Conheça 5 benefícios do tai chi chuan

Compartilhe
os-beneficios-do-tai-chi-chuan
O Tai chi chuan é a soma da meditação com movimentos de destreza e cautela.

Se você procura uma atividade física relaxante, que proporcione qualidade de vida e uma rotina mais saudável, saiba que a prática do tai chi chuan pode ser uma excelente opção. Essa arte marcial chinesa de fácil assimilação permite ao praticante, entre outras coisas, meditar enquanto executa movimentos que aumentam sua percepção do corpo e da respiração. É capaz de gerar enormes ganhos, como o combate de vários tipos de doenças e estresse.

Com cada vez mais pessoas interessadas em seus benefícios, trouxemos aqui 5 pontos positivos do tai chi chuan para que você possa conhecer mais sobre essa prática milenar e, quem sabe, inseri-la em sua rotina.

1. Possibilita uma vida melhor e mais longa

Artrite reumatóide, osteoartrite, pressão arterial e câncer de mama. Essas são apenas algumas das doenças que a prática do tai chi pode combater. Excelente para a circulação sanguínea, a sua prática após os 40 anos traz muitos benefícios, ajudando com a pressão alta e diminuindo o risco de infarto. Além disso, sua técnica incorpora movimentos que proporcionam uma melhora na função respiratória.

2. Proporciona equilíbrio

Os movimentos praticados ao longo do tai chi chuan ajudam a melhorar o equilíbrio, já que fortalecem o corpo e desenvolvem a flexibilidade e a coordenação. Com isso, há uma diminuição nas chances de queda entre pessoas idosas. O ganho na força física e a percepção de seus movimentos contribuem para que o praticante sinta-se confiante em desenvolver suas atividades de forma mais segura e autônoma.

3. O tai chi chuan aprimora a saúde mental

Ao perceber algumas mudanças em sua saúde e bem-estar, provavelmente você também irá se sentir com mais vigor e disposição. Dessa forma, você passa a combater o estresse e a ansiedade, deixando de ter medo de coisas que antes acreditava não ser capaz de fazer. Além disso, os exercícios são capazes de melhorar a memória e a concentração. Esse conjunto de fatores certamente surtirá efeito no seu humor e na prática de suas tarefas diárias, tendo no tai chi chuan uma forma de ter uma vida mais feliz.

os-beneficios-do-tai-chi-chuan

4. Promove benefícios múltiplos às mulheres, principalmente na menopausa

Se a fase da menopausa já chegou para você, saiba que a prática do tai chi chuan você pode ajudar a manter uma boa densidade óssea e obter ganhos visíveis na força muscular. Com isso, você ajuda a diminuir as chances de desenvolver osteoporose e inflamações durante esse período crítico.

reposicao-hormonal

5. Melhora a qualidade do sono

A prática constante dos exercícios pode ser capaz de amenizar problemas relacionados ao sono, como a insônia. Além de, como toda atividade física, gerar desgaste de energia, o tai chi chuan também regula desordens psicológicas que afetam as pessoas na hora de dormir, fazendo com que após a prática seja possível melhorar a qualidade do seu sono.

Como foi possível observar, os benefícios do tai chi chuan são amplos e promovem ganhos na saúde física e mental, além de aumento do bem-estar. Sua prática é dividida em vários níveis de dificuldade, que respeitam as necessidades e peculiaridades de cada praticante, sendo recomendado para todas as pessoas e idades. Por ser de execução mais lenta e suave, pode ser iniciada a qualquer tempo, principalmente por quem tem uma rotina mais sedentária e deseja começar a movimentar o corpo.

Gostou das dicas e já está pronto para colocar em prática e ter todos os benefícios do tai chi chuan? Não esqueça de nos deixar suas dúvidas e sugestões em nossa caixa de comentários!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui