Cauterização nos fios. Quando devo fazer?

Compartilhe
cauterizacao-nos-fios-quando-fazer

O seu cabelo está muito danificado? Você realizou um procedimento químico e os fios não saíram ilesos do processo? Atenção! Você precisa fazer cauterização nos fios! A cauterização nos fios é uma reestruturação capilar conhecida também como plástica capilar, que promove a cicatrização das cutículas e a reposição dos nutrientes por intermédio de hidratação e aquecimento. Ela é indicada principalmente para quem faz alisamento, relaxamento do cabelo, escova progressiva e para cabelos descoloridos.

O objetivo é recuperar a elasticidade, pois o tratamento funciona dentro da fibra capilar. A cauterização sela todas as escamas do cabelo, minimiza o efeito de pontas duplas e reduz o frizz, isso porque, o principal nutriente que é reposto no processo é a queratina garantindo o aspecto saudável dos fios.

tinos-mulher-pocahontas

A queratina é de suma importância para o cabelo, pois ela é composta por aminoácidos que preenchem as fissuras recompondo toda a textura capilar. Ela também é o ativo responsável pela penetração nas cutículas cicatrizando-as e hidratando-as, nenhuma outra substância é capaz de realizar essa artimanha com tanta maestria. Através da cauterização nos fios você também repõe toda a queratina que o seu cabelo perdeu, seja por um tratamento químico ou pela ação do tempo.

Quer fazer cauterização nos fios? Faça você mesma!

A cauterização tanto pode ser realizada nos salões de cabeleireiros ou em casa. O importante é você identificar como está o aspecto do seu cabelo, pois fará toda a diferença! Cabelos que sofreram corte químico ou estão extremamente quebradiços precisam de um reparo anterior a cauterização, pois o aquecimento da prancha térmica e do secador, bem como, a tração deixam os fios ainda mais arruinados.

Para realizar você mesma a sua cauterização você irá precisar de um xampu antirresíduos, uma queratina líquida, um reestruturador a base de colágeno, uma touca, um protetor térmico, um secador, uma prancha térmica e um óleo de silicone.

Dica do Saudável e Feliz: Os seus cabelos estão ressecados? Então não perca tempo! É uma ótima oportunidade para fazer aquela hidratação glamourosa e colocar ainda mais poder na sua cauterização dos fios.

Os dez passos para fazer cauterização nos fios

Passo 1

Com os cabelos úmidos passe o xampu antirresíduos da raiz até as pontas dos fios e massageie. Não se esqueça de massagear bem o couro cabeludo para remover todas as impurezas. Se você identificar que apenas uma lavagem não deixou o seu cabelo limpo, lave-o com o antirresíduo novamente.

Esse tipo de xampu além de limpar profundamente os seus cabelos, deixará as escamas abertas preparadíssimas para receber a queratina.

Passo 2

Retire o excesso de umidade dos fios com o auxílio de uma toalha.

cauterizacao-nos-fios

Passo 3

Separe os seus cabelos em mechas e passe a hidratação recomendada para o seu tipo de estrutura capilar e o reestruturador. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Passo 4

Passe a queratina no cabelo. Para deixar aplicação mais homogênea em todos os fios, você pode separar mechas com três dedos de largura. Não se esqueça de que o seu cabelo deverá receber em todo o comprimento a queratina.

Passo 5

Coloque a touca. Assegure que todo o cabelo esteja coberto. A queratina deve agir por 20 minutos, para que ocorra uma cauterização nos fios eficiente.

Passo 6

Aplique o protetor térmico em todo o comprimento do cabelo. Esse produto é importante para evitar o impacto negativo do aquecimento e da tração.

Passo 7

Seque todo o cabelo. Caso você preferir separe-o por camadas, isso facilitará a secagem.

cauterizacao-nos-fios

Passo 8

Atenção, nesse passo é extremamente importante separar o cabelo por mechas, pois você irá passar quatro vezes a prancha térmica. É essa ação que garantirá a penetração da queratina nos fios com maior eficiência. Vale ressaltar, que de maneira nenhuma a prancha deve ser passada no cabelo molhado! O excesso de calor no cabelo úmido pode propagar ainda mais danos aos fios.

Passo 9

Aplique o óleo de silicone no comprimento dos fios. Evite passar na raiz. Se você preferir, opte por passar o óleo três dedos abaixo do couro cabeludo.

Passo 10

Como o seu cabelo já está limpo e escovado, basta arrumá-lo como você preferir. Opte por não amarrá-lo deixe-o solto por algumas horas.

cauterizacao-nos-fios

Dicas de pós-cauterização dos fios

Dica 1

Após a cauterização é necessário deixar o cabelo sem lavar por 48 horas. Esse intervalo garante que as proteínas e os aminoácidos fixem na fibra capilar.

Dica 2

Quando você for lavar os fios (48 horas depois da cauterização), utilize uma máscara emoliente para deixar a textura capilar com mais desenvoltura e leveza.

Dica 3

O excesso também é prejudicial! Quem irá determinar a quantidade das cauterizações nos fios é o seu próprio cabelo. Qualquer procedimento deve ser aplicado respeitando o estado de regeneração capilar.

Aprendeu quando é o momento adequado para recorrer à cauterização nos fios? Gostou da matéria? Então, deixe o seu comentário.

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui