O pilates e a yoga estão dentre os exercícios preferidos das mulheres que buscam saúde e bem-estar. Ambos são benéficos e, por vezes, chegam a ser confundidos. De fato eles possuem algumas similaridades, mas os treinos yoga e pilates são distintos, assim como as suas vantagens. Quer saber um pouco mais sobre o pilates e a yoga e descobrir qual deles traz mais benefícios? Então continue lendo nosso artigo e aproveite para descobrir qual das duas atividades físicas é a ideal para você.
E o pilates, o que é?
O pilates é um conjunto de técnicas idealizado por Joseph Pilates, com o intuito de transformar o corpo franzino em um corpo forte, definido e robusto. Esse método alia a flexibilidade, força e estabilidade muscular e, durante muito tempo, foi utilizado na terapia de recuperação de soldados.
Ele está na rotina de muitas celebridades e ajuda em diversas funções no corpo, o Pilates é um método de alongamento e exercício físico que se utiliza do peso do próprio corpo durante sua execução, oferecendo ao praticante maior flexibilidade.
O Pilates tem como função principal, acionar a força dos músculos abdominais, trabalhar o controle e respiração, a fluidez e a concentração. Além de prevenir fraturas nos ossos, ele estimula a coordenação motora, melhorar a flexibilidade, corrigi a postura, ameniza dores e combate ao estresse, esse exercício também auxilia no emagrecimento já que acelera o metabolismo. Para emagrecimento a atividade é trabalhada de modo aeróbico, ou por meio da tonificação dos músculos, sendo assim o pilates une as duas coisas, ele evita a flacidez e ajuda a reduzir medidas.
Quanto ao pilates, quais são os benefícios?
Assim como a yoga, o pilates é muito benéfico. As vantagens da prática desse tipo de exercício são:
- Melhora da postura;
- Torna a respiração mais eficiente;
- Ajuda na conquista de uma silhueta enxuta;
- Deixa os músculos tonificados;
- Melhora a coordenação e o equilíbrio;
- Otimiza as articulações;
- Aumenta a força e flexibilidade.
Afinal de contas, o que é Yoga?
A yoga é uma prática milenar que tem como principal objetivo a integração de corpo e mente sadios. Dentro da yoga existem várias divisões com focos diferentes, seja na postura e nos exercícios ou mesmo da filosofia “Mens sana in corpore sano”, que significa mente sã em corpo são. Normalmente associada ao hinduísmo e ao budismo, a yoga conquistou inúmeros adeptos ao redor do mundo, e é famosa por exercícios voltados para a mente, a exemplo da meditação.
Quais são os benefícios da prática de yoga?
A yoga traz múltiplos benefícios para sua saúde. Alguns desses benefícios são:
- Energização;
- Restauração do equilíbrio;
- Promoção do bem-estar;
- Fortalecimento do corpo e da mente;
- Aumento da flexibilidade;
- Produção da sensação de felicidade;
- Relaxamento;
- Estabilização do sistema nervoso.
Qual a diferença do Pilates para o Yoga?
Muita gente confunde a Yoga com o Pilates, pois ambas as práticas trabalham a concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração por meio de exercícios corporais, porém há diferenças.
O Yoga trabalha com o equilíbrio mental e espiritual, é ideal para quem busca o auto conhecimento, sua prática envolve correção da postura, exercícios respiratórios, meditação e até mudanças de vida como na alimentação. Já o Pilates, como citado, fortalece a musculatura através do realinhamento da postura, preparando o corpo para o desempenho de outras atividades físicas, além de proporcionar outros benefícios como a melhora de lesões e dores.
Ou seja, o Yoga trabalha o corpo como um todo, mente e físico, já o Pilates exercita os músculos com o auxílio de aparelhos específicos, e tem como objetivo melhorar a saúde e manter a boa forma.
Quem deve praticar Yoga e Pilates?
A yoga é recomendada para pessoas que buscam trabalhar a força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Também é perfeita para acalmar corpo e mente, já que mexe os músculos e ajuda aliviar as tensões. Quem tem problemas de coluna, osteoporose e osteoartrite deve evitar esse tipo de treino ou adequar a prática de yoga às limitações físicas.
Quanto ao pilates, essa modalidade de exercício é indicada para pessoas disciplinadas, que desejam trabalhar áreas específicas do corpo. Deve ser evitado por quem deseja resultados muito rápidos, pois os avanços no pilates são lentos e graduais. O imediatismo, nesse caso, pode gerar frustrações.
No mais, homens e mulheres podem praticar yoga ou pilates, não importando a idade. Ambas as modalidades, inclusive, são indicadas para pessoas maduras e sem nenhum histórico de prática de exercícios, basta que sejam bem orientadas e acompanhadas.
Como você bem viu, ambas as modalidades de exercícios são benéficas para a saúde. Não há melhor ou pior! Elas são apenas diferentes! A escolha certa depende mais dos objetivos que o praticante tem, do que do exercício em si.
E aí, o que achou do nosso artigo? Ficou mais fácil escolher entre Yoga e Pilates? Compartilhe as suas opiniões e experiências com a gente usando o espaço reservado para comentários!