Descubra 8 benefícios do Óleo de Linhaça

Compartilhe
beneficios-do-oleo-de-linhaca

Se você tem um estilo de vida leve e está sempre ligada nas novidades da alimentação saudável, certamente já ouviu falar dos benefícios do óleo de linhaça, uma semente funcional que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhorar o funcionamento intestinal. Mas será que você conhece todo o potencial dessa sementinha mágica?

Rica em fibras, a linhaça pode ser encontrada em dois tipos: marrom e dourada. A verdade é que mesmo que elas pareçam diferentes, o valor nutricional de ambas não varia muito. A diferença se dá no cultivo delas. A linhaça marrom é plantada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, por exemplo, e há maior risco de utilização de agrotóxicos nesses casos. Ela também possui uma casca mais resistente. Já a semente dourada é plantada em regiões mais frias, exemplo de países como Estados Unidos e Canadá, e cultivada de forma orgânica.

Por ter um alto teor de fibras — para se ter uma ideia, uma colher de sopa por dia fornece 13% da quantidade total de fibras que devemos ingerir diariamente! —, a linhaça é também uma grande aliada na perda de peso e na busca por uma rotina alimentar mais equilibrada. Isso acontece porque ela diminui o apetite graças, justamente, à alta concentração de fibras, que aumentam a sensação de saciedade. Mas lembre-se: quanto mais fibras na dieta, mais líquido deve ser ingerido, ok?

Saiba mais sobre o poder da linhaça e veja quais são os benefícios de inserir seu óleo na rotina alimentar.

Linhaça e menopausa

Muitas pessoas associam o consumo de linhaça às vantagens para quem quer emagrecer, por exemplo. Mas um dos maiores benefícios da semente é a presença de uma substância chamada lignana, um fitoesteroide que “imita” a ação do estrógeno. Por isso, ela é superimportante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas. Assim, a linhaça funciona repondo esse hormônio no organismo. E não é só ela que ajuda nessa fase, pois muitos outros alimentos funcionais podem melhorar seu bem-estar, tais como o óleo de prímula e o gérmen de soja.

Além disso, a linhaça é rica também em ômegas 3 e 6. Esses são os chamados ácidos graxos essenciais e são eles os responsáveis por reduzir o LDL (colesterol ruim) no organismo, fazendo com que as placas de gordura não se acumulem nas artérias. Baita ajuda para o coração, não é? Aliás, ajuda para o organismo como um todo!

Bem, agora que você já viu como a linhaça é um alimento funcional, é hora de descobrir que não é só a semente que garante maravilhas ao organismo. Como ela possui em sua composição cerca de 40% de óleo, é possível extrair, por prensagem a frio, um óleo capaz de fazer um bem danado à saúde, devido à sua alta concentração de ácidos graxos ômega 3.

Entenda os benefícios do óleo de linhaça

Apesar de não conter a mesma quantidade de fibras que a semente, ele é um alimento poderoso porque possui a mais alta concentração de ômega 3 encontrada na natureza. Ou seja, é saúde pura! Veja alguns dos benefícios de consumi-lo no seu dia a dia:

Ação anti-inflamatória e antioxidante

Como já dissemos, a alta concentração de ômega 3 do óleo de linhaça faz com que ele seja um poderoso mecanismo para combater inflamações do organismo. Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais libres e prevenir o envelhecimento precoce das células também.

Combate sintomas da menopausa e infertilidade

As lignanas presentes na linhaça aliviam as ondas de calor da menopausa, tendo, inclusive, efeitos benéficos sobre o ciclo menstrual. Isso acontece porque ela promove o balanceamento dos hormônios femininos — anda sofrendo com o climatério? Confira o nosso material exclusivo sobre isso! Clique e baixe o nosso conteúdo:
Outros benefícios do óleo de linhaça é que a grande quantidade de ácidos essenciais em sua composição bloqueia a produção de prostaglandinas, substâncias que, em excesso, podem causar hemorragias associadas à endometriose durante a menstruação. Além disso, o óleo de linhaça pode ajudar na função uterina e tratar problemas ligados à infertilidade feminina.

Combate ao colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares

A presença de ômega 3 ajuda a reduzir o LDL, o chamado colesterol ruim, e aumentar o HDL, o bom colesterol. Ele ajuda ainda a reduzir inflamações nas artérias, o que pode prevenir a formação das placas nos vasos que levam a doenças como a aterosclerose.

Pele, unhas e cabelos saudáveis

Mais uma vez o responsável aqui é o ômega 3, que, graças à sua propriedade anti-inflamatória, previne unhas quebradiças e proporciona um efeito calmante na pele. Os cabelos também ficam mais brilhosos e hidratados.

Ajuda a tratar acne, psoríase e outras doenças da pele

Os ácidos graxos atuam novamente tratando os problemas causados por doenças da pele, devido às suas funções anti-inflamatórias e calmantes. Sintomas como vermelhidão, coceira e eczema são minimizados pela ação dos ácidos graxos, sendo assim mais um dos benefícios do óleo de linhaça.

Combate o câncer

Alguns estudos sobre os benefícios do óleo de linhaça demonstram que, quando consumido corretamente, pode prevenir tipos de câncer como de mama, cólon, próstata e pulmão.

Melhoria das funções intestinais

Ajuda a emulsificar e lubrificar o bolo fecal, facilitando sua eliminação.

Ajuda a emagrecer

O óleo de linhaça possui em sua composição dois ácidos graxos (ômega 3 e 6) que não são produzidos pelo nosso organismo e ajudam a secar gordura. Funciona assim: o ômega 3 atua diminuindo o tamanho das células adiposas, já o ômega 6 faz com que a gordura se torne mais disponível do que o carboidrato no organismo — seu corpo vai preferir consumi-la para gerar energia.

E, ainda, por se tratar de gordura, o óleo demora mais para ser digerido, o que aumenta a sensação de saciedade, te fazendo comer menos.

Óleo de linhaça: como usar

O óleo de linhaça pode ser encontrado em dois formatos: cápsulas ou líquido. Você pode incluí-lo nas suas refeições normalmente ou até como o tempero especial daquela saladinha.

Mas atenção: o ideal é que ele seja consumido sob orientação médica ou de nutricionista, já que a ingestão em excesso pode prejudicar a sua saúde.

Ainda tem dúvidas sobre a melhor forma de inserir essa poderosa semente na sua rotina? Saiba mais sobre todos os tipos de linhaça e como escolher o melhor para você!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly