Você conhece os remédios caseiros para azia e má digestão? Não?! Então você precisa conhecê-los, pois eles podem colaborar muito com o seu bem-estar digestivo. Quase sempre a azia e a má digestão são resultadas de uma alimentação muito gordurosa ou pelo recorrente excesso (de comida).
Volta e meia, enfiamos o pé na jaca e sofremos o infortúnio dessa atitude. Pois, quando o assunto é comida, quem nunca se sentiu tentado a comer apenas mais um pedacinho, ou instigado a degustar aquele prato cheio de especiarias e temperos, mesmo sabendo que fará mal? A verdade é que temos o olho maior que a barriga! E se há uma coisa mais difícil de controlar nessa vida – é o impulso alimentar com certeza. Vamos trabalhar com a sinceridade, não é mesmo?! Após um breve desabafo, seguimos com a explanação.
Se a azia e a má digestão são reflexos de uma alimentação um tanto desregulada, existem alimentos e ervas que podem ajudar na regulação digestiva, bem como, proporcionar o alívio do desconforto, pois toda Quimera possui o seu Belerofonte. O benefício dos remédios caseiros é que eles são naturais, e quase sempre as nossas avós, mães e tias têm eles no quintal o que é fantástico.
TOP 3 dos Remédios caseiros para azia e má digestão
Existe uma variedade extensa de receitinhas caseiras de poções para livrar as pessoas do desconforto (azia e má digestão), todavia, existem três remédios caseiros que como diz a sabedoria popular: tira com a mão! Talvez você já até conheça a fama deles, entretanto, vale a pena ler de novo:
Chá de boldo
O arsenal de combate dessa planta contra as mazelas digestivas é extenso veja:
- Diminui a azia;
- Combate os efeitos das bebidas alcoólicas (caso você tenha chutado o balde);
- Melhora o funcionamento do fígado;
- Auxilia o tratamento de gastrite e de problemas na vesícula biliar;
- Colabora na digestão e no bom andamento do aparelho digestivo;
O boldo é o verdadeiro “senhor da limpeza” do aparelho digestivo, varrendo todas as impurezas que estão gerando o mal-estar.
Chá de ruibarbo
O ruibarbo é uma planta com uma extensa lista de benefícios para a saúde, todavia, vamos focar apenas no que ela pode proporcionar de benfeitoria para os nossos aparelhos digestivos. São tão bons os resultados após o seu consumo, que ele merece estar na lista dos remédios caseiros para azia e má digestão. Veja algumas das suas propriedades:
- Combate a má digestão;
- Reduz a azia;
- Estimulante estomacal;
- Regulação das funções intestinais;
- Laxante natural.
Ele é um poderoso remédio natural, tanto que não deve ser consumido em excesso, pois pode acarretar em efeitos colaterais indesejados. O seu consumo também deve ser evitado, caso você esteja:
- Grávida;
- Amamentando;
- No período menstrual;
- Com cistite, ou insuficiências cardíacas ou renais.
A premissa que deve ser seguida com no consumo de remédios caseiros para azia e má digestão é o bom senso. O excesso faz muito mal! Já deveríamos saber disso, só de sofrer das moléstias do aparelho digestivo. (Uma alfinetada de leve).
Chá de hortelã
Essa planta está na lista das mais cheirosas com certeza! E também está no top 3 do Saudável e Feliz para os melhores remédios caseiros para azia e má digestão. O chá de hortelã é super fácil de encontrar seja através do sumo da planta, ou por saches (lê-se: industrializado). Além de fornecer aquela mãozinha para aliviar a azia e a má digestão, ele também pode ajudar com:
- Redução das náuseas;
- Gases;
- Tranquilizar o intestino.
Da lista do top 3, ele é o que tem o sabor mais agradável, portanto, não extrapole no açúcar, quanto mais puro for o chá, mais ágil será a ação combativa.
Receita para quem enfiou os dois pezinhos na jaca!
Sabemos muito bem que se conselho fosse bom, não seria dado e sim vendido. Portanto, não vamos gastar o precioso latim falando: não exagere na comilança! E vamos logo dar o mapa da mina, com uma receitinha para quem perdeu o controle.
Receita de chá de boldo
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá de folhas de boldo picado.
Modo de preparo
Ferva a água em uma panela e depois despeja o líquido em uma xícara. Para os modernos e para quem é prático pode ferver a água no microondas (vamos ser práticos!).
Após despejar a água quente na xícara acrescente as folhas de boldo picado. #PEGAADICA! Sabe o que dá o sabor amargo para o chá de boldo? Ferver a água com ele. Coloque a erva após o líquido estar aquecido.
Deixe a fusão descansar por 10 minutos, coe e beba em seguida. Para evitar as caras feias após tomar o chá, você pode acrescentar um pouco de mel.
E aí? Gostou de saber sobre os remédios caseiros para azia e má digestão? Então deixe o seu comentário. Participe!