Terçol – Sintomas e tratamentos

Compartilhe
tercol

Terçol, quais são os sintomas e os tratamentos? Você acabou de acordar e se depara com um inchaço na sua pálpebra e, não é o único incômodo, é notado também um ardor e o crescimento de um ponto na cor vermelha sobre a pele. Após inspecionar através do espelho, é dada a conclusão: é um terçol! E agora?!

Não esmoreça! O compromisso não precisa ser cancelado, apenas não passe maquiagem sobre os olhos, coloque o seu melhor look, e preste atenção no que temos a dizer sobre o terçol. Veja a seguir, uma explicação breve do que é o infortúnio:

“O terçol, ou hordéolo, é uma pequena infecção de uma glândula sebácea Zeiss e Mol, causada por bactérias, geralmente estreptococo ou estafilococo e, dependendo de sua localização, pode ser interno ou externo, atingindo a margem palpebral ou a parte do olho que se conecta aos cílios. A região onde aparece esta afecção fica inchada e dolorida. Existe também outra patologia que afeta a pálpebra, mas que não é provocada por uma infecção e é muito confundido com o terçol, que é o calázio.”

-Débora Carvalho Meldau.

reposicao-hormonal

Sintomas

Agora que já tem conhecimento sobre o que é, aprenda quais são os possíveis sinais que a pálpebra concede, informando a presença da infecção:

  • Incômodo ao piscar;
  • Sensação que os olhos estão com areia;
  • Lacrimejamento;
  • Vermelhidão;
  • Prurido (coceira);
  • Sensibilidade à luz;
  • Aparecimento de um ponto amarelado ou avermelhado;
  • Visão embaçada;
  • Secreções oculares.

Pensando na estética, o inchaço e a presença do ponto que se parece com uma espinha, ou com um pelo encravado, são os sintomas que mais incomodam, todavia, é possível colaborar para que a infecção passe mais rápido, veja como:

Tratamentos

A cura do terçol se dá em curto prazo de tempo, todavia, alguns medicamentos podem potencializar a eliminação das bactérias do organismo. Para as pessoas que estão na melhor idade, ou são imunossuprimidas é de suma importância à busca de um especialista, para que as bactérias não se espalhem pelo organismo agravando o quadro infeccioso. Os remédios prescritos para o tratamento são:

  • Pomadas antibióticas;
  • Antibióticos – via oral (casos especiais);
  • Colírios.

Tratamentos caseiros

Nem todos os casos serão necessários à aplicação de pomadas, ou de quaisquer outros medicamentos. É possível adiantar a drenagem da secreção (que é a fase final da infecção), com dicas caseiras. Quer conhecê-las? Veja!

Higienização dos olhos

Manter os olhos sempre limpos é fundamental para que a infecção passe mais rápido. Lave a região com um sabonete neutro, indicamos o infantil, pois ele não arde e possui um alto poder de higienização. Se preferir limpe a secreção que sai ao longo da semana, com soro fisiológico e uma gaze.

Compressas com água morna

A compressa com água morna é um santo remédio para aliviar o prurido, bem como colabora para que a infecção seja expelida. Faça no mínimo três vezes ao longo do dia.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • Pano limpo.

Modo de aplicação

Ferva a água e quando estiver morna umedeça o pano e coloque-o sobre a pálpebra que está com terçol. Deixe sobre o olho por 10 minutos. Todas as vezes que a temperatura do pano esfriar, umedeça-o novamente. Essa dica é ótima para remover o pus.

tercol-o-que-e
O que é terçol – Saudável e Feliz.

Cuidados básicos com o terçol

Conforme foi informado no começo do texto, não use maquiagem no período em que estiver acometida pelo terçol. Pois, pode bloquear as glândulas, assim como infectar os seus produtos. Não esprema, nem perfure o ponto que se forma sobre a pálpebra. Se a infecção/inflamação persistir por mais de 10 dias procure um oftalmologista imediatamente.

Lendas urbanas

Chamamos agora a sua atenção, para as lendas e crendices que a população indica para o tratamento do terçol que devem ser evitados, pois podem colocar a saúde em risco. Um bom exemplo é passar três vezes o rabo do gato no terçol. Gente, coitado do bichano! Sem contar que não é nem um pouco higiênico passa pelo de um animal sobre uma inflamação. Não faça isso! Outro exemplo, é friccionar a aliança na roupa, e quando estiver quente colocar sobre a pálpebra. Também, não é recomendado. Cuidado! Preserve a sua integridade.

E para arrasar no encontro, se for sobre a luz do dia use óculos de sol, e se caso for à noite relaxe! Deixe o encanto tomar conta da atmosfera. Cuide-se! Você se lembra de quantas vezes já teve terçol? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui