Conheça 6 receitas de iogurte caseiro, e seus benefícios!

Compartilhe
iogurte-caseiro

Com a correria do dia-a-dia, acabamos recorrendo aos produtos industrializados, cheios de conservantes, corantes, espessantes, aromatizantes, e outros aditivos que só ajudam a prejudicar a nossa saúde. Por esses e outros motivos, a melhor forma é recorrer ao iogurte caseiro, que é mais saudável, e uma delícia. Dá uma olhada em quais são as melhores receitas de iogurte:

1 – Iogurte caseiro simples

Ingredientes

  • 1 litro de leite semi-desnatado
  • 1 pote de iogurte natural (quanto mais consistente melhor)

Preparo

Aqueça o leite em 40°C, de modo que fique morno, e depois junte com o iogurte natural. Guarde num vidro e reserve. Com o forno pré-aquecido em uma temperatura bem baixa, desligue e coloque o pote dentro. Deixe a mistura lá por 10 horas. Caso queira deixar o iogurte mais espesso, use um coador, e deixe na geladeira. Depois de aberto tem uma validade de 4 dias.

2 – Iogurte Grego

Os ingredientes utilizados nessa receita, são os mesmos do iogurte caseiro simples. Apenas o modo de preparo que muda um pouco, mas fica super consistente, e uma delícia. Dá uma olhada:

Preparo

Depois de preparar o iogurte como mostra na receita acima, transfira a mistura para um recipiente fundo, e uma peneira. Coloque uma toalha de cozinha limpa por cima da mesma e despeje o iogurte pronto. Feche com a própria toalha, deixe na geladeira por 3 horas. Quando estiver pronto, o soro se encontrará no fundo do recipiente, e o iogurte bem consistente, é só tirar da peneira e passar para outra vasilha.

O soro que se separa do iogurte é rico em proteínas, e pode ser usado no preparo de outras receitas, como bolos e doces.

3 – Iogurte caseiro cremoso

Além de apresentar uma textura super cremosa, fica uma delicia, e você misturar com frutas para dar sabor ao iogurte.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 colher de leite em pó
  • 1 iogurte integral

Preparo

Aqueça o leite, e deixe em temperatura morna, de forma que não fique muito quente. Em um pote de vidro ou plástico (que feche bem), misture o leite morno com o iogurte e o leite em pó. Reserve em um lugar longe do abrigo de luz, em temperatura ambiente. Em uma sacola térmica seria ideal.

4 – Iogurte vegano

Como os iogurtes industrializados são feitos a base de leite de vaca, não é justo que você exclua o iogurte do seu cardápio por isso, o veganismo pode te trazer ótima experiências e essa receita vai te mostrar isso. Dá uma olhada:

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de goma de tapioca
  • 1 colher (sopa) de sumo de limão
  • Sal
  • Açúcar

Preparo

Em um liquidificador misture o leite de coco, a goma de tapioca, uma pitadinha de sal, o limão, e adoce a gosto. O ideal é bater até ficar uniforme, depois transfira para uma panela em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe por dois minutos, depois desligue. Coloque em um pote e leve a geladeira por 4 horas.

5 – Iogurte desnatado

Para quem prefere algo mais light, pra não engordar, e mais saudável, o iogurte desnatado é uma boa opção. Além de te ajudar a manter a boa forma, você pode comer sem aquele sentimento de culpa.

Ingredientes

  • 2 litros de leite desnatado
  • 1 potinho de iogurte desnatado
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó

Preparo

O ideal é que o leite desnatado esteja quente, mas de forma que você consiga encostar nele. Em um pote, junte o leite em pó, e o iogurte e aos poucos vá acrescentando o leite. Feche muito bem a vasilha, e a envolva em uma toalha, um pano, um cobertor, algo que evite o contato do pote com a claridade, e reserve de 8 a 10 horas em um lugar longe de ventilação, um forno ou micro-ondas por exemplo. Após esse período, pode reservar na geladeira, e se deliciar.

6 – Iogurte sem lactose

Ideal para quem descobriu que tem intolerância a lactose, essa receita vai se tornar uma das suas melhores aliadas, e além de tudo é uma delícia.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite sem lactose
  • 1 copo de iogurte natural sem lactose

Preparo

O leite deve ser fervido por alguns segundos, e depois espere ficar morno. Transfira para uma vasilha ou um pote plástico. Tampe bem o pote, e como nas outras receitas acima, envolva-o em uma toalha, e mantenha longe do frio, da umidade, e da luz, de 8 a 10 horas. Você pode utilizar uma colher (sopa) de gelatina para engrossar seu iogurte, ou deixar mais tempo na geladeira.

reposicao-hormonal

Você pode consumir esses iogurtes da forma que desejar, com pedaços de frutas, cereais, ou se preferir, pode bater no liquidificar para dar sabor ao iogurte. O ideal é que você ferva água e passe em todos os potes e vasilhas que você for utilizar, não apenas para esterilizar, mas para o mesmo não sofrer um choque térmico quando você adicionar o leite quente.

Benefícios do iogurte

Além de ajudar na nossa saúde alimentar, o iogurte caseiro pode nos trazer muitos outros benefícios inimagináveis, dá uma olhada:

  • Quando aplicado na pele, pode trazer suavidade e maciez no corpo, e pode agir como esfoliante, pois ajuda a eliminar células mortas;
  • Combate infecções no sistema digestivo;
  • Contém cálcio, ferro, e magnésio, minerais indispensáveis para manter nossos ossos fortes;
  • O produto pode ser usado como tratamento para candidíase, pois o iogurte diminui a acidez da vagina, cessando a proliferação das bactérias;
  • Age como estabilizante para a flora intestinal e os micro-organismos do sistema digestivo.

Gostou das nossas dicas? E você como faz o seu iogurte? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui