O que é Impingem? Saiba o que manchinhas na pele revelam

Compartilhe
o-que-e-impingem
O que é impingem?

Sabe aquela coceirinha incômoda? Aquelas pequenas manchas vermelhas na pele ou na cabeça, que parecem inofensivas? Cuidado com estes sintomas, isto pode ser impingem!

O que é Impingem e qual a sua causa?

Chamada por médicos de dermatofitose, a Impingem é uma doença contagiosa, causada por fungos, podendo aparecer na pele ou no couro cabeludo. Ela afeta todas as idades, mas é muito mais comum na faixa etária de 3 a 60 anos.

Geralmente, a infecção fúngica acontece por excesso de sujeira ou suor, que se unem à umidade da pele. O tecido cutâneo é feito por queratina, substância a qual fungos adoram se alimentar. Locais úmidos e quentes são perfeitos para proliferação fúngica, logo, se a pessoa estiver com imunidade baixa em um ambiente com estas características, poderá contrair a doença.

Além disso, a Impingem também é transmitida por contato direto, tocando a pele da pessoa contaminada (até mesmo com um simples aperto de mão ou abraço) e através de contato com um animal ou objeto infectados.

Sintomas da Impingem

“Geralmente, a micose é escamosa e pode ficar vermelha e coçar. Micoses no couro cabeludo são comuns em crianças, podendo causar calvície em certas áreas.”
— Hospital Israelita Albert Einstein
impingem
sintomas da impingem

Além das alterações citadas acima, a Impingem também pode apresentar:

Tratamentos

O tratamento para Impingem consiste em higienização correta da pele, já que pode ser causada pela sujeira, uso de cremes antifungos aplicados na pele (geralmente fluconazol, itraconazol, cetoconazol, terbinafina, amorolfina, ciclopirox olamina e naftifina) e remédios de uso oral, como corticoides e antibióticos, em casos mais agravados. É comum que em pouco tempo de uso dos medicamentos, as manchas já desapareçam, mas é sempre bom continuar o uso até o final, para que a doença não volte mais resistente.

Lembre-se de procurar um dermatologista ao notar os primeiros sinais da doença, evitando o uso de medicamentos de farmácia por conta própria, já que isso pode disfarçar os efeitos do problema, mas não ser capaz de tratar, fazendo também com que ela possa voltar intensa e mais difícil de tratar.

Cura da Impingem pela natureza

impingem
tratamento natural para impingem

Existem vários tratamentos naturais, que podem ser feitos em casa, auxiliando no alívio dos sintomas da impingem e até mesmo na cura.

Levedura de cerveja

Este poderoso ingrediente auxilia o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do corpo contra bactérias e fungos. Devido à isso, a levedura de cerveja consegue exterminar rapidamente o fator que causa a doença.

Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de levedura de cerveja;
  • água.
Modo de fazer

Faça a mistura com um pouco de água e a levedura de cerveja. Esses ingredientes podem ser tomados ou acrescentados em massas ou sopas. O “remédio caseiro” deve ser ingerido diariamente, por um período consecutivo de 10 dias, para que se possa obter os resultados de forma mais rápida e eficaz.

Alecrim-pimenta

Esta planta tem grandes propriedades antifungos, podendo ser usada na hora do banho, assim, o alecrim-pimenta se torna uma forma prática de eliminar a impingem.

Ingredientes
  • 4 folhas de alecrim-pimenta;
  • 1 L de água.
Modo de fazer

Despeje a água em uma jarra junto com as folhas de alecrim-pimenta. Espere ferver e depois deixe repousar por um período de 6h. Após este tempo, coe e utilize o líquido para lavar a área afetada pela impingem, de 2 a 3 vezes por dia, até que os sintomas cessem.

Repolho

Esta folha auxilia na redução da coceira e das manchas avermelhadas no corpo, causadas pela doença. O repolho possui ativos anti-inflamatórios que auxiliam no controle do surgimento de sintomas da impingem.

Ingredientes
  • Folhas de repolho.
Modo de fazer

Lave corretamente o repolho. Logo após, remova os talos e amasse as folhas, até que fique numa consistência de pasta. Coloque esta pastinha numa gaze e coloque na área afetada, deixando agir por 3h e, logo em seguida, enxague com água fria. Repita o tratamento 3 a 4 vezes por dia, até que as manchas sumam.

Agora que você sabe mais sobre a impingem, não precisa mais sofrer com as incômodas coceiras e manchas avermelhadas. Já teve ou acha que tem este problema? Como resolveu? Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui