Esporão de calcanhar – Como se livrar das dores intensas? Após um dia puxado e exaustivo, o que você mais deseja é chegar na sua casa e descansar, entretanto, o seu pé insiste em te alertar que não será fácil a ida para o seu lar! Isso porque, o esporão de calcanhar está causando dores intensas na região. Ninguém merece!
Como se livrar desse infortúnio? Muitas mulheres relatam que a dor é tão insana, que mais parece com a sensação de ter uma faca adentrando a carne do pé. O fato é que, às vezes está tão inflamado, que é quase impossível apoiar o pé no chão.
As mulheres são as mais impactadas pelo esporão de calcanhar, pois alguns hábitos e costumes favorecem a desestabilização, má-postura, sobrecarga e pressão extrema nos calcanhares.
O que é essa moléstia?
É muito comum acreditarem que é apenas uma inflamação no músculo, todavia, o esporão é uma formação óssea que cresce no osso do calcanhar. É o crescimento de uma estrutura anormal.
“No esporão de calcâneo, o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma atração exacerbada da fáscia no calcâneo, que leva o corpo a depositar cálcio no local formando a espícula. Dentro da população, estima-se que uma em cada dez pessoas apresenta essa patologia, mas somente 5% apresentam sintomas. Isso significa que, na maioria dos casos, o esporão não é a causa da dor e não dói. A dor pode vir de uma doença vascular, nervosa, reumática ou da inflamação que o esporão causa nos tecidos adjacentes, como a fáscia por exemplo.”
-Site dos pés.
Precisamos alertar, pois é muito recorrente o diagnóstico de esporão de calcanhar, todavia, nem toda a dor que ocorre na região é proveniente da formação óssea discrepante. Para se ter a certeza é necessário que se faça um exame de imagem da área para detectar o crescimento de espícula.
As causas que desencadeiam o esporão de calcanhar
As causas que contribuem para a calcificação podem ser naturais, ou mecânicas. Veja a seguir as possíveis causas que levam ao surgimento da mazela:
- Estar acima do peso;
- Uso excessivo de salto alto;
- Uso de sapatos muito apertados;
- O hábito de fazer esporte que causam forte impacto para os pés;
- Pisar erroneamente no chão;
- Excesso de peso;
- Uso de calçado inadequado para a prática de esportes;
- Pés cavos;
- Idade;
- Pés demasiadamente planos.
Sintomas
Conforme foi mencionado no texto, nem todo esporão de calcanhar irá apresentar sintomas, e os sinais que aparecem são resultantes do impacto que alguns tecidos próximos sofrem. Entretanto, é comum a presença de dor muito intensa, que quase sempre desaparece ao colocar o pé em repouso.
Em alguns casos mais graves a amenização da dor pode ser mais morosa, ou até mesmo tão aguda que não permite que a pessoa coloque o pé acometido no chão.
Tratamentos para o esporão de calcanhar
Os tratamentos para o problema são de duas naturezas: não invasivos ou invasivos. Dependendo das condições do quadro, os especialistas irão recorrer a técnica que mais beneficiará a pessoa.
Não invasivos
As técnicas não invasivas são constituídas por procedimentos que não recorrem as cirurgias clínicas. São eles:
- Fisioterapia;
- Massagens;
- Acupuntura;
- Medicamentos.
Fisioterapia
A fisioterapia pode ser uma grande aliada contra o esporão de calcanhar, o fisioterapeuta irá estruturar um cronograma terapêutico, a fim de, buscar o aliviamento, bem como, a desinflamação dos tecidos.
Massagens
As massagens são benéficas para a mulher que está sofrendo com a dor. Quando são realizadas após um banho relaxante e quente, com o auxílio de um óleo de amêndoas, ou de cremes hidratantes para os pés é uma ótima ideia para aliviar a tensão na região.
Se for você mesma que irá aplicar a massagem, invista mais tempo na região do calcanhar. Por mais que o local esteja dolorido, a massagem ajudará na circulação sanguínea e como consequência a desinflamação dos tecidos.
Acupuntura
As agulhas da técnica chinesa podem colaborar muito com o alívio da dor. A acupuntura é um eficiente recurso caso você queira controlar a inflamação, bem como, amenizar o infortúnio.
Medicamentos
O médico pode prescrever alguns fármacos para colaborar na recuperação. Os anti-inflamatórios podem combater o quadro inflamativo, e como resultado gerar o alívio. Você pode também incluir na sua dieta alimentos que tenham um alto poder de substâncias que agem também como desinflamadoras. Ficou interessada? Veja a matéria então! basta clicar aqui.
Invasivos
Cirurgia
Para os casos mais críticos em que a terapêutica não invasiva não surtiu efeito, é indicada a cirurgia para remover o esporão, assim como, é importante desobstruir a região que foi impactada.
Vale ressaltar que como qualquer outro procedimento cirúrgico, o repouso é fundamental, bem como, incluir na rotina hábitos que não estimule o aparecimento de um novo esporão de calcanhar.
Aliviando a dor em casa
Você quer aliviar a dor? Então você precisa aprender o escalda pé com sais de Epsom. Ele é rico em magnésio que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Após um dia lidando com o salto alto que não é muito confortável, e colabora muito com a pressão na área é de suma importância amenizar os impactos pós-trabalho.
E não há nada mais revigorante, relaxante e propagador do alívio do que um bom escalda pé morno. Veja a recita a seguir:
Ingredientes
- 1 bacia com água morna;
- 2 colheres de sopa de sais de Epsom.
Modo de preparo
Despeje na bacia com água morna, as 2 colheres de sopa de sais de Epsom, em seguida coloque os seus pés. Permaneça na água até perceber que a água já está fria. Aproveite o tempo em que os seus pés estarão emersos e coloque a leitura em dia, ou assista a aquele programa que te faz bem.
Alongando a região
O alongamento é importante, pois deixa os músculos e tendões mais preparados para lidarem com a carga no dia. Portanto, pelo menos 3 vezes no dia para as suas atividades para alongar os pés.
Um alongamento que é funcional para o esporão de calcanhar é aquele que trabalha a região da planta. Ficar sentada no chão, com as pernas esticadas e puxar os dedos do pé na sua direção, por 20 segundos é indicado.
Gostou? Esperamos ter colaborado um pouco mais com você nas suas dúvidas sobre o esporão de calcanhar. Deixe o seu comentário. Participe!