Cuidados com o cabelo no inverno

Compartilhe
cuidados-com-o-cabelo-no-inverno

Acorda menina! Pois a estação mais chic e elegante vai começar! É dado o momento de montar aqueles looks arrasadores, fazer aquela make mais trabalhada e comer muito fondue. E o cabelo? Bem, o cabelo basta deixá-lo bem preso! Não é mesmo? Não, não é!

O cabelo nessa estação do ano, assim como a nossa pele sofre com a queda de temperatura. Os impactos do inverno no cabelo podem ser tão intensos, que você estará no verão tentando reverter os danos causados. Ninguém merece! Você merece ser “a rainha do gelo” e a “rainha solar”, não é mesmo?!

Temperatura baixa + banho quente = ressecamento capilar

Com a chegada do inverno, os cabelos necessitam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Nesses meses mais frios costumamos tomar banhos mais quentes e o alto aquecimento da água utilizada, acaba removendo o óleo do couro cabeludo. Esse (sebo) óleo é fundamental para a proteção e lubrificação do cabelo. Veja o que o consultor de beleza capilar Gennaro Preite relata:

“O manto hidrolipídico é uma camada protetora de couro cabeludo e tem a função de lubrificá-lo, por isso, sua total retirada, provocada pela água quente, pode dar aos fios um aspecto mais áspero e de ressecamento”

-Gennaro Preite, Consultor de beleza capilar

A remoção do sebo natural faz com que os cabelos fiquem com o aspecto ressecado, quebradiços e com pontas duplas. Alguns organismos aumentam a produção de oleosidade no couro cabeludo, pois entendem que com o ressecamento, é necessário repor o óleo, entretanto, essa ação proporciona um aspecto engordurado para os fios.

Você percebeu se você não realizar alguns cuidados com o cabelo no inverno, o resultado será oito ou oitenta?! Ou ele estará extremamente ressecado ou completamente oleoso.

cabelo-hidratado-inverno

Cuidado 1: limpeza do couro cabeludo e dos fios

É de suma importância à utilização de produtos de acordo com o seu tipo capilar. É necessário fazer a limpeza dos fios e retirar todas as impurezas do couro cabeludo até a ponta. Você pode optar pelos produtos de limpeza profunda, eles são eficientes e potencializam a remoção dos resíduos.

Use um condicionador e um creme de pentear (caso você use), com uma composição mais leve, isso faz toda a diferença no momento de absorver os componentes. Quando for desembaraçar o cabelo, use sempre produtos sem enxágue.

Cuidado 2: Lavagem dos cabelos

Esse cuidado com o cabelo no inverno é importantíssimo!Pois, a água quente é um dos principais inimigos dos fios na estação mais fria. Ela desidrata o cabelo, proporcionando o aumento da queda e provocando uma descamação no couro cabeludo.

Opte por lavar o cabelo com água morna. Calma! Não caia dura de frio no chão. O Saudável e Feliz sabe que tomar banho com água morna no inverno é quase que impossível, e quando é realizado é um momento de tortura. Nós temos uma dica valiosíssima para você!

Você pode tomar o seu banho com água quente e ter aquela sensação de relaxamento e amparo tão estimada por todos! O cuidado está em não deixar o cabelo embaixo da água durante todo o tempo do seu banho, deixe para lavar os fios nos minutinhos finais. Sabe aquela touca de banho extremamente aliada de todas as mulheres? Então, utilize uma para evitar que os seus cabelos molhem antes do momento adequado.

banho-com-touca

Cuidado 3: Hidratação das madeixas

Atenção para este ponto. Com o ressecamento capilar não tenha dúvida que hidratar os fios é o hábito mais inteligente e responsável para com o seu cabelo. Este é mais um cuidado com o cabelo no inverno fundamental, não é mesmo?!

Você pode programar uma hidratação toda a semana, caso o seu cabelo seja muito ressecado, ou de quinze em quinze dias.

Dica: Mexer com água no final da tarde ou no decorrer da noite é uma punição! A gente sente aquela preguiça. É um prato cheio para o adiamento. Opte por realizar as hidratações entre os horários das 11hs às 16hs, pois é quando a temperatura eleva-se.

Cuidado 4: Dormir com cabelos molhados

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois os fios podem ficar fracos e quebradiços. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros com o cabelo úmido, esse hábito pode provocar o surgimento de fungos e bactérias. Dormir com os cabelos molhados no inverno pode também acarretar em um resfriado.

Cuidado 5: Massageie o couro cabeludo

Quando estiver lavando os cabelos, não se esqueça de massagear o couro cabeludo. Esse comportamento ativa a circulação e oxigenação acelerando o crescimento capilar.

Cuidado 6: Secagem dos fios

Se existe um cuidado com o cabelo no inverno que todas as mulheres utilizam, esse é sem sombra de dúvida a secagem dos cabelos com o auxilio do secador. O problema é que nem sempre as pessoas fazem a proteção dos fios ocasionando o desgaste e o afinamento do cabelo.

O secador é bem-vindo, principalmente para as mulheres que fazem academia, esportes ou atividades físicas todos os dias. Quando for secar os cabelos mantenha um distância dos cabelos, não se esqueça de passar um protetor térmico, e caso o seu secador tenha a opção de jato frio finalize a secagem nessa temperatura, pois isso garante o fechamento das cutículas capilares abertas pelo calor do aparelho evitando o ressecamento capilar.

Cronograma capilar invernal

cronograma-capilar-invernal

 

Essa é uma ultra dica do Saudável e Feliz para você! Para que você fique linda e bela e com os cabelos sedosos e saudáveis durante todo o inverno, nós desenvolvemos um cronograma capilar para esses quatro meses de temperaturas baixas. Esse cronograma é constituído por três fases fundamentais para a saúde do seu cabelo.

1º fase hidratação

Na fase da hidratação você irá repor a água do cabelo. As máscaras com o poder hidratante são à base de frutas, aloe vera (a famosa babosa) e por outros vegetais. Caso você queira você pode potencializar as máscaras com ativos, exemplo: ampolas de vitaminas.

2º fase nutrição

Na fase da nutrição você irá proporcionar paras os fios a devolução dos lipídios, deixando o cabelo com a oleosidade adequada. Utilize uma máscara que leve na composição óleos ou manteigas (cupuaçu, muru muru, cacau, abacate e karité). A máscara à base de tutano também é recomendada.

3º fase restauração

Na fase da restauração você irá repor as proteínas que o seu cabelo perdeu. As máscaras recomendadas são compostas por proteínas e aminoácidos. Para potencializar ou deixar essa fase mais natural você pode aderir ao ovo, em específico a gema! A gema é ótima para repor proteínas.

Com os seis cuidados e com o cronograma capilar invernal o seu cabelo estará belo e blindado contra os efeitos da estação.

cta-cabelos-femininos

Você gostou dos cuidados com o cabelo no inverno? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui