Cabelos afros: como cuidar deles?

Compartilhe
cabelos-afros

Cabelos afros, normalmente crespos e cacheados, são naturalmente mais secos, devido ao formato em espiral, que dificulta a chegada do óleo da raiz nas pontas.

Como esta proteção natural não chega ao longo do fio, o cabelo fica mais exposto ao sol, à poluição, atritos do pente e até mesmo do travesseiro, além de perder mais facilmente a hidratação.

No caso do cabelo feminino, já existe uma tendência a ele ser mais fraco, devido ao uso de químicas e a demora para cortar.

Listamos abaixo formas para que seu cabelo fique bonito e hidratado:

Como cuidar bem dos cabelos afros?

Produtos específicos

Você usa cremes de pentear, hidratantes, shampoos, leave-in, etc? Fique atenta! É importante usar produtos específicos para o seu tipo de fio, para não ter efeito contrário e não danificar os cabelos.

Pente de madeira

O pente de madeira limita a eletricidade estática, ou seja, reduz aqueles pequenos fios, que ficam arrepiados e incomodam tanto, denominados frizz.

Secar e definir

Já ouviu falar na técnica de plopping? É super fácil de fazer! Ela ajuda a definir melhor os cachos. Você só precisa utilizar uma toalha ou uma camiseta. Veja abaixo como você pode fazê-la:

cabelos-afros-plopping
Cabelos afros – Imagem por: Pinterest

Desembaraçar

Quando você tentar pentear o cabelo quando já  está seco, ele acaba pegando muito mais volume, e tira um pouco da definição dos cachos. Dê preferência a pentear eles ainda úmidos, com aquele creminho para deixar as ondas perfeitas.

Low poo e no Poo

A técnicas de Low Poo e No Poo, que priorizam produtos naturais para lavagem, estão sendo muito utilizadas hoje em dia para mulheres que estão fazendo transição capilar (removendo a química e voltando os cabelos ao formato original).

O shampoo comum pode desencadear ressecamento e danos aos fios, retirando a oleosidade natural. O Low Poo consiste em utilizar produtos capilares sem elementos químicos agressivos, que não agridem a fibra. São mais leves e normalmente fazer menos espuma que os shampoos tradicionais, além de proporcionar uma limpeza sem tirar a proteção natural.

Já o No Poo procura não utilizar produtos químicos para lavar o cabelo. Isso mesmo! Você agora deve estar se perguntando, como limpá-los então? Quem faz a técnica procura utilizar elementos naturais e alternativos, como argila, chá e derivados do coco.

Dermatologista

Para saber mais sobre seu tipo de cabelo, você pode consultar um dermatologista, ele pedirá exames específicos e indicará os melhores produtos para suas madeixas.

Tinos-hair-para-homens

Bons hábitos

A alimentação interfere e muito na saúde, não só dos cabelos, mas do corpo em geral. Procure consumir coisas ricas em vitaminas, você notará a diferença!

Hidratação

Hidratação é algo indispensável, para todos os tipos de fio! Procure aplicar uma máscara nos cabelos afros, pelo menos uma vez por semana.

Temperatura da água do chuveiro

A água quente pode ressecar ainda mais os cabelos, opte por água morna ou fria, traz um aspecto muito mais brilhante. Aproveite também os outros benefícios do banho gelado, como:

Efeito restaurador

Assim como os efeitos da cafeína, o banho frio faz com que haja uma reação corporal em relação ao frio, consequentemente, melhorando a circulação do sangue e aumentando os estímulos do organismo.

Reaquecimento corpóreo

Pode soar de forma estranha, mas a água gelada faz com que o organismo se aqueça, aumentando a temperatura para 38º. Se você não aguenta o frio, você pode treinar seu corpo, abaixando cada vez mais a temperatura do chuveiro.

Melhora significativa da circulação do sangue

Se você sofre com dores nas articulações, ou tem varizes, banhar-se com água fria é excelente! Baixas temperaturas exigem do corpo uma resposta mais rápida das veias, melhorando a circulação sanguínea. Segundo reportagens feita pela Rede Globo, a melhor hora para se tomar um banho de água fria é no final do dia, quando o retorno do sangue ao coração é feito de forma mais lenta.

Use protetor térmico!

A proteção contra o calor do secador, da chapinha, dos modeladores e até mesmo do sol é muito importante. Opte por protetores térmicos, de preferência que não contenham derivados do petróleo em sua composição.

Difusor para modelar

Esta é uma peça utilizada para encaixar na “boca do secador”. Ele possui um formato côncavo, que fixa os fios. Esta forma faz com que o ar seja distribuído, assim o jato não desfaz os cachos, modelando o cabelo.

Gostou das dicas? Faz algo diferente para modelar seus cachos? Conte para nós, aqui nos comentários.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Andreia! Sim, a maisena pode ser uma das técnicas para alisar o cabelo, mas indicamos sempre procurar um cabeleireiro para identificar quais são os tratamentos mais indicados para seu fio. Obrigada pelo contato!
      Abraços,
      Equipe Saudável e Feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui