Estafa masculina: Você não é incapaz!

Compartilhe
Estafa-masculina-saúde-do-homem

Você está trabalhando, mas não produz o adequado? Você acabou de chegar ao trabalho, todavia, já quer ir embora? Você está com insônia? Indisposição sexual? Cuidado! Pode ser estafa masculina.A estafa é bem mais conhecida popularmente como fadiga. É um sintoma de ordem mental e/ou física caracterizado pelo esgotamento.

A sensação de cansaço corporal e/ou cognitivo tornam as atividades da rotina ainda mais desgastante do que o normal. Lidar com as tantas obrigações do dia: pressão por resultados, trabalho exaustivo, o cuidado e educação dos filhos, a cobrança interna para ser um bom pai, e ter que se sobressair de todas essas tarefas blindado e forte, não é uma tarefa nada fácil! O Fisiologista Cláudio Pavanelli ressalta que:

“A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob a sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar problema.”

– Cláudio Pavanelli, Fisiologista.

Estafa masculina mental

Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função da sobrecarga de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste mental muito grande. Os homens com estafa mental apresentam:

Os especialistas informam que o cansaço pode ser tão intenso que o sujeito pode até apresentar estafa masculina física. A estafa mental é muito mais grave que a estafa física, pois a negligência para com o seu cuidado pode acarretar em sérios riscos para a saúde psicológica.

É de suma importância identificar o motivo pelo qual o sujeito está sendo impactado pela estafa masculina mental. A tristeza e a angústia recorrentes podem ser indicadores de uma possível depressão, caso você perceba que não está conseguindo lidar com todos esses fatores, não resista! Procure um psicólogo. A doutora Ana Maria Rossi reforça:

“É um sinal de que a pessoa está sem condições de lidar com o excesso de pressão e demandas do momento. A cobrança é superior à habilidade da pessoa de corresponder a ela.”

– Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association.

Estafa-masculina

Estafa masculina física

Ela pode ser acarretada por duas maneiras: através do excesso de atividades que demandam esforço físico, ou pelo não tratamento da estafa masculina mental. Os homens com esse tipo de estafa apresentam:

Estafa masculina não é estresse!

A estafa é muito confundida com o estresse, entretanto, ela é apenas um sintoma. Ela é um alerta para doenças mais complexas e um convite para reavaliar os hábitos, os comportamentos e as rotinas.

Quando um homem está estressado, o cansaço (fadiga) é maior e o organismo reage diferente. A estrutura sintomática e os sinais são mais complexos e estão em intensidades mais elevadas.

“O grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é maior, além disso, o estresse é muito mais mental do que físico, por isso, não adianta usar os mesmos procedimentos. É uma questão de intensidade e durabilidade da fadiga.”

– Cláudio Pavanelli, Fisiologista.

O estresse é um estágio crônico da estafa. No momento em que o sujeito ainda está apresentado uma estafa, o tratamento é bem menos complicado e de fácil execução.

Efeitos no caso do não tratamento

A estafa masculina quando não tradada pode desencadear vários problemas mais graves para a saúde do homem. Veja:

  • Ansiedade;
  • Gastrite;
  • Úlcera;
  • Colite;
  • Pânico;
  • Fobias;
  • Pressão alta;
  • Arritmia,angina, infarto;
  • Constipação, diarreia;
  • Queda de cabelo;
  • Estresse;
  • Síndrome de Burnout.

Atento aos sinais

Queda na qualidade dos hábitos alimentares

A pressão no local de trabalho pode desencadear uma ansiedade, afetando o apetite e o enfraquecimento do paladar, com isso, passa-se a comer alimentos condimentados com o propósito de compensar a falta de sabor. O individuo não sente o gosto da comida e procura produtos mais gordurosos e calóricos com o intuito de satisfazer o desejo momentâneo.

Esse comportamento é um risco, pois pode propagar distúrbios gastrointestinais e de peso. A má alimentação também pode elevar os índices do colesterol ruim e da glicose.

Agressividade em alta

Uma simples brincadeira de descontração, um comentário ou atitude causam irritação. Explosões por pequenas coisas e/ou falta de paciência. A agressividade é um comportamento que acaba gerando muitos conflitos, impactando no clima organizacional das organizações, nos relacionamentos interpessoais, no ciclo de amizades e na família.

A presença do prenseteísmo

O rendimento caiu, mesmo quando você está no trabalho. Sensação de ineficiência. Propensão para a procrastinação. Devido à ansiedade os prazos e compromissos são adiados.

O prenseteísmo faz da situação um ciclo vicioso! Pois, quanto mais se adia, maior é a sensação de sobrecarga potencializando a estafa mental.

tinos-hair

Noites mal dormidas

Os assuntos profissionais tiram o sono. Eles não saem do seu radar nem mesmo em seus sonhos. O excesso de trabalho está presente em todos os momentos e situações externas. A insônia pode ser um sinal que a menta está à beira de um colapso de sobrecarga. A Doutora Ana Maria destaca:

“Observamos que os distúrbios de sono têm aumentado entre os empresários, que não estão conseguindo lidar com a demanda atribuída a eles.”

– Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association.

Falhas na memória

Erros recorrentes e esquecimento de datas e prazos pode ser um sinal de estafa mental. Outros problemas de ordem cognitiva podem aparecer, por exemplo: problemas na comunicação e queda da capacidade de raciocinar.

Tratamento para estafa masculina mental

Todos os especialistas são unanimes na escolha do tratamento para estafa mental: relaxamento. O investimento do seu precioso tempo em atividades de lazer é fundamental! Programe com a família uma ida ao cinema, ir ao parque, jogar uma partida de poker, assistir aos jogos do seu time e etc. Procure realizar atividades que te causam bem-estar.

“Muitas vezes o tempo que se “perde” indo ao cinema ou em um parque, por exemplo, é um ganho de saúde e bem-estar. É melhor parar agora do que perder  o controle depois.”

– Cláudio Pavanelli, Fisiologista.

Uma boa dica é pegar os filhos e realizar uma viagem para alguma cidade que remeta lembranças da sua infância. Você pode levá-los nos locais aonde você brincava, ir aos restaurantes e parquinhos que o seus pais te levavam.

Pense o quanto os seus filhos ficarão felizes em aprender as brincadeiras de quando você era apenas um menino. Aproveite a oportunidade e na medida do possível não dê muita atenção ao celular! Dedica esse tempo e momento para os seus filhos e para você. Essa viagem diminuirá a pressão da estafa masculina e fortalecerá os seus laços com os seus filhos.

estafa-masculina

O sujeito que está sofrendo de estafa masculina precisa desenvolver os comportamentos, as atitudes e as habilidades abaixo:

  • Discernimento;
  • Saber aproveitar os momentos de lazer;
  • Saber celebrar as pequenas conquistas;
  • Cultivar o bom humor;
  • Aprender a relaxar;
  • Planejamento das tarefas;
  • Não faça tudo ao mesmo tempo;
  • Resolva um problema de cada vez;
  • Organizar por prioridades;

O psicanalista e psicólogo Fernando Rigoni reforça:

“Para não desenvolver problemas similares no futuro, o paciente deve mudar completamente o seu estilo de vida, reduzindo os sintomas de estresse. Um acompanhamento psicanalítico pode ser uma excelente opção para manter a mente mais saudável.”

– Fernando Rigoni, Psicanalista e Psicólogo.

Tratamento para estafa masculina física

O tratamento para esse tipo de estafa é embasado na prática de exercícios físicos. São recomendadas atividades físicas que irão proporcionar qualidade e benfeitorias para o corpo e para a mente. É de suma importância fazer refeições com alimentos saudáveis, respeitar o ritmo do corpo e praticar as atividades sempre com moderação.

O respeito ao corpo e a mente deve ser sempre a diretriz e o lema para aqueles que pretendem obter sucesso na vida.

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui