Artrite reumatoide é uma condição que causa sintomas desagradáveis e que, infelizmente, não pode ser curada. Mas o tratamento correto costuma ajudar a aliviar bem o desconforto (dor, inchaço e inflamação) que a doença traz.
Continue lendo e confira 8 tratamentos naturais para a artrite reumatoide:
1. Plantas medicinais e fitoterápicos
Chás e sucos
As plantas com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e analgésicas podem ser usadas em forma de suco, chás ou compressas. Exemplos:
- Chá de erva-doce com cavalinha, sucupira e bardana: efeito anti-inflamatório;
- Chá de cavalinha, salsaparrilha, dente-de-leão e chapéu-de-couro: efeito nos inchaços;
- Beber suco de abacaxi todos os dias;
- Beber suco de berinjela com limão em jejum, ao acordar.
Fitoterápicos
Os fitoterápicos (medicamentos à base de plantas medicinais) também podem ser uma alternativa para quem não gosta de chá ou não o tem a disposição para tomar a qualquer hora do dia.
A Boswellia serrata, uma árvore originária da Índia e Arábia, tem efeitos positivos em doenças crônicas como a artrite, agindo como anti-inflamatório.
2. Vinagre de maçã
Feito a partir do suco de maçã fermentado, tem enzimas que dissolvem o cálcio das articulações. Use-o em saladas ou mesmo misturado à água na proporção de uma colher de chá para um copo de 200 ml.
3. Fisioterapia
Alivia a inflamação, a dor e melhora os movimentos na articulação atingida. Mantém o fortalecimento muscular e evita ou diminui as deformidades nas articulações. Usar bolsas de água quente é um complemento à fisioterapia, que você pode fazer em casa.
4. Terapia Ocupacional
Funciona como auxiliar à fisioterapia, protegendo as articulações, fortalecendo musculatura melhorando a flexibilidade dos movimentos.
5. Exercícios físicos
Os exercícios aeróbicos, melhores atividades físicas para a meia idade!, natação e hidroginástica também são importantes.
6. Acupuntura
Traz alívio da dor e diminui a rigidez da articulação.
7. Quiropraxia
É responsável por alinhar o corpo, que se moverá melhor. Também ajuda na prevenção da artrite.
8. Alimentação
Antioxidantes Flavonoides
Os flavonoides reduzem a ação de células inflamatórias. Veja uma lista com o nome do flavonoide e seus respectivos alimentos:
- EGCG: chá verde;
- Apigenina: aipo, salsa;
- Genisteína: soja;
- Kaempferol: cebolinha, brócolis, chá verde, alcaparras e própolis;
- Cianidina: cereja, uva, amora, morango, açaí, cacau e repolho roxo.
Açafrão e curry
O componente que dá a cor amarelo-escuro ao açafrão da terra e ao curry, chamado curcumina, reduz a dor e o edema (inchaço).
Alimentos anti-inflamatórios
Ômega-3
O Ômega-3 tem efeito anti-inflamatório e analgésico nas articulações. Alimentos como sardinha, salmão, linhaça, azeite e suplementos de Ômega-3 diminuem a necessidade de usar anti-inflamatórios e analgésicos.
Mas atenção: o Ômega-3 atua como anti-inflamatório, mas o Ômega 6 não, por desencadear a liberação de substâncias inflamatórias.
Abacaxi
O abacaxi é um ótimo remédio caseiro para artrite por ser rica em bromelina, substância com ação anti-inflamatória. Faça um suco com 1 abacaxi e 1 litro de água e vá bebendo ao longo do dia.
“De acordo com o médico americano, Dr. Andrew Weil, a bromelina é muito eficaz no tratamento de contusões, entorses e distensões, reduzindo o inchaço, sensibilidade e dor. Este potente efeito anti-inflamatório também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide e reduz o inchaço pós-operatório.”
-João Batista Picinini Teixeira, Professor doutor.
Gengibre
O gengibre tem a propriedade de inibir enzimas ativas na inflamação.
Chá verde
O chá verde tem efeito protetor contra doenças autoimunes por combater agentes inflamatórios, diminuindo a resposta imunológica, ajudando a conter o avanço da doença.
Lactobacillus
Os Lactobacillus casei diminuem a liberação de substâncias inflamatórias no sangue, amenizando a inflamação na artrite reumatoide.
Vitamina D
Tem efeitos anti-inflamatórios. Além disso, ao ajustar a concentração de vitamina D e de cálcio em pacientes medicados com corticoides, há redução da perda óssea.
Nutrientes antioxidantes
Por terem níveis mais baixos de antioxidantes no organismo, pessoas com artrite reumatoide se beneficiam dos nutrientes presentes em frutas e outros vegetais tais como: vitaminas E e C, betacaroteno, selênio, ácido lipoico, licopeno e coenzima Q10.
Outros alimentos funcionais
Outros alimentos que devem ser incluídos na dieta de pacientes com artrite são: alface, pepino, melancia, maçã, melão e limão.
Alimentos inflamatórios
Alimentos como leite, soja, farinha de trigo (por causa do glúten), aveia, peixe e carne de porco podem ser agentes inflamatórios das articulações. Evite-os!
Não abandone o acompanhamento médico, informando-o que você usa tratamentos naturais para artrite para ele avaliar se há interação com medicamentos.
E você, o que faz para combater a artrite reumatoide? Conte para nós!
Amei cada explicação, só não sabia sobre carne de porco e peixe. Parabéns!
Obrigada pelo carinho Ilceia. Fazemos com muita seriedade e amor as matérias. Beijo e tenha uma ótima semana