Saiba diferenciar os sintomas da gravidez e da menopausa

Compartilhe
Mulher grávida que pode ter sintomas semelhantes ao da menopausa
Mulheres que estão próximas à menopausa podem se confundir com os sintomas da gravidez - Imagem: freepik

Alguns dos sintomas da gravidez e da menopausa  são bem semelhantes. Para as mulheres que já passaram dos 40 anos, perceber se está grávida ou se chegou à perimenopausa pode ser ainda mais difícil. Por isso, que, entender as semelhanças e as diferenças dos sintomas desses dois períodos pode ser essencial para se ter a noção do que realmente está ocorrendo no momento.

Sintomas da gravidez e da menopausa: as diferenças

Existem diversos sintomas capazes de surgir tanto na gravidez como na menopausa. Além disso, eles podem até ser diferentes na mesma mulher, caso ela esteja na segunda gravidez, por exemplo. Da mesma maneira, os sintomas da menopausa variam em diferentes pessoas e se modificam conforme o tempo.

Sintomas presentes na gravidez e menopausa

Alterações no ciclo menstrual

As mulheres que estão grávidas ou na perimenopausa sofrerão com mudanças no ciclo menstrual devido às alterações hormonais. Assim, enquanto uma menstruação ausente pode sinalizar uma gravidez, períodos irregulares são indícios do início da menopausa.

Os sinais da menstruação irregular incluem períodos mais longos ou mais curtos de sangramento e alteração na quantidade do fluxo. Também é importante lembrar que períodos irregulares podem indicar outras condições de saúde. Caso isso ocorra com você, não deixe de procurar o seu médico.

Problemas com sono

O sono pode ser comprometido tanto na gravidez, como na perimenopausa. Na gravidez, há o aumento nos níveis de progesterona, o que acarreta a sonolência. Já na perimenopausa, a mulher pode sofrer com insônia, o que a deixa mais cansada que o normal durante o dia.

Mudanças no humor

As alterações hormonais da gravidez e da menopausa modificam o humor.  Enquanto a mulher grávida muitas vezes fica mais emocional ou chorosa, na perimenopausa ela começa a sofrer com a irritabilidade e até com a depressão.

Dores de cabeça

Tanto a gravidez como a menopausa são capazes de fazer com que a mulher sofra com dores de cabeça. O aumento do nível hormonal que ocorre na gravidez causa essa mazela, da mesma forma que a diminuição dos hormônios na menopausa também é a culpada pelas dores na região.

Mulher com dor de cabeça
As dores de cabeça aparecem na menopausa e na gravidez

Ganho de peso

Na gravidez, o ganho de peso ocorre de maneira gradual enquanto o bebê cresce, embora os problemas com a dieta também possam contribuir com essa condição. Já na menopausa, o metabolismo da mulher diminui, o que torna a manutenção do peso algo mais difícil. Aliás, as alterações hormonais fazem com que ela acumule gordura mais ao redor da barriga.

Problemas urinários

Durante a gravidez, as mulheres vão ao banheiro com mais frequência. Isso acontece, pois, o aumento do fluído corporal faz com que os rins processem mais líquidos, que consequentemente acabam indo para bexiga.

Por sua vez, a menopausa faz com que a mulher perca o tônus muscular, capaz de causar a diminuição do controle da bexiga. Não devemos esquecer que algumas mulheres também são acometidas pela incontinência urinária durante a gravidez, já que a bexiga fica pressionada pelo bebê.

Libido

As alterações hormonais afetam o comportamento sexual em ambos os casos. Quem está na menopausa pode experimentar a diminuição da libido, já as grávidas, muitas vezes, ficam com mais vontade de manter relações sexuais com o parceiro.

Inchaço e cólicas

Tanto as mulheres grávidas como aquelas que se encontram na perimenopausa experimentam sensações de inchaço e cólicas por causa das alterações hormonais.

Suores noturnos e ondas de calor

As ondas de calor e os suores noturnos são comumente associados à menopausa, mas também estão presentes na gravidez.  Essas ondas de calor fazem as mulheres sentirem uma onda de calor subindo pelo corpo, ficarem com o rosto ruborizado e suarem demasiadamente durante o sono, comprometendo a noite de descanço.

Seios sensíveis

Os seios podem ficar mais sensíveis e doloridos logo no início da gravidez. Na menopausa isso também pode ocorrer. Felizmente, quando o organismo se ajusta às mudanças hormonais, essa sensação de desconforto diminui.

Sintomas comuns da gravidez

Náuseas

No primeiro trimestre da gravidez é muito comum que as mulheres tenham náuseas, sobretudo pela manhã. Apesar de ser mais comum no período matutino, essa sensação de náusea também pode aparecer no decorrer do dia.

Constipação

Algumas alterações no corpo durante a gravidez também retardam o trato digestivo. Esse problema é uma possível causa da constipação. Apesar de a situação poder afetar qualquer pessoa, ela não está associada à menopausa, por exemplo.

Sensibilidade alimentar

O paladar muda durante a gravidez. Mulheres, muitas vezes, param de comer seus alimentos favoritos e começam a ingerir comidas diferentes. Algumas ainda passam mal depois de ingerir certos alimentos ou sentir algum cheiro peculiar.

Sintomas comuns da menopausa

Perda de massa óssea

A menopausa, com os níveis mais baixos de estrógeno no corpo, pode causar a perda de densidade óssea. E essa é uma situação que aumenta muito o risco de esteoporose.

Diminuição da fertilidade

Durante perimenopausa a ovulação se torna irregular, diminuindo as chances da mulher gravidez. Apesar de ser possível, ainda é bem improvável que isso ocorra.

Ressecamento vaginal

A vagina pode perder a lubrificação e a elasticidade naturais por causa da diminuição dos níveis de estrogênio no organismo. Assim, o sexo se torna um pouco dolorido para a mulher.

Risco de doenças cardíacas

A diminuição do estrogênio é uma das causas do aumento do colesterol LDL, também conhecido como colesterol “ruim. O colesterol HDL, considerado o “bom”, diminui. Esses dois quadros são causados pela diminuição dos hormônios no organismo feminino. Ambas situações aumentam o risco de doenças cardíacas na mulher na menopausa.

E você, gostou de saber mais sobre as diferenças dos sintomas da gravidez e da menopausa?  Deixe o seu comentário aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui