Vasectomia – Passo a passo da operação

Compartilhe

A vasectomia é um procedimento cirúrgico contraceptivo, ou seja, impede a chegada do espermatozoide ao sêmen, e como consequência deixa o homem infértil. Ela é considerada o método contraceptivo mais eficiente e eficaz entre todos os métodos contraceptivos.

Entretanto, inúmeras incertezas e paradigmas pairam nas cabeças dos homens, são tabus, preconceitos e dilemas fantasiosos que não condizem com a realidade, e que necessitam serem questionados e debatidos na sociedade.

Resultantes muitas vezes da cultura primitiva, esses pressupostos determinam que o sexo masculino seja reprodutor, e provedor de várias proles. O que não condiz mais com a nossa realidade, bem como faz alusão aos antepassados, que para garantir a perpetuação da espécie procriavam com o maior número de fêmeas para garantir a sobrevivência dos seus genes.

A vasectomia não te fará menos homem!

Conforme foi mencionado acima, esse comportamento instintivo era comum na espécie humana, assim como ainda é observado em outros animais, todavia, com a evolução, as diretrizes relacionadas à fomentação familiar e geração de filhos são outras; mas, mesmo assim, ainda encontramos resquícios em nosso inconsciente coletivo primitivo dessa necessidade retrógrada. É um instinto arcaico que faz muitos homens sentirem medo de perderem a “macheza”.

cta-tinos-hair-homem

Os 2 maiores medo em se fazer a cirurgia

Medo 1:

Há uma crendice popular, que a vasectomia altera o desempenho do pênis, que o mesmo, deixará de ficar tão ereto como era antes do procedimento. O que é um grande equivoco! Pois a cirurgia não é na estrutura peniana, portanto, não impede em nada a ereção.

Muito pelo contrário, os homens vasectomizados possuem uma desenvoltura melhor na cama, e não pense você que é devido ao procedimento. Na verdade, o fato de poder manter a relação sexual, sem a neura do risco de uma gravidez indesejada dissolve a pressão e deixa o homem mais solto. A mulher também se beneficia ficando mais desenvolta na hora do sexo, pois não engravidará sem querer ou ter planejado.

Medo 2:

Muitos homens possuem o medo de perderem o seu status de macho alpha procriador, por mais que já tenham filhos, simplesmente os assombra a possibilidade de não poderem ter outros herdeiros, e deixarem de fazer parte do grupo de procriadores masters. O que não faz sentido por dois motivos. Primeiro, é possível reverter a cirurgia, e segundo manter mesmo que inconscientemente esse status é degradante e opressor.

“A reversão da vasectomia é um ato tecnicamente viável e possível. Se a reversão for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, em 90% dos casos o espermograma é bom e, em 70% existe a chance de a mulher engravidar.”

-Sami Arap.

vasectomia

Como é feita a operação?

A seguir um especialista detalha como ocorre a operação. Entretanto, é importante esclarecer que muitos homens deixam que as suas mulheres façam uma laqueadura, que é um procedimento cirúrgico muito mais delicado, bem como demanda de muito mais cuidados, só para escaparem da mesa de cirurgia e preservarem a sua “integridade masculina”. O que demonstra egoísmo, falta de empatia e um comportamento egocêntrico. Veja como é realizada uma vasectomia:

“A vasectomia é uma operação realmente muito simples. O indivíduo não precisa estar em jejum. Na sala de cirurgia, é feita uma pequena infiltração local com anestésico e uma incisão de 1 cm em cada lado do saco escrotal.”

-Sami Arap.

A seguir, é esclarecido o único momento no qual o homem sente desconforto na cirurgia, ao contrário da laqueadura que demanda um grande cuidado no pós-operatório, necessitando de muitos dias de repouso, e de um acompanhamento minucioso para evitar os riscos para a saúde da mulher.

“O maior desconforto que o paciente experimenta é quando o médico isola digitalmente os deferentes, canais que levam os espermatozoides do epidídimo para a uretra e anestesia de novo. A seguir, corta-se o deferente, interpõe-se tecido conjuntivo entre dois pontos para não recanalizar e fecha-se a incisão. Pronto. O indivíduo está liberado para voltar para casa. Muitos saem do hospital e vão direto para o trabalho sem problema.”

-Sami Arap.

A vasectomia é simples, e não demanda grandes cuidados, e caso você esteja avaliando realizar ou não a operação, converse com a sua companheira para juntos avaliarem os impactos. Você já fez a vasectomia, e como foi o pós-operatório? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui