Aprenda a técnica mais prática para pintar o cabelo em casa

Compartilhe
como-pintar-o-cabelo-em-casa

Nem sempre a mulher tem tempo ou dinheiro para ir no salão e fazer aquela coloração renovadora nos cabelos. É o seu caso? Fique tranquila! Vamos explicar como pintar o cabelo em casa.

O que preciso ter para tingir o cabelo?

  • Luvas: são necessárias para não sujar as mãos e para que os produtos químicos não entrem em contato com as unhas, pois elas podem acabar tingidas sem o uso;
  • recipiente de plástico: o recipiente ou vasilha serve para misturar a tintura;
  • capa: para colocar por cima da roupa e não manchá-la;
  • tintura de cabelo: a tinta deve ser escolhida no tom o qual você deseja, para pintar o cabelo em casa (se para chegar na cor ideal, for necessário misturar dois tons, recomenda-se que dê preferência ao salão de cabeleireiro, pois um profissional saberá melhor qual numeração correta de tinta usar);
  • pincel: serve para aplicar a tintura de maneira uniforme.

Por que não se podem usar acessórios de metal para fazer a tintura?

Se for observar, as caixinhas de tintura para cabelos vêm com uma advertência, informando que a coloração não pode ser aplicada com o uso de objetos de metal. Isso ocorre pela presença da amônia na fórmula de algumas das tintas, e ela pode oxidar ao ter contato com metal, gerando problemas como o ressecamento dos cabelos.

“As tinturas contém componentes oxidantes que podem interagir com os metais. Uma interação típica é a reação de decomposição do peróxido de hidrogênio (água oxigenada) catalizada por íons ferro, gerando radicais hidroxila, que são radicais livres muito reativos e capazes de degradar a cutícula e as fibras capilares, oxidar lipídeos, e também alterar o padrão de coloração esperado.” — alega a cosmetologista Maria Inês Harris.

Modo de pintar o cabelo em casa

Após misturar a tinta no recipiente, do jeito informado na caixa, colocar sua capa para não sujar seus trajes e colocar as luvinhas, inicie o passo a passo abaixo.

Passos 1 e 2

Ilustração por: Aprendiz de Cabeleireira

Desembarace todo o cabelo para melhor aplicação e logo em seguida, divida o cabelo em quatro partes, prendendo-as com elástico de cabelo ou xuxinhas (o que for mais maleável para você soltar depois).

Passos 3 e 4

Ilustração por: Aprendiz de Cabeleireira

Pegue aquelas partes do cabelo separadas anteriormente com a xuxinha e divida em mechas ainda menores, prendendo-as com piranhas. Feito isso, inicie soltando as mechas da parte frontal, aplicando a tintura nessa região.

Passos 5 e 6

Ilustração por: Aprendiz de Cabeleireira

Ao terminar a aplicação em todos os fios, massageie levemente os cabelos para penetração da tintura, tomando cuidado para não esfregar as unhas e irritar o couro cabeludo. Espere o tempo informado na embalagem da sua coloração.

 Passos 7 e 8

Ilustração por: Aprendiz de Cabeleireira

Lave bem as madeixas, utilizando bastante água para tirar o excesso de química e aplique aquele creme, que vem junto com a tinta na caixinha (se sua tintura vier sem, aplique um creme de hidratação que você tenha). Após isso, enxague novamente e veja o resultado.

E para descolorir o cabelo em casa?

Preparação

Ilustração por: Wikihow

Os fios precisam estar secos, e de preferência sujos, pois assim o cabelo estará com a sua hidratação natural no couro cabeludo, protegendo-o. Desembarace os cabelos e aplique queratina líquida, inclusive no couro cabeludo. Divida o cabelo em pequenas mechas, assim como na tintura, facilitando assim a aplicação de produtos e prenda as mechas com piranhas ou presilhas.

Mistura

descolorir-3
Ilustração por: Wikihow

Aplique no entorno do cabelo, mais precisamente nas orelhas, na testa, na nunca e no pescoço, uma camada de hidratante ou gel. Isso irá impedir que a pele sofra algum tipo de reação química ou fique manchada.

Faça uma mistura de água oxigenada com pó descolorante. Se seu cabelo for de um tamanho maior, use de 2 a 3 pacotes do pó e adicione a água oxigenada até formar uma massinha.

Ação

descolorir-1
Imagem por: Wikihow

Com o pincel correto, aplique a mistura pela parte da nuca, certificando-se de que nenhuma parte ficou sem o produto. Passe o descolorante no sentido das pontas para a raiz, pois a raiz costuma clarear rapidamente, e para manter um tom uniforme, este processo é necessário.

É importante evitar o contato direto com o couro cabeludo, para que ele não queime.

Gostou das dicas? Você usa outros métodos para pintar o cabelo em casa ou descolorir? Conte-nos quais. Deixe seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui