Cuidados da pele após os 40 anos

Compartilhe
cuidados-da-pele

Verdade seja dita: por mais que a mulher tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos e seja cuidadosa com a aparência em geral, a pele depois dos 40 não é a mesma. Isso acontece devido a vários fatores, no entanto, a aproximação da menopausa é um dos maiores vilões, pois os cuidados da pele se tornam mais difíceis, afim de evitar consequências como a perda a força e a elasticidade.

Outro detalhe que contribui para o envelhecimento da pele é a diminuição na produção de colágeno e elastina, que fazem com que a pele fique com rugas aparentes e flacidez indesejada.

Infelizmente, esse processo acontece com a grande maioria das mulheres. Porém, existem alguns cuidados da pele que, quando tomados regularmente, fazem com que ela continue bonita e sedosa por muito mais tempo. Confira quais são esses hábitos e comece a adotá-los o quanto antes para ficar sempre com um rosto jovem e sem rugas.

Hidrate a pele regularmente

Uma mulher moderna e vaidosa não chega aos 40 anos sem saber a importância da hidratação para o bem-estar do organismo. No entanto, se você anda um pouco descuidada nessa área, a hora de restabelecer o bom hábito é agora. O passar do tempo reduz a hidratação da pele e deixa especialmente rosto e pescoço com aspecto craquelado, linhas finas e as manchas mais evidentes.

Para retardar esse processo, além de beber uma boa quantidade de água durante o dia, é preciso passar hidratantes na área diariamente, ou sempre que sentir que a pele está ressecada. Produtos com ácido hialurônico ajudam a manter a umidade ao cuidados da pele, se for necessário.

Para o restante do corpo, um hidratante comum já é suficiente, na maioria dos casos. Os banhos frios, além de ajudar com os calores da menopausa, também são ótimos para manter a pele firme, pois a água quente prejudica o manto hidrolipídico da pele.

aw-plus

Mantenha a pele sempre limpinha

Depois de relembrar o segredinho para manter a pele hidratada, outro que deve receber uma atenção redobrada depois dos 40 é a limpeza da mesma. Afinal, é ela que promove a retirada da pele morta, promovendo renovação celular, que resulta em uma cútis muito mais aveludada. Para isso, não podemos deixar de lado algumas dicas importantes, como lavar o rosto diariamente com um sabonete neutro ou específico para a pele do rosto.

Além disso, não custa nada lembrar que é expressamente proibido dormir com maquiagem no rosto. Por isso, mesmo que seu dia seja longo e cansativo, dedique alguns minutos para limpar a pele com um demaquilante e lavá-la. A maquiagem prejudica a respiração celular, deixando a pele com a aparência opaca e cansada, que é exatamente o que precisamos combater nessa idade.

Use vitaminas e minerais para pele depois dos 40

Ter uma alimentação saudável é um cuidado essencial para pessoas de todas as idades. Porém, após os 40 anos ela se torna uma grande aliada da aparência. Ao ingerir uma boa variedade de legumes, frutas, verduras, carnes e grãos, fornecemos ao organismo as vitaminas que ele precisa para cumprir suas funções, entre elas, a regeneração celular, que nos deixa com a pele mais viçosa.

Porém, em alguns casos, o problema pode não estar na alimentação. Então, são indicados os multivitamínicos, pílulas que contém a quantidade necessária de cada nutriente para o bom funcionamento do organismo. Existem também alguns complementos alimentares que entram em cena para garantir a redução dos sintomas da menopausa. Alguns produtos, como o Active Woman Plus, oferecem uma combinação de substâncias que melhoram a vida das mulheres nesse momento.

Entre os principais estão o ômega 3 e 6, duas gorduras poli-insaturadas que são conhecidas por reduzir os sintomas dessa fase da vida da mulher. Ondas de calor, estresse e depressão se beneficiam desses lipídios, que também melhoram a pele por possuírem ação anti-inflamatória e protegerem dos danos da ação do sol.

Use filtro solar sempre

Outro erro comum entre as mulheres maduras é achar que como a pele já está envelhecendo, não adianta mais cuidar dela. Muito pelo contrário! Quanto maior for atenção à aparência, o processo de envelhecimento será bem mais demorado e você aparentará ser mais nova do que realmente é.

Isso quer dizer que sim, você terá que aplicar filtro solar na sua pele depois dos 40 anos. E não só nos dias de exposição ao sol, viu? Transforme essa responsabilidade em um hábito e aplique o produto na pele no mínimo 3 vezes ao dia, mesmo em dias nublados. Em pouco tempo você perceberá os benefícios de bloquear as agressões do sol. As manchas e as rugas, por exemplo, ficarão mais suaves e o câncer de pele poderá ser evitado.

Se você precisa estimular a produção de vitamina D, prefira ficar sem o filtro solar no período da manhã, antes das 8 horas, em que o sol está mais fraco e os prejuízos são menores.

Invista em cremes e tratamentos

Por fim, os tradicionais creminhos que evitam rugas e os danos da idade à pele também podem ajudar e muito na recuperação da pele. Nessa fase da vida é interessante buscar aqueles à base de soja, que estimulam a produção do hormônio bioidêntico, reduzindo o impacto da perda hormonal da menopausa. Outra opção que traz mais firmeza e elasticidade à pele é o retinol, substância também conhecida como vitamina A.

Os tratamentos estéticos como a limpeza de pele e peeling ajudam a dar mais força, além de estimularem a produção de colágeno, que é essencial para a firmeza da pele e suavização das manchas de pele. Nos casos em que as rugas estão mais aparentes também é possível realizar o preenchimento com botox e o tratamento com luz pulsada.

Para manter os cuidados da pele depois dos 40 e deixá-la linda, hidratada e firme é preciso ter dedicação. Esses cuidados fazem a diferença para enfrentar a queda de autoestima da menopausa, entre os outros sintomas da ação da idade. Por isso, esse é o momento de tomar uma atitude e se organizar para cuidar melhor de si mesma e continuar bonita e confiante por muito mais tempo! Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email