Linhaça pode combater os sintomas da TPM

Compartilhe
linhaca-para-tpm
A linhaça é uma semente riquíssima em nutrientes e pode ajudar no emagrecimento, no ganho de massa magra, nos cabelos e unhas, dentre outras qualidades.

Você sabe os benefícios da linhaça para TPM? Ela é conhecida como uma semente que além de conter nutrientes básicos, também possui elementos que diminuem o risco de doenças, pois melhora o sistema imunológico e reduz o ritmo do envelhecimento celular.

Na semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras e ácidos graxos, que lhe dão a propriedade de um alimento funcional, produzindo efeitos metabólicos e fisiológicos à saúde, além de ser a semente mais rica em fonte de ômega 3 existente. Ela é rejuvenescedora, auxilia no combate à anemia, câncer de mama e outros, combate a acne, controla a diabetes, ajuda no sistema nervoso e digestório, previne doenças inflamatórias e melhora a aparência da pele e do cabelo.

Entre todos os benefícios, a linhaça também auxilia na diminuição dos sintomas da TPM e da menopausa, pois é fonte de lignana, que é um fitoesterol que possui ação parecida, porém mais fraca, ao estrógeno no organismo. O ideal é que se consuma 1 colher (sopa) de semente de linhaça diariamente, é preferível que ela seja triturada e consumida como uma “farofa”. Ela pode ser inclusa em diversos pratos, seja em tortas, bolos, consumida com frutas ou mesmo salada.

A queda do estrógeno

A linhaça para a TPM é ótima, pois nesse período (pré-menstrual), ocorre uma desregulação hormonal, com isso, dois dos importantes hormônios femininos sofrem uma alteração de suas quantidades. Com a queda do estrogênio as mulheres sofrem com os sintomas emocionais, super recorrentes nesses dias.

É muito comum, a mulher se queixar de irritabilidade, baixo humor, queda na autoestima, melancolia, raiva e etc. É uma verdadeira balança descompensada de emoções, são risos que são seguidos que choros, e, abraços seguidos de tapas. E tudo isso, graças a baixa do estrógeno.

A linhaça pode colaborar com essa regulação, pois ela oferta lignana, conforme foi mencionado na matéria. Pois bem, esse nutriente é similar ao hormônio (em doses mais fracas), e o  consumo da linhaça ajuda a aumentar os níveis dele no corpo feminino. E o resultado é o alívio dos sintomas emocionais e o aumento da qualidade de vida.

O aumento do progesterona

O progesterona também sofre alterações de sua quantidade na TPM. Ele aumenta os seus níveis e o resultado dessa ação são os sintomas físicos no corpo da mulher.

“A progesterona é um hormônio feminino importante. Ele executa diversas funções no corpo feminino. É necessário para regular o ciclo menstrual juntamente com estrogênio que é uma outra hormona importante do sistema reprodutor feminino. Quantidade insuficiente de progesterona pode levar a várias questões relativas à saúde reprodutiva de uma mulher. A infertilidade é um problema comum entre as mulheres que não podem produzir quantidade suficiente de progesterona.” 

-Blog, Saúde e Fitness.

Você pode combater os sintomas físicos com a linhaça para TPM. Sim, isso mesmo! A linhaça é rica na vitamina B6 é fonte de progesterona phyto. A progesterona phyto pode colaborar reduzindo a deficiência da hormona (progesterona).

“A progesterona é essencialmente uma hormona animal. A única fonte de alimento da progesterona é placenta! Certos animais comem sua placenta após o nascimento o que lhes dá o aumento de progesterona necessária. No início foram feitas tentativas para obter a progesterona natural da placenta de porco. No entanto, este método mostrou-se muito caro e moroso. Eventualmente uma substância semelhante a progesterona foi encontrada em certas fontes vegetais. Embora, esta não seja a progesterona semelhante a um natural encontrado em humanos certamente imita as propriedades de progesterona no interior do corpo. Os seguintes alimentos de fontes de progesterona abaixo indicados contém tanto de origem animal e vegetal de progesterona.”

-Blog, Saúde e Fitness.

Vale ressaltar que o consumo da progesterona phyto na TPM, deve ser limitado, sem exageros, pois o organismo já está com altos índices da hormona, o intuito e garantir que não ocorra a queda brusca, portanto, consuma com moderação.

Receita de salada com linhaça para TPM

linhaca-para-tpm
Pinterest

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de folhas verdes lavadas e secas tipo alface e rúcula;
  • 1/2 xícara (chá) de cenoura ralada;
  • 1 cebola roxa fatiada;
  • 1/2 xícara (chá) de queijo fresco em cubos.

Molho

  •  2 colheres (sopa) de vinagre;
  • 1 colher (sopa) de mostarda;
  • 2 colheres (sopa) de semente de linhaça;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 6 colheres (sopa) de azeite.

Preparo

Em um recipiente grande distribua as folhas já lavadas, por cima coloque a cenoura, cebola e o queijo.

Em outro recipiente pequeno para fazer o molho, coloque o vinagre, a mostarda, a linhaça, o sal e o azeite, chacoalhe até que tudo esteja bem misturado, “regue” a salada com o molho e sirva.

Você viu o quanto a linhaça para TPM pode ser bom? Não perca tempo, acrescente agora mesmo em sua dieta a semente do bem. Gostou? Então deixo o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui