Tipos de franja – conheça os mais usados pelas famosas!

Compartilhe
franja
Conheça as franjas mais usadas pelas famosas.

As franjas sempre são uma ótima pedida para que quer mudar o visual, mas não quer mexer no comprimento do cabelo. Além de dar um aspecto mais jovial, elas dão um toque de feminilidade na mulher, e aquele up no visual. São muito usadas no inverno, pois são fáceis de cuidar nessa estação, já que no verão o cabelo fica mais oleoso. E ainda é uma ótima aposta tanto para aquelas pessoas que tem muito cabelo, quanto para as que tem pouco, e os tipos de franja podem ser variados.

CTA - TINOS MULHER-BOTAO-VERDE

Tipos de franja

Essa tendência é uma marca registrada da antiga rainha egípcia Cleópatra, e das melindrosas na década de 20, o que dava um toque infantil e feminino em seu rosto destacado por conta da maquiagem. Na década de 50 o filme “Bonequinha de luxo” popularizou a franja através do corte utilizado pela protagonista Audrey Hepburn. Na mesma época a estilista Coco Chanel levou essa tendência para as passarelas. A partir daí as mulheres começaram a aderir a esse estilo de corte, e foram adaptando e melhorando o visual ao passar dos anos. Veja abaixo alguns estilos de franja adotado pelas celebridades atualmente:

1 – À La Garçonne (1920)

Esse penteado surgiu em 1920 nas madeixas da atriz Louise Brooks no filme “A Caixa de pandora”. Foi completamente revolucionário na época, pois as mulheres costumavam usar o cabelo comprido. A franja fica na altura, ou acima da sobrancelha, e é ideal para rostos redondos, assim seus traços serão valorizados. Esse corte é conhecido como chanel, é uma ótima aposta para quem tem o rosto no formato redondo ou quadrado.

à-la-garçonne
Á direita temos a atriz Katie Holmes no tapete vermelho, e á esquerda a atriz Louise Brooks.

2 – Rockabilly Hair (1940)

Muito usado pelas pin-ups o estilo Rockabilly Hair, ou Curvy Hair foi uma grande influência para as mulheres da época. O penteado é feito com a própria franja, normalmente ela é enrolada, e colocada no topo do cabelo, e ainda há muitas formas de usar esse estilo. Mesmo que tenho sido predominante nos anos 40 e 50 até hoje muitas mulheres usam esse tipo de penteado. Além disso ele teve grande influência para desenvolver muitos outros, como o lob ou long bob que conhecemos hoje. Ideal para rosto oval ou com formato triangular, pois a franja enrolada no topo do cabelo valoriza as características faciais como um conjunto.

rockabilly-hair
Á esquerda vemos a cantora norte-americana Katy Perry com seu Rockabilly hair rosa, e á direita a atriz Betty Grable.

3 – Gamine Bang (1950)

O corte foi inspirado na atriz Audrey Hepburn, que usava a franja acima da altura da sobrancelha, com o cabelo na altura do ombro. Uma franja bem repicada na altura da metade da testa que valoriza a sobrancelha e os olhos. Além disso, se trata de uma franja bem repicada, ideal para quem tem o rosto do formato quadrado ou triangulo invertido. Pode se jogar, sem medo!

gamine-bang
Á esquerda a atriz Audrey Hepburn durante as gravações do filme “Sabrina” de 1954.

4 – A lá Brigitte Bardot (1960)

A atriz francesa Brigitte Bardot foi um dos símbolos femininos mais conhecidos nos anos 50 e 60. Seu penteado com um grande topete volumoso e franjas laterais na altura da maçã do rosto é um ícone. Atualmente muitos artistas como Adele, Ariana Grande, Mischa Barton, Iggy Azelea e a modelo brasileira Gisele Bündchen se inspiram em seu corte de franja e cabelo. Esse tipo de franja é ótimo para quem tem o formato do rosto redondo, pois a franja na altura da maçã valoriza os traços superiores da face.

Á esquerda você vê a cantora Adele, e a direita a atriz hollywoodiana Brigitte Bardot

5 – Baby Bangs ou Bettie Bangs (1960)

Esse estilo de franja ficou muito conhecido graças a modelo norte-americana Bettie Page. Uma franja reta, bem cheia, sem repicado algum. Por ser uma franja reta ela proporciona uma simetria visual. Ela é ideal para rosto com formato oval ou triangulo invertido.

Krysten Ritter, protagonista da série Jessica Jones á esquerda. E a direita a modelo americana Bettie Page.

6 – Pixie Cut (1970)

A primeira aparição do corte foi em 1949 com Elizabeth Taylor, mas ele começou a se popularizar nos anos 60 e 70. A partir daí muitas modelos começaram a assumir o corte curto com a franja na testa. Isso serviu de grande influência para que outras mulheres também usassem. Em 1986 a cantora Madonna apareceu com o corte Pixie Cut. A princesa de gales Diana usava esse tipo de franja que era sua marca registrada. Até hoje muitas mulheres usam esse corte que é ideal para quem tem o rosto no formato oval.

Kris Jenner e Princesa Diana da esquerda para direita.

Gostou dos tipos de franja? Agora você já sabe que se quiser mudar o visual sem mexer no comprimento a franja é uma ótima pedida. Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui