Tranças afro, prejudicam os cabelos? – Mitos e Verdades

Compartilhe
box-braids-2
As tranças afro existem a milenios, porém se popularizou nos anos 70, através dos hippies e da cultura black.

Alguns estudiosos revelaram que as tranças afro surgiram a mais de 20 mil anos a.C. Essa afirmação surgiu a partir das investigações das esculturas da Vênus de Brassempouy e Willendorf. Essas esculturas têm mais de 22 mil anos e ambas possuem características em suas cabeças que remetem a tranças. A partir desses estudos descobriu-se que esse penteado não é tão atual quanto imaginamos. Muitas tribos africanas em torno de 3.500 a. C. usavam tranças para que pudessem identificar seu estado civil, religião e a qual tribo pertencia. Nessa cultura o uso de muitas tranças significava riqueza, quanto mais tranças, mais rico. Por isso podemos ver a imagem da Cleópatra esbanjando esse penteado.

Com o passar dos anos o penteado foi se popularizando e tomando conta do mundo. As tranças chegaram no Brasil através dos negros que vieram da África no período colonial, dado conta que essa era uma das características principais de seus ancestrais. Mas só nos anos 70 com a chegada da cultura black que esse penteado se tornou moda e viralizou no mundo todo. Hoje as tranças nos cabelos afro são muito usadas e tem inúmeros formatos e tipos, e diferentes culturas aderiram a esses penteados. Mas será que elas podem ser prejudiciais para as madeixas?

Tipos de tranças afro

Para saber se as tranças afro podem prejudicar os fios é importante saber que existem vários tipo e versões dela. As mais conhecidas são a trança nagô e a box braids.

Box Braids

box-braids
As tranças box braids são extensões de cabelo aplicadas na raiz dos fios naturais.

A box braids viraram tendência após a rainha do pop Beyoncé aparecer com as madeixas trançadas em seu documentário Life But a Dream em 2013. Depois disso a procura pela box braids aumentou cada vez mais. Porém sempre há um certo receio antes de aderir a esses procedimentos que podem prejudicar nossos cabelos. Então conheça mais sobre essa tendência no mundo todo.

A box Braids prejudica os cabelos?

Isso não passa de um mito, pois essa trança é totalmente sintética, e funciona como um aplique. O comprimento pode ser feito de lã ou de fibra kanekalon. A extensão sintética envolve o cabelo dentro do material, e funciona como uma proteção do vento, sol e poluição para os fios naturais. Então além de não ser prejudicial pode ser muito benéfico para o cuidado das madeixas. Porém se não tiver o devido cuidado, higiene e manutenção das tranças pode estragar os fios naturais. Além disso, é necessário escolher alguém que realmente saiba realizar o procedimento sem agredir o couro e o comprimento do cabelo.

A box braids ajuda no crescimento do cabelo?

Isso pode ser considerado uma verdade por partes. Se você aderir às tranças afro, não quer dizer que o seu cabelo cresça mais rápido que o normal, isso é um mito. Mas, como foi falado anteriormente a box braids protegem o comprimento do cabelo do sol, vento, poluição. Logo, as tranças evitam a quebra, o ressecamento e a queda dos fios.

A box braids ajuda na transição capilar?

Sim, isso é uma verdade incontestável. Para quem está passando por uma transição capilar, a box braids ajudam a disfarçar a textura e controlar o crescimento. E como foi falando no tópico anterior, ela vai te ajudar a evitar os fios quebradiços e mais saudáveis, protegendo a parte natural.

Trança Nagô

trança-nago
A trança nagô é conhecida por ser um símbolo da cultura black e do hip-hop.

A trança nagô voltou a ser usada em torno da década de 70 como um movimento do hip-hop em forma de protesto e comunicação. A trança é mais usada entre afrodescendentes ou pessoas ligadas a cultura afro. A trança nagô é um pouco diferente da box braids, pois não é usado aplique de fio sintético. A trança é feita grudada na raiz, deixando o couro a vista, como mostra a imagem acima. Mas será que ela pode ser prejudicial aos fios ou para o couro cabeludo? Veja abaixo!

As tranças nagô prejudicam o cabelo?

As tranças nagô não prejudicam o cabelo, mas deve ter muito cuidado ao realizar o procedimento. Por ser embutida, e próximo da raiz do couro, deve ser realizado por um profissional, caso contrário poderá resultar em fios quebradiços e um couro cabeludo fragilizado. Além disso alguns cuidados pós procedimento ajudam na resistência do cabelo.

Há um limite de tempo para permanecer com as tranças?

Sim, e o prazo deve ser levado a sério. As tranças afro podem durar cerca de 15 dias ou até mais, depende apenas do cuidado que tiver. Ela não pode ser lavada todo dia, e quando for lavada deve usar uma touca de meia para proteger a trança. Alguns produtinhos podem ajudar da manutenção da mesma, como óleo capilar para evitar o frizz.

Bom, agora você já sabe que as tranças afro não prejudicam os fios, é tudo uma questão de cuidado e manutenção. O que achou do post? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui