Conheça os benefícios da soja para a mulher na menopausa

Compartilhe
soja-na-menopausa

A partir dos 40 anos, as mulheres devem ficar atentas para as mudanças em sua saúde. Apesar dessas mudanças nos aspectos da qualidade de vida, é possível passar por este período de transação hormonal de forma saudável, feliz e sem problemas ou doenças. Uma das opções para conseguir fazer isso é contar com os benefícios da soja na menopausa.

Hoje, vamos conhecer mais sobre os benefícios da soja, esse importante aliado na manutenção da saúde da mulher. Veja porque você deveria aumentar o consumo deste alimento em sua dieta!

Benefícios da soja na menopausa

Devido ao fato de a soja ser rica em Isoflavonas e conter Fitoestrogênio, ela funciona como uma espécie de fonte de hormônios natural para a mulher que está começando a entrar na menopausa. A vantagem do consumo da soja nessas situações é que esta substância não traz todos os efeitos colaterais perigosos do estrogênio sintético, sendo uma alternativa natural para amenizar os efeitos da menopausa.

Os resultados do consumo regular da soja para a mulher na menopausa são: diminuição do fogacho, redução na alteração da libido e da lubrificação, diminuição no aumento de peso natural neste momento, redução do estresse, entre diversos outros. Ou seja, para quem está entrando nesta fase da vida, a ingestão de produtos a base de soja se torna uma atitude essencial.

Aumento da ingestão de nutrientes

A soja é rica em vitaminas e minerais, proteínas gorduras saudáveis (aquelas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e não trazem problemas como aumento do colesterol ruim, dos triglicérides e do peso). Assim, ao consumir a soja, você acaba balanceando mais a sua dieta, ingerindo um maior número de nutrientes e garantindo uma alimentação mais saudável para sua vida.

Garante a redução do colesterol

A soja, segundo especialistas em nutrição, possui ação antioxidante no organismo, funcionando como uma espécie de “desintoxicador” de impurezas. Dessa maneira, ela é capaz de atuar na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue e no aumento do colesterol bom (HDL).

Consequentemente, os benefícios da soja e sua ingestão regular podem auxiliar na redução das chances de problemas cardiovasculares, como hipertensão, infarto e AVC.

Boa fonte de proteínas

A soja, por ser da família das leguminosas secas, é um alimento rico em proteínas de origem vegetal. Para as mulheres que praticam atividades físicas, buscando manter sua massa magra e aumentar tônus muscular, a ingestão de produtos a base de soja pode auxiliar nestes objetivos, já que o organismo utiliza essas proteínas na síntese muscular.

Vale a pena lembrar que é importante se preocupar com essa manutenção da massa magra para evitar flacidez e problemas ósseos no futuro.

Prevenção da osteoporose

A menopausa traz como consequência o aumento do risco de desenvolvimento da osteoporose. A soja atua na prevenção deste problema através de duas frentes: com sua função de hormônios natural (como já explicamos ali em cima), amenizando os sintomas da menopausa e também por fornecer uma quantidade de cálcio importante para o organismo, ajudando a minimizar as perdas desse nutriente no corpo.

Após ler esse artigo é possível perceber que a soja é uma importante aliada na saúde feminina, não é mesmo? Então que tal aumentar seu consumo no dia-a-dia? Você pode contar com a ajuda de medicamentos elaborados à base desse vegetal ou simplesmente aumentar sua ingestão diária de soja na dieta! Como você vai fazer para garantir esse consumo? Compartilhe sua opinião com a gente!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly