Como envelhecer com saúde? 6 dicas imperdíveis

Compartilhe
como-envelhecer-com-saude

Você já se fez a seguinte pergunta:como envelhecer com saúde? A resposta para algumas pessoas pode ser bem simples. Mas, para outras ela será complexa, muito porque, vivemos em uma dinâmica recheada de abstrações e subjetividades, em que a todo momento máximas que eram consideradas verdades absolutas, minuto após minuto caem por terra. Filosófico? Turvo? Calma, iremos esclarecer.

O conceito de envelhecimento vem se modificando ao longo dos anos, atualmente é impossível imaginar que alguém com 50 anos seja chamado de velho sob a ótica de 30 anos atrás. Até mesmo a palavra: idoso, precisa ser reavaliada; quem são os idosos hoje em dia? Esses questionamentos sobrecaem sobre as máximas vulneráveis do início do texto. Isso porque, desde temas relacionados com a alimentação, como outros comportamentos, hora são considerados saudáveis, todavia, em um piscar de olhos passam a ser nocivos.

Mas, deixando a crítica de lado, o que nos resta é a justa medida do bom senso. Não é mesmo? E é com base nessa diretriz (bom senso), que iremos explanar as maneiras de como envelhecer com saúde. Portanto, tome nota e fique ligada.

reposicao-hormonal

Cuidados com o corpo

A maneira como os nossos organismos chegam na sétima década de vida, em grande parte é reflexo dos cuidados que reservamos para com eles desde a nossa infância, passando pela adolescência, bem como por outros estágios da vida. É impossível falar de como envelhecer com saúde, sem olhar e se remeter aos comportamentos e hábitos do passado.

O bacana é que, por mais que algumas escolhas sejam irreversíveis, é possível mudar sempre para melhor. E vale ressaltar que esse “melhor”, é algo que caiba em você, no seu tempo, e nas suas condições. A mudança é particular e pessoal. Veja a seguir, algumas dicas para envelhecer com saúde:

1- Faça atividades físicas

Seguimos com a mesma premissa da individualidade, pois cada corpo tem as suas engrenagens, por mais que possuam os mesmos órgãos, a maneira como eles lidam com o externo é única. Procure fazer regularmente uma atividade física, mas opte por algo que realmente você goste, pois assim o seu cérebro irá te ajudar a mantê-la, e não buscará elementos para boicotá-la diariamente.

Pode ser uma simples caminhada, ou até mesmo alguma modalidade de luta. Apenas, não deixe de movimentar o corpo! O sedentarismo é um dos grandes algozes da falta de saúde. Não colabore com ele.

Se você está na dúvida de qual atividade física irá fazer, indicamos o pilates e a yoga, além de fortalecer os músculos, ossos e tendões, essas duas atividades promovem a prevenção, ou o combate aos problemas de coluna e articulações.

2- O que você anda ingerindo?

A alimentação é um outro ponto de alerta! Pode parecer clichê, entretanto, é fato: o que você come irá impactar drasticamente na sua saúde. Foque em uma alimentação que lhe ofereça o maior número de nutrientes. Sabemos que não é nada fácil manter uma dieta alimentar equilibrada com o turbilhão de obrigações que nos pressionam a comer “qualquer coisa” pelos cantos da cidade.

Todavia, o que não faltam são dicas de como manter os hábitos alimentares saudáveis, mesmo tendo uma vida atribulada. Já pensou em fazer marmitas? É uma ótima estratégia para manter o consumo de alimentos do bem. Não deixe de observar a escassez e o excesso, ambos fazem muito mal para o corpo. Permita-se de vez em quando comer aquela sobremesa que tanto gosta, ou provar aquele prato que lhe custará alguns minutinhos na esteira, mas que lhe permitirá um sabor e uma experiência maravilhosa.

Precisamos chamar a atenção para o consumo de água! Não deixe de beber no mínimo dos litros de água, isso lhe fará um bem gigantesco. Acredite!

como-envelhecer-com-saude

3- Cuidados com a mente

Muitos dos males que afetam as pessoas fazendo com que elas não envelheçam com saúde, são provindos da mente; antigamente chamados de doenças da alma. O não cuidar da mente irá impactar fortemente no corpo, ou seja, uma mente doentia acabará por deixar o organismo doentio também. Veja a seguir as nossas dicas para ter uma mente sã, e um corpo são.

4- Invista em conhecimento

Um cérebro obsoleto é igual um maquinário parado, se não for usado uma hora ele irá para de vez. Portanto, exercite a mente. Indicamos leituras, caça-palavras e outras atividades. Que tal iniciar um curso de um outro idioma? Ou qualquer outro tema que você goste, isso lhe ajudará a deixar as sinapses ativas, e lhe promoverá um bem-estar mental gigantesco. Dica: Não deixe de ter um livro de baixo do braço. Um cérebro saudável é aquele que é ativo.

5- Faça novos amigos e cultive aqueles de longo data

Se existe uma coisa que precisamos reaprender em nossa sociedade é cultivar as amizades. Com o avanço tecnológico perdemos a mão, e isso é péssimo! Porque a solidão adoece, podendo até mesmo desencadear uma depressão. Busque fazer amizades com pessoas de diferentes faixas etárias para que o seu arsenal de conhecimento seja o mais amplo possível. Manter amizades antigas também é fantástico, pois recordar é viver!

6- Separe um momento para reflexão

Todo mundo precisa de um momento para realizar um balanço de seus comportamentos e atitudes. É muito importante essa atividade, pois permite analisar com mais profundidade os atos. Dedique alguns minutos para o silêncio isso fará muito bem.

Conclusão

Não existe regra, muito menos uma fórmula mágica (ainda), que nos ajude nesse questionamento, com isso aconselhamos a seguir a diretriz que trazemos no início do texto, de pautarmos sempre no bom senso. Portanto, encontre a sua justa medida.

As dicas que trazemos são pontos básicos que provavelmente você já escutou bastante sobre elas, entretanto, a gente sempre tende a deixar as coisas simples de lado, e damos valor para as complexas e complicadas. Descomplique, facilite e suavize sempre, tanto para você, bem como para o próximo.

como-deixar-a-pele-mais-jovem

Agora nós queremos saber: qual é a dica que você tem para compartilhar conosco de como envelhecer com saúde? Estamos ansiosos! Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui