Engravidar no climatério é possível?

Compartilhe
engravidar no climatério

O período que antecede a menopausa é chamado de climatério, quando a menstruação começa a ficar irregular e surgem os primeiros sinais da menopausa, ele costuma acontecer entre os 45 e 55 anos. A dúvida que muitas mulheres têm durante o climatério é a possibilidade de uma possível gravidez durante o período. Porém, mesmo com a menstruação irregular e a produção dos hormônios baixas, a mulher pode sim ovular e engravidar.

Gravidez depois dos 40

Após os 35 anos a saúde reprodutiva da mulher começa a diminuir, por isso engravidar após essa idade e principalmente depois dos 40 é considerado uma gravidez de risco, ainda que tenha sido planejada, por isso necessita de uma atenção especial no pré-natal.

Riscos de engravidar tarde

Engravidar tarde aumenta os riscos de síndromes genéticas, diabetes gestacional, hipertensão, parto prematuro e aborto espontâneo. Os sintomas da gravidez são os mesmos do climatério, por isso é importante que a mulher fique atenta. A suspensão da menstruação pode sinalizar uma gravidez inesperada e não que ela está entrando na menopausa.

Mulheres que realmente querem engravidar mais tarde, devem tomar alguns cuidados importantes para uma gestação saudável, como: realizar check-up completo regularmente, consumir vitaminas e ácido Fólico que são importantes para gestantes nessa faixa etária, pois estão relacionados à formação do cérebro do bebê e além disso, ter uma gestação saudável, sem passar estresse, praticando exercícios físicos e mantendo uma boa alimentação.

 

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email