Bactérias em casa: como acabar com elas de forma eficiente?

Compartilhe
bacterias-em-casa

Você sabe qual o local com mais bactérias em casa? Descubra se você está limpando corretamente os ambientes!

A ação das bactérias

As bactérias são deslocadas de um lado para o outro através das mãos, insetos (formiga, barata, mosca) ou animais domésticos. Além disso, aquele paninho de pia, a esponja e o pano de chão servem como veículos de bactérias, por isso é importante serem lavados com água sanitária e secos, pois se mantidos molhados, se tornam o ambiente ideal para proliferação de bactérias.

Não há muita diferença entre as bactérias nos locais da casa, e elas são trazidas de fora até mesmo pelos próprios alimentos. Hoje, daremos mais atenção aos locais que mais acumulam germes em casa: a cozinha e o banheiro.

Bactérias no banheiro

Os microrganismos podem se espalhar no banheiro, especialmente na pia, no lixo, e no vaso sanitário. Estas bactérias de boca e de privada normalmente não são nocivas à saúde.

Como limpar a pia do banheiro?

No banheiro, muitas pessoas costumam usar água sanitária. Especialistas apontam que este produto realmente é eficaz para matar as bactérias, tanto para a pia como para o vaso.

Como eliminar manchas do vaso sanitário?

Aquelas dicas da vovó tendem a ser muito eficientes para eliminação de manchas do vaso, utilizando itens simples encontrados em casa:

  • vinagre: tem ativos ótimos de absorção, que funcionam para remover manchas e odores desagradáveis;
  • refrigerante de cola: os ácidos deste líquido são capazes de exterminar bactérias e o gás auxilia a desfazer depósitos de calcário.

O botão da descarga tem bactérias?

De acordo com o infectologista Dr. Caio Rosenthal, é possível que haja um acúmulo de enterobactérias (bactérias do intestino) que saem pelas fezes, no botão de descarga. É fundamental lavar a mão após apertá-lo, é importante ressaltar também que nessa hora, a mão leva as bactérias do intestino (que podem ser nocivas) para a pia do banheiro.

Dar descarga com a tampa do vaso aberta espalha bactérias?

No banheiro, eliminamos os trilhões de bactérias existentes no intestino. Se a descarga for muito forte, estará espalhando gotículas cheias de bactérias (principalmente as de fezes) se estiver com o vaso aberto. Em contrapartida, se o vaso estiver fechado, estes mesmos microrganismos se acumulam na tampa. Por isso é sempre importante higienizar bem o tampo do acento sanitário.

Afastar toalhas de banho e rosto do acento sanitário e guardar fio dental e escovas de dente em locais protegidos também são medidas eficazes — alega o dr. Caio Rosenthal.

Bactérias na cozinha

bacterias-em-casa
bactérias em casa

Na pia da cozinha, habitam algumas bactérias patogênicas (que vem com os alimentos) e podem ser nocivas, pois os congelados como: carne, frango ou peixe, por exemplo, podem vir acompanhados com microrganismos prejudiciais, como a salmonela.

Como limpar a pia da cozinha corretamente?

Muitas pessoas costumam limpar a pia com o detergente de lavar louça, enxaguando com água depois. Este procedimentos por si só não são suficientes para a limpeza. O álcool é uma ótima opção para eliminar resíduos da pia, enquanto a água fervente mata as bactérias acumuladas no ralo.

Como limpar o ascendedor do fogão?

Desengordurante e álcool. Não se esqueça de colocar as quantidades indicadas no rótulo, pois o pouco uso não tem eficácia, e quando utilizado de forma exagerada, pode causar reações alérgicas na pele.

Observando o botão do fogão

Sabe quando você está lavando louça e se desloca para o fogão por um momento, para abaixar o fogo? Neste momento, é possível que as bactérias das mãos e dos alimentos estejam passando para o botão do fogão. É importante sempre higienizar corretamente, com álcool ou desinfetante, que são excelentes na ação bactericida.

bacterias-em-casa
Imagem por: G1

Qual local tem mais bactérias em casa: a cozinha ou o banheiro?

Estudos feitos com os internautas do programa Bem Estar mostraram que 36% das pessoas acreditavam que o banheiro tinha mais bactérias, 34% achavam que era a cozinha e 30% acreditavam ser igual.

Após análises, comprovou-se que: a cozinha possui mais bactérias que o banheiro.

Em quais produtos devo ter atenção?

Produtos de limpeza multiuso, desengordurantes, sabão em pó, saponáceos e detergentes só são eficazes contra bactérias se você identificar no rótulo a presença de substâncias como: cloro, quaternário de amônio, formol ou álcool com concentração maior ou igual a 70%.

Bactérias nos tecidos

Tecidos costumam acumular umidade naturalmente, mesmo quando aparentam estar secos. Fungos, bactérias e outros microrganismos aproveitam o pequeno espaço entre a fibra dos tecidos para se multiplicarem. Mantenha fronhas, cortinas, tapetes, toalhas de mesa e outros tecidos sempre limpos, observando sempre se não acumularam água, para evitar o desenvolvimento de bactérias.

Gostou de saber mais sobre as bactérias em casa? Tem alguma dica para dar? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui