Rugas e linhas de expressões – como se formam?

Compartilhe
mulher-com-rugas
O envelhecimento da pele faz parte de um processo biológico natural.

Com o passar dos anos ocorre o envelhecimento da pele, assim aparecem as rugas e as linhas de expressão. Essas dobrinhas que podem ser grandes vilãs na vida de qualquer pessoa vaidosa, surgem a partir do esforço da musculatura facial. Os fortes movimentos das expressões faciais fazem com que essas pequenas rugas apareçam. Quando estão associadas a exposição solar em excesso e sem proteção, também podem causar o envelhecimento da sua pele. As rugas podem aparecer principalmente em regiões como rosto, pescoço e mãos.

Como se formam as rugas?

Essas dobrinhas faciais fazem parte de um processo natural e irreversível do envelhecimento da pele chamado de intrínseco. As rugas surgem a partir de uma manutenção da pele por conta da degeneração dos tecidos que servem para dar elasticidade de sustentação. Porém, além desses fatores biológicos que todos nós passamos, as rugas podem aparecer através de muitos outros processos. Sendo essas, causas externas que podem acelerar a degradação da pele e até causar o envelhecimento precoce. Veja abaixo!

Exposição ao sol

Depois dos fatores biológicos, a exposição solar é segunda mais perigosa para o surgimento de rugas e o envelhecimento da pele. A radiação solar ao penetrar nas células tem um grande poder oxidante, causando alterações no DNA celular. Essas alterações atingem diretamente as fibras colágenas, prejudicando a elasticidade da pele. A partir disso surgiu o resultado chamado de fotoenvelhecimento. Os raios UVA e UVB causam lesões na epiderme atingindo até as camadas mais profundas, aumentando a predisposição para aparição de rugas. Esse fator pode ser o causador de manchas, sardas, flacidez e aspereza. Lembrando que esse ainda é o principal causador do câncer de pele.

Não ter o hábito de beber água

A falta desse hábito comum, pode causar principalmente a desidratação da pele. Entre nossas células existe um líquido aquoso e transparente chamado de liquido intercelular. Esse liquido auxilia na sustentação, como por exemplo no turgor da pele. A falta de água torna a pele flácida e fraca. Além de auxiliar diretamente no combate a flacidez e na hidratação, o consumo de água também serve para trabalhar na excreção de toxinas que prejudicam a saúde da pele.

reposicao-hormonal

Hábito de fumar

O uso do cigarro diminui o fluxo sanguíneo, logo assim a oxigenação e nutrição das células também diminui. Apenas um cigarro pode causar todo esse processo durante 90 minutos. O resultado desse processo é o engrossamento e amarelamento da pele. A principal causadora disso é a nicotina. Pessoas que tem o hábito de fumar podem tem o processo de perda de colágeno mais acelerado que outras pessoas. Esse hábito pode causar a aparição de rugas principalmente próximo dos olhos e boca.

Falta de hidratação

Muitos causadores do envelhecimento podem ser fatores externos e ambientais, como por exemplo, o frio, o vento, o ambiente onde você vive diariamente, como o escritório ou a poluição. Esses fatores causam a desidratação e até a agressão a saúde da pele. A forma de combater a esses fatores é o uso de cremes hidratantes ricos em vitaminas e principalmente em colágeno. A falta de hidratação causa coceira e irritação na pele, isso diminui a elasticidade, causando ressecamento e agravando as rugas.

Poluição

Os gases presentes no ar por conta da poluição formam uma fina camada de toxina. Essa camada é absorvida e aumenta o envelhecimento da pele. Essa reação é chamada de oxidação, é um processo natural de envelhecimento causado pelas toxinas presentes no ambiente. A única forma de se prevenir disso é lavar o rosto com frequência e ter o hábito de hidratar a pele.

Classificação do envelhecimento

O dermatologista norte-americano Dr. Richard Glogau criou uma forma de classificação do envelhecimento da pele. Nessa tabela ele separa essa fase em quatro etapas, sendo elas:

Classificação de Glogau

TIPO 1 – FOTOENVELHECIMENTO PRECOCE

Entre 20 e 30 anos – Alteração não-perceptíveis na pigmentação, moderada, sem ceratoses, rugas mínimas e algumas durante a movimentação da musculatura facial (linhas de expressão).

TIPO 2 – FOTOENVELHECIMENTO PRECOCE A MODERADO

Entre 30 e 40 anos – Ceratoses não visíveis, linha de expressão ao sorrir, as rugas aparecem mesmo em repouso.

TIPO 3 – FOTOENVELHECIMENTO AVANÇADO

Entre 50 anos e 60 – A diferença na coloração da pele já é evidente, as ceratoses já se tornam visíveis, aparição das rugas mesmo sem movimentação da musculatura facial, aspecto de cansado/abatido.

TIPO 4 – FOTOENVELHECIMENTO GRAVE

Idade entre 60 e 70 ou mais – Pele amarela-acinzentada, ceratoses visíveis, aparição de pequenos e finos vasos sanguíneos (telangiectasia), pequenas lesões anteriores se tornam mais visíveis.

Como de prevenir da formação de rugas?

Existem algumas formas de se prevenir dessas dobrinhas que podem ser um terror na vida de qualquer um. Algumas das formas de se prevenir delas são:

  • Hidratação da pele;
  • Proteção solar de 30 FPS;
  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Manter uma alimentação rica em frutas e legumes;
  • Diminuir as gorduras e açúcares.
Sempre use protetor solar
A principal forma de se prevenir do envelhecimento precoce é fazer o uso regular de protetor solar.

Como disfarçar as rugas?

Muitas pessoas acabam se tornando refém das rugas, e a única forma de disfarça-las é fazendo o uso constante de maquigem. Porém, muitas vezes pode não ser o suficiente para esconde-las e aí muitas pessoas acabam se submetendo a procedimento estéticos como:

  • Toxina botulínica – também pode ser chamada de botox, o efeito tensor causado pela bactéria Clostridium botulinum, é o responsável por suavizar as linhas de expressão e rugas;
  • Laser –  nesse procedimento o laser é responsável por estimular a produção natural do colágeno;
  • Peeling de diamante – o peeling é um procedimento estético parecido com a esfoliação, afim de eliminar as células mortas e promover a produção de colágeno;
  • Preenchimento facial – o ácido hialurônico é usado nesse procedimento afim de preencher e reestruturar a pele envelhecida.

Cremes anti-rugas

Os cremes anti-rugas foram desenvolvidos principalmente para os homens e mulheres que sofrem com essas dobrinhas que podem começar a aparecer com o passar dos anos. Depois dos 30 anos o cuidado com a pele deve ser muito maior, pois é nessa fase onde as rugas começam a se formar de forma mais visível e intensa.

Os ácidos presente nos cremes anti-rugas trabalham na remoção da camada de células mortas. Assim o produto pode penetrar a epiderme mais facilmente. As substâncias estimulam o crescimento de novas células. Dessa forma o colágena e a elastina também aumentam, proporcionando mais saúde, elasticidade e firmeza para sua pele.

Interessante não é mesmo? Você se previne dessas inimigas da vaidade? Nos conte tudo nos comentários abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui