Coletor menstrual: tire todas as suas dúvidas sobre esta novidade!

Compartilhe
coletor-menstrual

Que o absorvente interno é prático quando se quer ir à praia, piscina, ou até mesmo pro dia a dia toda mulher já sabe. Mas e o coletor menstrual? Como se usa? Ele é melhor que absorvente interno e comum?

Coletor menstrual: o que é?

O coletor menstrual ainda é considerado uma novidade no mercado brasileiro, e muitas mulheres ainda possuem pouca informação sobre este produto.

Este objeto tem como objetivo substituir o absorvente externo ou o absorvente interno comum (tampão). Seu material é o silicone medicinal e ele possui um formato de copinho, funcionando como uma barreira, que coleta o fluxo menstrual de forma interna (como o próprio nome diz) e não absorvendo.

O copinho normalmente possui dois tamanhos, sendo classificado em A para mulheres que possuem uma área vaginal maior (geralmente as que já tiveram filhos) ou B para quem a região da vagina é menor e mais comprimida.

Como colocar o coletor menstrual?

O copinho possui um material flexível, por isso, para utilizar, basta dobrar (pressionando uma parte da borda) no formato da letra C e inserir na vagina horizontalmente, em direção ao ânus, bem perto da saída vaginal. Após a inserção, é importante certificar-se de ele se desdobrou corretamente lá dentro do canal vaginal, para isso, você pode pegá-lo pela base e girá-lo.

coletor menstrual
Imagem por: Giphy

Como remover o coletor?

Para retirar o coletor, basta segurar a base, pressionando levemente para facilitar a remoção e puxar para fora.

coletor menstrual
Imagem por: Giphy

Qual o melhor jeito de limpar?

Pode-se fazer a limpeza com água fria e sabão neutro, de preferência durante o banho. No final de cada ciclo, é importante desinfectar com água fervendo.

O coletor menstrual realmente não deixa cheiro?

Mito! Na verdade, ainda é possível sentir o cheiro da menstruação, mas é muito menos forte do que os absorventes comuns, pois não entra em contato com o algodão ou o oxigênio.

Preciso tirar para urinar?

Não! Nem para urinar e nem para dormir. ☺

Incomoda?

Normalmente causa desconforto das primeiras vezes, pela falta de costume, mas ao colocar da forma correta, tem poucas reclamações de incômodos, tanto que muitas mulheres até utilizam para praticar esportes aquáticos.

Qual o tamanho da haste?

Geralmente de 7 a 9 cm. Ela é utilizada para remover o coletor da vagina. Se ela estiver incomodando, pode-se cortá-la no tamanho correto, mas dentro de um limite para não vazar e ainda conseguir retirá-lo.

Mais de uma pessoa pode usar?

Não! O coletor menstrual é pessoal, o uso exclusivo evita a transmissão de doenças, a alteração de PH e o desequilíbrio da flora vaginal.

Vantagens

  • Economia: o coletor tem um preço que varia entre R$85 e R$155 no Brasil, mas só precisa ser comprado uma vez;
  • duração: possui um tempo de “vida” útil de até 10 anos se higienizado corretamente;
  • portabilidade: é mais confortável carregar um coletor do que vários absorventes;
  • conforto: O coletor pode ser usado durante atividade física e não causa sensação de peso;
  • comodidade: os coletores possuem capacidade para um volume de fluxo maior do que os absorventes comuns ou tampões, além disso, o tempo de troca é de 6h a 12h.

Desvantagens

  • Dor ou resistência:  algumas mulheres sentem certa dificuldade para colocar ou retirar o coletor, causada pela força de vácuo formada dentro do canal vaginal (a qual é necessária para evitar vazamentos e para mantê-lo no lugar);
  • vazamento: os vazamentos podem ocorrer por má colocação do dispositivo, excesso de intensidade do fluxo ou não-formação do vácuo interno;
  • cólicas menstruais: algumas mulheres notam um aumento na intensidade destas dores ao usar o coletor (devido ao mal posicionamento);
  • incômodo – algumas vezes, o mau posicionamento do coletor pode causar incômodos;
  • puerpério – o coletor não é recomendável no período pós-parto;
  • virgindade – em alguns modelos, o coletor não é indicado para mulheres que ainda não tiveram relações sexuais, pois o seu uso pode causar o rompimento do hímen.

De qualquer forma, o importante é sempre utilizar o que for mais confortável e rentável para você, sendo o tampão, o absorvente de algodão ou o coletor menstrual.

Gostou de saber mais sobre o coletor menstrual? Ainda tem alguma dúvida que queira tirar? Já utilizou alguma vez? Como foi? Qual o seu preferido: tampão (absorvente interno), absorvente externo ou coletor? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui