4 dicas para manter pele, unhas e o cabelo na menopausa mais bonitos!

Compartilhe
Pele, unhas e cabelo na menopausa tendem a ficar mais frágeis e até em mal estado nesse período. Confira nossas dicas para mudar isso!
Pele, unhas e cabelo na menopausa tendem a ficar mais frágeis e até em mal estado nesse período. Confira nossas dicas para mudar isso!.

A menopausa faz parte do ciclo da vida das mulheres e, por mais que muitas temam essa fase e evitem falar sobre o assunto, a menopausa não é um bicho de sete cabeças. Um dia ela chega e a melhor forma de encarar esse momento feminino tão delicado é justamente se preparar para vivê-lo, sem que o bem-estar e qualidade de vida sejam comprometidos.

Vale ressaltar que a menopausa ocorre normalmente entre os 40 e os 59 anos e representa o período de transição entre a fase fértil e a fase não reprodutiva da mulher. Ao entrar na menopausa, a produção de progesterona e estrógeno é cessada, sendo que essas alterações hormonais causam efeitos na mente e no corpo. Até mesmo a pele, unhas e o cabelo na menopausa acabam sofrendo. Quer saber como amenizar esses efeitos e manter a beleza em dia, apesar da menopausa? Então confira as nossas dicas!

Hidrate a pele diariamente e abundantemente

cabelo-na-menopausa
Freepik

O estrogênio atua no hipotálamo que, dentre outras funções, regula a quantidade de água no corpo e age nas células de nossa epiderme. Quando o nível de produção de estrogênio cai, a pele tende a ficar mais ressecada, os cotovelos e o calcanhar mais grossos e a superfície cutânea tende a rachar. Além disso, as fibras  de colágeno são perdidas, provocando assim o surgimento de rugas e flacidez.

Para atenuar esses problemas comuns da menopausa, é importante hidratar a pele usando cremes de boa qualidade. Prefira os cosméticos à base de ureia, semente de uva, lactato de amônio e macadâmia. Injeções com ácido hialurônico e tratamentos a laser também podem ajudar no rejuvenescimento, firmeza e hidratação da pele. Para completar, não se esqueça do filtro solar para impedir o fotoenvelhecimento.

Adote uma alimentação balanceada

Além das queixas relacionadas à pele, mulheres na menopausa também sofrem com o afinamento e queda de cabelos, bem como, o enfraquecimento das unhas. Novamente a responsável por esses problemas é a queda na produção de hormônios. Uma boa dica para minimizar esses efeitos negativos da menopausa é adotar uma alimentação balanceada, rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Os alimentos que não podem faltar no cardápio são as amêndoas, feijão, uva, aveia, arroz integral, fígado, brócolis, pescados, laticínios, semente de girassol, repolho, gérmen de trigo, castanha do Pará, carnes magras, soja e semente de linhaça. Comer bem é sinônimo de pele, unhas e cabelos mais fortes e bonitos!

Aposte em tratamentos naturais para a menopausa

Quando os sintomas da menopausa são muito intensos e começam a atrapalhar o dia a dia, é necessário investir em um tratamento específico.

Porém, nem todas as mulheres na menopausa precisam recorrer a terapia de reposição hormonal. Afinal, ele pode trazer muitos efeitos colaterais. Por isso, tratamentos naturais, ou seja, a base de vegetais, estão em alta! Principalmente aqueles que contém fitormônios extraídos da soja. Além disso, uma rotina de exercícios e refeições planejadas servem de grande ajuda nessa etapa.

cabelo-na-menopausa

Invista em suplementação

Os suplementos vitamínicos e produtos naturais são bem-vindos na amortização dos efeitos da menopausa na pele, cabelos e unhas. Vale investir em compostos que contenham óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e 6 na fórmula. Produtos com Ferro e Vitamina A também são grandes aliados das mulheres acima dos 40 anos.

No mais, tome bastante água, durma bem e pratique exercícios físicos. Isso ajuda na manutenção do corpo e mente saudáveis. Além disso, os bons hábitos evitam a oscilação de peso, impedindo assim a flacidez da pele.

Como você faz para deixar suas unhas, pele e o cabelo na menopausa em bom estado? Conte para a gente!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email