadas, diabetes e hipertensão.

Na área da nutrição, podemos dizer que vivemos numa época cheia de contradições: se por um lado nunca se teve tanta preocupação com a saúde, acesso a informações sobre valores nutricionais e orientações para parar de comer certos alimentos, buscando uma alimentação mais saudável e equilibrada, por outro lado médicos e nutricionistas afirmam que nunca se comeu tão mal.

Mesmo que você não consiga seguir à risca as orientações do seu médico com relação à sua rotina alimentar, existem alguns alimentos que você precisa parar de comer agora mesmo, pois seu consumo pode ter consequências graves ao nosso organismo. Saiba quais são aqueles que não devem entrar no seu prato:

Margarina, por que parar de comer?

Embora muitas pessoas pensem que a margarina é uma alternativa saudável à manteiga, ela na verdade é rica em gordura trans, que está diretamente ligada à elevação das taxas de colesterol, aumento do risco de infartos e derrames.

Para as pessoas que possuem diabetes a margarina deve ser evitada imediatamente! Isso porque, ela atrapalha a resposta da insulina no sangue. Acarretando em complicações ao organismo.

A margarina aumenta em três vezes o risco de doença cardíaca coronária, aumento significativo de câncer de 500%, diminui a qualidade do leite materno, atrapalha a resposta imunológica do corpo.

Prefira a manteiga, em pequenas quantidades, ou substitua a margarina por azeite de oliva extra virgem, que é mais saudável e tem uma contagem calórica similar.

Cereais matinais (açucarados)

Eles podem até parecer uma boa opção para um café da manhã saudável, mas os cereais matinais em geral (do tipo sucrilhos) têm grandes quantidades de açúcar (além do glúten, que está ligado a processos inflamatórios do organismo e alergias).

Muitos deles usam adoçantes artificiais, que são igualmente maléficos para o corpo humano, e grandes quantidades de corantes.

Substitua por granola ou aveia, misturada a frutas e leite ou iogurte natural. Por ser o grão completo, o cereal integral contém antioxidantes, proteínas e lipídios, além de vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Eles também são ricos em carboidratos complexos e fibras, e apresentam um baixo teor de gorduras.

alimentos-que-fazem-mal

Pão branco

Pães feitos com farinha branca geralmente contêm grandes quantidades de açúcar e são pobres em nutrientes, além de não alimentarem o corpo, não satisfazem, fazendo com que a pessoa sinta ainda mais fome pouco tempo depois de comê-los. A fibra do trigo pode acarretar na queima da reserva de vitamina D contribuindo com isso, para a deficiência dessa vitamina,o que está associados a diversas doenças graves.

Não há nenhum nutriente no pão branco que você não possa obter por intermédio de outros alimentos, em quantidades maiores e mais saudáveis. O pão além de ser pobre em nutrientes, ele reduz a absorção dos nutrientes de outros alimentos.

Trocar o pão branco pelo integral aumenta a quantidade de nutrientes e fibras ingeridas, dá mais saciedade e contribui para a melhora da saúde de forma geral.

Pipoca de micro-ondas

Grãos de milho que foram modificados geneticamente, grande quantidade de sal, produtos químicos saborizantes e ainda substâncias na embalagem que podem vaporizar e se transferir para a pipoca, acumulando-se no organismo e causando diversos problemas de saúde. Precisa de mais motivos para parar de comer a pipoca de micro-ondas?

A gordura utilizada na fabricação da pipocas de micro-ondas é conhecida pelo nome olestra. É uma gordura que não tem colesterol e contém zero de caloria.Ela é empregada para substituir totalmente a gordura tradicional (que aumenta os níveis de colesterol como a gordura trans).

O problema está na ingestão da olestra, pois o consumo dessa gordura possui correlação com a redução da absorção de vitaminas e carotenoides presentes nestes alimentos. A olestra desencadeia no nosso corpo uma reação fazendo com que as vitaminas A, D, E e K e os carotenoides são degradados e não conseguem ser absorvidos em quantidades suficientes pelo o organismo.

Troque-a pela preparada do modo convencional: feita na panela, com um pouco de manteiga ou azeite, e sal em pequenas quantidades, ou experimente uma receita de pipoca feita na água.

Embutidos

Nessa categoria entra o bacon, salame, mortadela, presunto, salsicha e etc. Embutidos são alimentos (principalmente carnes) processados ricos em conservantes, chamados de nitratos e nitritos.

Essas substâncias, que preservam a cor do alimento e podem controlar a proliferação de bactérias, são extremamente tóxicas ao nosso organismo, estando associadas, inclusive, a diversos tipos de câncer, além de aumento do colesterol e problemas cardiovasculares. Substitua por alternativas mais saudáveis, como carnes frescas e sem conservantes.

E você, consegue parar de comer esses alimentos? Tem algum a acrescentar a nossa lista? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly