Cabelos grisalhos em homens: modernidade ou risco?

Compartilhe
cabelos grisalhos em homens
Imagem por: Robert Recker

Os cabelos grisalhos em homens fazem muito sucesso, já que trazem um ar moderno, despojado e ao mesmo tempo maduro. Conheça mais sobre os cabelos brancos e o que isso pode indicar!

O que deixa as madeixas grisalhas?

1. Envelhecimento

A alteração na cor dos fios acontece de forma natural com o envelhecimento, sendo um processo gradual: primeiramente, surgem fios brancos que vão dando aspecto grisalho às pessoas que possuem cabelos escuros; conforme a idade aumenta, mais cabelos vão ficando brancos, até atingir todos eles.

A partir dos 40 anos, por volta de 40% das pessoas adquirem fios brancos. A este sinal de envelhecimento se dá o nome de acromotriquia, que também acontece em alguns animais.

2. Genética

Os cabelos brancos podem aparecer devido à genética. Em casos de pessoas albinas por exemplo, isso ocorre devido à falta da capacidade corporal na produção de melanina.

3. Outros fatores

Doenças como o vitiligo por exemplo, podem ocasionar o aparecimento de fios brancos, já que todo o corpo é atingido.

Ficar grisalho cedo demais é normal?

cabelos grisalhos em homens

“Existem pessoas que têm tendência a ter mais cedo e outras mais tarde, mas o certo é que todas terão. Com o passar dos anos, as células sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte programada de uma determinada célula. Nesse caso, a célula que produz a melanina – pigmento que dá a cor aos pelos e à pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um”

— cosmetóloga Rita Teixeira

Ainda sim, algumas pesquisas procuram encontrar uma causa para o surgimento precoce de cabelos brancos, associando isto ao fumo ou falta de nutrientes na alimentação.

“Um estudo recente aponta que o aparecimento de cabelos brancos está associado a uma concentração maior de peróxido de hidrogênio nos folículos capilares, abrindo novas perspectivas de tratamento.”

— A enciclopédia livre

Ficar grisalho cedo demais pode ser um forte sinal de problemas cardiovasculares, de acordo com estudos feitos na Universidade do Cairo.

Estas pesquisas mostraram que o processo desencadeados do cabelo grisalho é o mesmo que indica doenças como aterosclerose (acúmulo de colesterol e gordura na parede arterial, que dificulta a distribuição sanguínea e a oxigenação corporal).

Neste caso, problemas celulares estão envolvidos, como: inflamações, problemas hormonais, stress oxidativo, dificuldade de reparação do DNA, envelhecimento involuntário.

tinos-hair

O cabelo grisalho pode voltar à cor natural?

Já se sabe que é possível tingir os cabelos grisalhos para dar-lhes novamente uma cor específica, porém, estudos feitos na Universidade Autônoma de Barcelona mostram que vai muito além disso.

Estas pesquisas mostraram que pacientes com câncer voltaram a ter cor em seus cabelos após fazer um novo tratamento imunológico.

“Em 13 pacientes, o cabelo ficou castanho escuro ou preto. Um único indivíduo ficou com os fios pretos com manchas. Outro fator estranho é que os mesmos remédios usados já haviam sido associados a uma perda de cor do cabelo em pacientes com outro tipo de câncer, o melanoma (pele).”

— Sociedade Brasileira de Dermatologia

Mesmo com esses resultados inovadores, este novo medicamento ainda está em fase de teste, e segundo a dermatologista Noelia Rivera, tem sérios efeitos colaterais e são inseguros para pessoas saudáveis.

Cortes que valorizam o grisalho

Curto clássico

cabelos grisalhos em homens
cabelos grisalhos em homens

Este tipo de cabelo não ousa muito, pois é mais clássico (utilizado por muitos homens), mas ao mesmo tempo, pode se tornar despojado se usado com um pequeno topete, e faz muito sucesso!

Levemente raspado

cabelos grisalhos em homens
cabelos grisalhos em homens

Os grisalhos também podem se destacar com cortes “baixinhos”, utilizando a máquina 2 por exemplo, pois o contraste dos fios claros com os mais escuros torna-os atraentes aos olhares.

Corte cheio

cabelos grisalhos em homens 4
Imagem por: Pinterest

Este tipo de corte valoriza o volume no topo da cabeça e nas laterais, trazendo um ar despojado e juvenil, mesmo com as madeixas grisalhas.

Cabelo Longo

cabelos grisalhos em homens

O cabelo longo deixa o homem com aparência mais descontraída e tranquila, tendo um realce muito maior quando o cabelo é branco ou grisalho.

Degradê

cabelos grisalhos em homens
cabelos grisalhos em homens

O cabelo grisalho pode ter um degradê natural por mesclar fios acinzentados e brancos, porém, o undercut ou corte em degradê também pode dar esse efeito e fazer a cabeça dos homens!

Gostou de saber mais sobre cabelos grisalhos em homens? Você também possui fios acinzentados ou brancos? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui