Como cortar a franja sozinha?

Compartilhe
cortar-a-franja-sozinha
Não é difícil cortar a franja sozinha. Existem algumas técnicas que podem te ajudar na execução do corte.

Um belo dia você acorda e decidi dar aquela repaginada no visual, diante do espelho você tem uma ideia. Cortar a franja! Entretanto, você fica com receio de não conseguir executar o corte direito. Será que você consegue cortar a franja sozinha? É claro que sim! Cortar a sua própria franja é muito fácil, pois existem inúmeras técnicas que facilitam o corte e evitam que você erre na hora de passar a tesoura no cabelo.

A franja reta e a década de ouro

A franja reta é uma inspiração nas grandes atrizes da década de 70, pois foi um corte de cabelo muito utilizado pelas mulheres naquela época, entretanto, a mania consumiu a cabeça do público feminino nos anos 80, onde o excesso era o diferencial. Portanto, personalidade e atitude são fundamentais para quem deseja aderir esse tipo de franja.

O formato do seu rosto também irá ser um fator determinante, pois não são todos os rostos que ficam bem com esse tipo de franja. A franja reta fica melhor em pessoas que tem a face mais alongada e a testa alta (a testa alta da sustentação para a franja reta). Pintou aquela dúvida, se a franja ficará bem ou não em você? Faça o teste!

Seu-cabelo-forte-novamente

Em frente ao espelho você consegue ter uma noção de como ficará a franja em seu rosto. Olhando para o espelho, com uma das mãos cubra a testa e avalie como ficaram as proporções do seu nariz, queixo e olhos. A franja reta tende atenuar esses pontos, e se você perceber que eles estão demasiadamente desproporcionais é melhor optar por outro modelo.

O passo a passo para cortar a franja sozinha

A franja reta deve ter no máximo de 5 cm a 7 cm a partir da linha do cabelo, ela deve cobrir completamente a largura da testa, entretanto, não pode tampar o seus olhos. Você não quer parecer um lhasa apso, não é mesmo?! Muito menos ser chamada de floquinho (o cachorro do cebolinha da turma da Mônica).

cortar-a-franja-sozinha
É importante separar a quantidade de cabelo que será cortado.

Passo 1: definindo a quantidade de cabelo que virará uma franja

Para cortar a franja sozinha em casa, você precisará de um pente para auxiliá-la na separação da madeixa. Com a ajuda do pente, traga a quantidade de cabelo que será cortada para frente do seu rosto. Faça uma divisão triangular, ou seja, o cabelo deve começar alongando a partir dos olhos e deve estreitar depois que passar da testa e chegar ao couro cabeludo. Para facilitar prenda o resto do cabelo com um rabo de cavalo. Uma dica é medir a lateral do triângulo (final da franja) com o fim de cada sobrancelha.

cortar-a-franja-sozinha
Com a ajuda de um pente faça a divisão do cabelo. A lateral da franja deve estar alinhada com o final da sobrancelha.

Passo 2: enrolando o cabelo para facilitar o corte

O truque para conseguir cortar a franja sozinha está neste passo! Quando você enrola o cabelo para cortá-lo, você diminui as chances de deixar a franja torta e desalinhada. Você deve enrolar os fios com as pontas do dedo e pressionar bastante, para que o cabelo não se solte. É importante ficar segurando com uma das mãos o “enroladinho”.

cortar-a-franja-sozinha
Para facilitar o corte da franja, enrole o cabelo que foi separado.

Passo 3: 1,2,3 e corta!

Confiante, destemida e acreditando no visual deslumbrante que irá ficar, com a outra mão corte o “enroladinho” na altura que você desejar.

  • Dica 1: corte sempre um pouco mais para baixo da altura estimada;
  • Dica 2: se a franja ficar muito longa, corte mais uma vez até chegar no cumprimento desejado;
  • Dica 3: não se esqueça que a franja reta deve cobrir toda a testa, entretanto, não pode tampar os seus olhos;
  • Dica 4: alguns fios podem escapar do corte! Portanto, se for necessário apare os fujões deixando-os no mesmo cumprimento do resto da franja.
Como-cortar-a-franja-sozinha
Com uma mão você segura o cabelo e determina a altura do corte, e com a outra mão você corta com a tesoura.

Passo 4: finalizando o corte da franja reta

Alguns fios podem ficar grudados em seu rosto, você pode removê-los com o auxílio de um pincel com talco. Após o corte, não se esqueça de lavar o cabelo e fazer a secagem da franja com uma escova grande e com o secador.

  • Dica 1: optar por uma escova grande, irá evitar que fiquem marcas no cumprimento da franja reta;
  • Dica 2: um fixador pode manter os fios rigorosamente alinhados. Você pode aplicar o fixador spray antes de escovar a franja.
  • Dica 3: não se esqueça de ter sempre em mãos um xampu a seco! Como a franja reta fica muito próxima da raiz capilar, a tendência é que ocorra uma grande estimulação de oleosidade no couro cabeludo dessa região;
  • Dica 4: outros produtos que não podem faltar no armário de quem tem uma franja reta, é um sabonete anti-oleosidade e um adstringente para o rosto, pois a testa tende a concentrar uma grande quantidade de sebo podendo acarretar no aparecimento de acnes e cravos.
cortar-a-franja-sozinha
Depois de cortar os fios, você pode lavar os cabelos e secar com o secador para deixar a franja definida e alinhada.

Não se esqueça de que optar pela franja reta é ter que assinar um contrato com os looks mais repaginados e ousados do seu guarda-roupa! Ao contrário, você passará uma imagem infantilizada! Agora que você está apta em cortar a franja sozinha, não perca tempo! Mude já o seu visual.

E aí, gostou? Achou fácil o processo do corte? Está confiante? Então corte e depois compartilhe conosco como ficou o resultado.

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui