Como perder gordura e ganhar massa? Descubra o jeito certo!

Compartilhe
como perder gordura e ganhar massa
como perder gordura e ganhar massa

O desejo de muitas pessoas é saber como perder aquela gordurinha localizada e ter um corpo mais saudável, almejando uma quantidade maior de músculos. Como então perder gordura e ganhar massa? O Saudável e Feliz mostra pra você!

Entendendo o metabolismo

Para determinar qual a melhor forma de perder gordura e ganhar massa muscular, é importante primeiro entendermos como funciona o metabolismo.

O metabolismo geralmente é dividido em duas categorias:

1. Anabolismo

Ações anabólicas ou de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos, ou seja, é um “metabolismo construtivo”, que gera o crescimento, manutenção e regeneração de órgãos e tecidos (o que faz crescer os músculos);

2. Catabolismo

Ações catabólicas, ou ações de degradação, são reações químicas que decompõem matéria orgânica, com o objetivo de produzir altas quantidades de energia.

Na musculação, é considerado um processo reverso, já que implica num desgaste excessivo da musculatura, degradando a massa corpórea.

Quando o catabolismo supera o anabolismo, o organismo perde massa, e do contrário, o corpo ganha músculos. Se os dois processos estão em equilíbrio, o corpo se encontra num estado que denominado homeostase.

Perder gordura

Primeiramente, para perder gordura, é necessário ter um saldo calórico negativo, ou seja, gastar uma quantidade maior de energia do que costuma consumir.

O que ocorre é que mesmo tendo um gasto energético ao praticar alguma atividade física, esta energia é inferior quando se compara ao gasto energético basal (que o corpo gasta para nos manter vivos, mesmo sem nenhuma atividade), tirando é claro, as atividades rotineiras. Isto implica em que: quando você faz execícios, não perde tanta energia como no momento de descanso (dormindo).

Alimentos que ajudam na perda de gordura

Alguns alimentos podem ajudar na quebra de moléculas de gordura no corpo, reduzindo seu nível calórico, como:

  • pimenta  vermelha – este alimento possui um composto denominado cpsaicina, que aumenta a temperatura corporal, acelerando a velocidade metabólica e auxiliando o organismo na queima das calorias em excesso;
  • vegetais crucíferos – têm um “fitonutriente”, chamado de sulforafano, um poderoso estimulante da enzima que, quando liberada, direciona nossas células à queima de gordura;
  • chá verdeeste é um forte antioxidante, que faz com que um determinado hormônio envie um sinal para que o corpo quebre células de gordura usando a energia estocada.
  • gengibre – é um termogênico natural que acelera o metabolismo e aumenta o gasto de calorias;
  • castanha-do-pará é capaz de se aderir a toxinas e contribuir na eliminação delas, uma ajuda inestimável já que, caso contrário, elas se alojariam em célula de gordura e poderiam causar celulite.

O ganho de massa muscular

como perder gordura e ganhar massa
como perder gordura e ganhar massa

Para ganhar massa muscular, processo denominado de hipertrofia, é necessário que você consuma mais energia do que costuma gastar. Seu organismo, durante o descanso, vai tentar compensar não só o aumento da proteína nos músculos, mas também sua reserva de glicogênio e água.

Devido a isto, uma parte do volume de músculos que você ganha vem de um acúmulo elevado de fontes de energia no organismo, que, em breve, usa uma parte dos nutrientes que se excedem para construir a massa.

Alimentos que ajudam no ganho de massa

Proteínas e gorduras

Perder gordura e ganhar massa

Estes dois juntos podem trazer resultados incríveis! Como explicado anteriormente, é preciso consumir mais energia do que se gasta para o ganho da massa muscular. Ao praticar exercícios físicos, a gordura já existente no corpo pode ser usada como uma fonte de energia. Isso desencadeia a queima da gordura e um valor energético maior para a prática de atividades físicas intensas, propiciando o desenvolvimento muscular, se unido à uma dieta baseada em proteínas.

O que você costuma fazer para perder gordura e ganhar massa? Conte-nos! Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui