Escova progressiva: mitos e verdades!

Compartilhe
escova-progressiva
Os mitos e verdades sobre a escova progressiva serão elucidados aqui! E agora!

Queridinha daquelas que desejam reduzir o volume e o frizz das madeixas, a escova progressiva é um dos procedimentos mais buscados nos salões de beleza, por pessoas que desejam alterar a textura dos cabelos.

Por ser um procedimento que modifica drasticamente os fios muitos são os mitos, as lendas e contos em volta desse assunto. E o Saudável e feliz a fim de facilitar a sua vida vai desmistificar ou alertar sobre a escova progressiva.

Vale primeiramente reforçar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu que os produtos usados para a realização da escova progressiva não ultrapassem a concentração de no máximo 0,2% em suas composições.

1. Toda progressiva tem formol!

Mito. O mercado de cosméticos é dinâmico! Hoje em dia existem mais de 300 opções de progressivas. Existem produtos sem formol, principalmente depois do decreto da ANVISA.

2. Toda progressiva só alisa se tiver formol?

Mito. Há escovas progressivas com princípios ativos diferenciados que alisam e proporcionam mais cuidado ao cabelo.

3. A escova progressiva faz o cabelo cair?

Mito. Pois, o produto não pode ir diretamente ao couro cabeludo. Se ocorrer uma queda de cabelo, provavelmente será um erro no processo de aplicação.

4. O produto pode encostar-se ao couro cabeludo?

Verdade. Caso ocorra do produto chegar até o couro cabeludo uma das reações notadas é uma descamação (caspa), pois a química fica grudada e a tendência é que o resíduo deva sair aos poucos.

5. A escova progressiva pode ocasionar corte químico?

Verdade. Produtos que contenham fórmulas distintas não podem ser aplicados no mesmo cabelo em um intervalo de tempo muito curto. O corte químico é uma reação química provinda da mistura dos componentes opositores. Exemplo: Quem utiliza guanidina não deve recorrer aos produtos que contenham amônia.

6. A escova progressiva é um procedimento danoso para o cabelo!

Mito. Há especialistas que recomendam esse procedimento para melhorar o aspecto de alguns cabelos. Mas, é claro que a mudança provocada por esse procedimento pode alterar mesmo que temporariamente os fios.

7. Usar shampoo com sal diminui a durabilidade da progressiva?

Verdade.  Shampoos que contenham sal ou são ativadores de limpeza profunda, removem mais rápido o efeito da progressiva.

8. Quanto mais lavar o cabelo, mais rápido sai a progressiva!

Verdade. A água tende a retirar o efeito do procedimento. E quanto mais o cabelo for lavado, mais será removida a progressiva.

9. Progressiva desbota a cor do cabelo?

Verdade. Os cabeleireiros recomendam uma nova tinturação em um determinado intervalo para recompor a cor dos cabelos tingidos.

10. Esse procedimento pode ser realizado em qualquer cabelo?

Verdade. Porém o resultado será individual de acordo com o aspecto e saúde do cabelo.

DESCUBRA:
Escova progressiva X Escova definitiva – Qual alisa mais?

11. É necessário ficar três dias sem lavar o cabelo após o procedimento?

Mito. O cabelo pode ser lavado até no mesmo dia! Acompanhe as ressalvas do seu cabeleireiro.

12. Quem tem cabelo descolorido pode realizar esse procedimento?

Mito. Existem opções de escovas progressivas que não fragilizam os fios que foram descoloridos.

13. É necessária a realização de retoques!

Verdade. O período de reaplicação dependerá da textura do cabelo e dos hábitos da pessoa.

14. Existe diferença entre as escovas marroquina, indiana, inteligente entre outras?

Verdade. Por mais que a finalidade seja a mesma: alisar! Essas escovas progressivas podem levar em suas composições componentes distintos que determinam odores específicos, bem como, resultados.

15. Não preciso mais escovar o cabelo depois de fazer escova progressiva?

Mito. As progressivas são ativadas através do calor, portanto, se faz necessário a secagem e a finalização com a chapinha caso queira um efeito ainda mais liso.

16. Quem faz escova progressiva necessita hidratar os fios?

Verdade. Cabelos com ou sem algum tipo de química necessitam de hidratações usualmente. Os fios possuem uma camada hídrica que precisa ser reposta com frequência, para deixá-los mais sedosos e macios.

17. Pessoas que possuem o cabelo “virgem” não podem fazer escova progressiva?

Mito. Não existe qualquer problema. O que irá alterar é o tipo de escova progressiva recomendada.

18. Há escovas progressivas sem efeito colaterais para o cabelo?

Mito. A estrutura capilar é definida por ligações de enxofre. Quando ocorre um procedimento que rompe essas ligações o cabelo não volta a ser igual. A escova progressiva tem por objetivo o rompimento dessas ligações para alisar o fio. Após o procedimento químico, algumas texturas capilares não voltam ao formato anterior.

19. E a escova progressiva inteligente  é verdade ou mito?

Verdade. As escovas progressivas inteligentes também ativam o rompimento das ligações químicas, entretanto, são bem menos danosos para o cabelo. É claro que o efeito é bem menos duradouro.

Fazer ou não uma escova progressiva é uma decisão que deve ser tomada com cautela, bem como é necessário levar em consideração todos os fatores favoráveis ou contra.

Procure um especialista de sua confiança e solicite um teste de mecha para saber como será o efeito da química no seu cabelo. Afinal, as mulheres já passam por tanta coisa, e não precisa sofrer com mais esse problema. Invista em ativos nutritivos e hidratações para fortalecer e deixar os seus cabelos ainda mais saudáveis após a escova progressiva.

E aí, você já fez escova progressiva? Deixe um comentário de como foi a sua experiência.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

33 COMENTÁRIOS

    • Olá Erika! A progressiva sem formou não afina o cabelo. Por isso fique atenta aos componentes dos produtos utilizados.

    • Não é verdade! Muito pelo contrário a progressiva remove toda a proteção do cabelo, pois altera a textura capilar (mesmo que temporariamente). Como o cabelo fica fraco e vulnerável é de suma importância realizar máscaras de hidratação para repor os nutrientes que a química removeu. Esperamos tê-la ajudado. Abraços

  1. Tenho o cabelo levemente ondulado mas a raiz é lisa,irei dar progressiva com formol,depois de alguns meses meu cabelo irá voltar ao normal?

    • Olá Larissa! Sim, seu cabelo vai voltar ao normal. Encare a progressiva como uma química – conforme você vai lavando o cabelo, ela vai saindo até não restar mais nenhum vestígio do produto aplicado. Prefira sempre as que não contém formol para evitar ressecamento e alergias. Abraços, Equipe Saudável e Feliz

  2. Eu faço progressiva à 4 anos, meu cabelo era cacheado, mas com fios finíssimos, hoje minha raiz cresce crespa, crespa e terrível, será que tem algo a ver com a progressiva?

    • Olá Patrícia, tudo bem? O excesso de química é prejudicial para o cabelo, inclusive no crescimento de novos fios. Se você busca recuperar, precisa parar imediatamente todas as químicas e fazer uma série de restaurações capilares para voltar o mais próximo possível do original, mas nunca mais será 100% igual. Abraços

  3. Bom dia! Uso progressiva a três anos, e agora o cabelo esta grande e lindo, porem quebrando muito. Meu cabelo era cacheado e fino. Gostaria de saber se ele está quebrando pq na hora de fazer a progressiva ela desse para o restante do cabelo, já q ele é fino e a química na hora da escova não fica só na raiz? Se for isso tem algum produto que feche as cutículas para que não desça produto para o comprimento do cabelo?

    • Olá Graziela, tudo bem? Os seus cabelos provavelmente estão quebradiços, pois estão carentes de nutrientes, isso porque a química por mais que seja aplicada somente na raiz, acaba descendo por todo o comprimento do fio. O que você precisa aderir como hábito, é realizar após o tratamento químico, algumas hidratações e recuperações, com o intuito de devolver todos os componentes fundamentais para a saúde do cabelo que foram embora junto com a química. Uma boa maneira de fechar as cutículas são as hidratações a base de óleos naturais. Invista também em produtos para cabelos quimicamente tratados e que contenham baixo teor de sódio. Observe também os alimentos que você está comendo, pois essa quebra pode ser resultante da carência de alguma vitamina. Cuide-se!

  4. Boa tarde
    gostaria de saber se posso tingir o cabelo com coloração sem amônia antes mesmo de lavar o cabelo que está com produto da progressiva?

    • Oi Cláudia! Boa tarde. Tudo bem? É melhor não! O seu cabelo estará sofrendo com ação da progressiva, e passar um outro produtos, mesmo que seja sem amônia poderá danificar a estrutura dos fios. Espere alguns dias após a aplicação da progressiva para tingir os cabelos. Um abraço e um beijo da equipe Saudável e Feliz.

  5. Fiz progressiva por a primeira vez sem ser a definitiva, meu cabelo Pode estragar? Perguntei a várias cabeleleiras e elas disseram que so estraga com o uso da definitiva.É verdade?

    • Olá Karen! Boa tarde. Tudo bem? Não é que o cabelo estraga com a definitiva, o que acontece é que nesse procedimento, os fios não voltarão a ter a textura antiga, pois é uma alteração definitiva. Já com a escova progressiva, o volume e a estrutura capilar voltarão após um período, que pode durar em média de seis a oito meses. Todavia, existem cabelos que possuem estruturas muito sensíveis e podem até mesmo com uma progressiva serem alterados, mesmo que sutilmente. A dica que damos a você é, faça hidratações e recuperações alternadas semanalmente, para que o seu cabelo recupere os nutrientes que foram perdidos ao longo do procedimento químico. E quando for usar a prancha para chapar o cabelo, não se esqueça de passar antes um protetor térmico. Esperamos ter sanado a sua dúvida. Um forte abraço e um beijo da equipe Saudável e Feliz.

  6. Olá Karen! Boa tarde. Tudo bem? Não é que o cabelo estraga com a definitiva, o que acontece é que nesse procedimento, os fios não voltarão a ter a textura antiga, pois é uma alteração definitiva. Já com a escova progressiva, o volume e a estrutura capilar voltarão após um período, que pode durar em média de seis a oito meses. Todavia, existem cabelos que possuem estruturas muito sensíveis e podem até mesmo com uma progressiva serem alterados, mesmo que sutilmente. A dica que damos a você é, faça hidratações e recuperações alternadas semanalmente, para que o seu cabelo recupere os nutrientes que foram perdidos ao longo do procedimento químico. E quando for usar a prancha para chapar o cabelo, não se esqueça de passar antes um protetor térmico. Esperamos ter sanado a sua dúvida. Um forte abraço e um beijo da equipe Saudável e Feliz.

  7. Meu namorado usou uma progressiva sem formol masculina mais ele não está vendo que o cabelo está alisando só fica liso no primeiro dia , e quer optar por uma progressiva com formol , tem algum problema ?

    • Olá Suellen! Sempre recomendamos usar a progressiva SEM formol. Procure recomendações e marcas que tenham boas avaliações sem este componente que irá agredir demais o couro cabeludo e pode trazer problemas irreversíveis.

    • Olá Amanda, como qualquer outro procedimento químico, a progressiva faz com que o crescimento capilar seja mais lento, isso porque a química afeta o processo de desenvolvimento do fio. Procure sempre produtos mais naturais. Beijos – Equipe Saudável & Feliz

    • Olá Layse, os profissionais recomendam aguardar três dias para realizar a lavagem dos cabelos, entretanto, existem inúmeras variações da progressiva, seria interessante contatar o profissional que fez o procedimento em sua cabeça para obter essa informação. Quando for lavar o cabelo, faça antes uma hidratação de fortalecimento. Nós temos dois textos ótimos de óleos que podem te ajudar a deixar os seus cabelos ainda mais fortes e sedosos. Clique nos links para ler as matérias: https://saudavelefeliz.com/oleo-de-amendoas-075/ e https://saudavelefeliz.com/beneficios-do-oleo-de-argan-075/ Cuide dos cabelos. Um abraço da equipe Saudável e Feliz.

  8. Ola, fasso progressiva há 8anos, e comecei a perceber os fios mais ralos na parte de cima, estou notando o coro cabeludo mais visível. A causa disso seria o excesso de progressiva?

    • Olá Samara, assim como qualquer outro processo químico, a progressiva agride sim a textura dos fios, bem como, altera o desenvolvimento de novos fios. O cabelo vai perdendo o volume conforme vai ocorrendo novas aplicações da química. Talvez seja um bom momento para refletir sobre uma transição capilar, e assumir o aspecto natural das madeixas. O que você acha? Cuide do seu cabelo!

    • Olá Fernanda, ambas são boas. O que irá determinar o sucesso é o objetivo a ser alcançado. Tem pessoas que desejam um alisamento total (efeito chapado), entretanto, há que opte apenas por uma redução no volume. Portanto, se for para reduzir o volume a Indiana, é perfeita. Mas se você busca o efeito chapado a marroquina lhe concederá mais rápido esse resultado. A marroquina possui um efeito mais duradouro, entretanto, a indiana contém muita mais agentes nutritivos. Independente da sua escolha, lembre-se que em uma grande escala, ou menor esses procedimentos alteram a textura capilar, portanto, todo o cuidado é necessário. Beijo

  9. Boa tarde ! Minha cunhada fez varias progressivas , ela parou a um ano para voltar a ter os cabelos cacheados . A parte de baixo do cabelo está toda enrolada , faltando somente 4 dedos para tirar a progressiva , porém a parte do topo do cabelo está totalmente lisa desd a raiz, ou seja não cresceu enrolado
    Dependendo da progressiva pode se danificar a estrutura do fio? Isso te, solução ?

    • Olá Beth! Boa tarde. Tudo bem? Pelo que você relatou, ela parou de fazer a progressiva, e está cortando as pontas conforme os fios estão crescendo, correto? Fique tranquila que tem solução sim, normalmente a parte superior dos cabelos demora mais tempo para perder o efeito da química. Diga para a sua cunhada, na medida do possível não prender os cabelos muito forte, pois isso faz com que o fio perca a curvatura, bem como lave os cabelos com shampoos que possuem efeito remoção/limpeza profunda. Investir em ativadores de cachos, fitagens e técnicas de texturização também é recomendável. Diga para ela ter paciência, pois quando ela menos esperar cacheada estará. Um forte abraço e um beijo da equipe Saudável e Feliz.

  10. Eu faço escova com formol, mais algum tempo que não faço pois fiz cirurgia de retirada da tireoide. Como meu cabelo começou a cair, resolvi fazer a terapia dermo capilar, mais meu cabelo está muito cheio e queria fazer a escova, será que posso? Faltam 2 sessões para o término.

    • Olá Aurea! Recomendamos que aguarde o fim do tratamento. Lembre-se que você faz uso da progressiva com formol e mesmo que seja pouca quantidade pode agredir muito o couro cabeludo e como o seu está mais frágil, a melhor solução é esperar. Por enquanto, use técnicas para disfarçar o que não gosta em seu cabelo, como penteados, gloss e até turbantes estão em alta. Desejamos uma ótima recuperação. Abraços de toda nossa equipe

  11. Meu cabelo é bem cacheado mais já estou cansada e por isso quero um liso chapado, recomenda?pode ter ricos de um tempo depois do procedimento. O meu cabelo ficar crespo?

    • Jennepher, bom dia! Tudo bem? O maior risco é em relação a danificação do cabelo. Se já não está mais feliz com os seus cachos, você tem todo o direito de alterar a textura e o aspecto dos fios, mas pense sempre em realizar essa mudança visando o fortalecimento capilar. Invista em hidratações, antes e depois de realizar a progressiva. É evidente que com o tempo será necessária a reaplicação da química, bem como para obter o efeito chapado é importante investir em uma prancha (chapinha). Estamos ansiosos com a sua mudança! Mande fotos após o procedimento. Fique bem e bela! Um forte abraço e um enorme beijo da equipe Saudável e Feliz.

    • Olá Claúdia! Bom dia querida! Tudo bem? Nós temos uma hidratação ótima para quem tem o cabelo progressivado. Que tal fazer uma hidratação com leite, amido de milho e óleo de argan? Na matéria a seguir (https://saudavelefeliz.com/alisar-os-cabelos-com-maisena-055/), nós temos uma ótima hidratação/alisamento com esses produtos. A diferença dessa hidratação é que além de proporcionar o aspecto macio e brilhoso, ela ainda deixará o seu cabelo ainda mais liso. Esperamos que você goste! Um forte abraço e um grande beijo da equipe Saudável e Feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui