BOTOX ®: conheça os prós e os contras do procedimento estético!

Compartilhe
botox-seringa
A aplicação de BOTOX® é muito requisitada para mitigar os sinais de envelhecimento da pele.

Um belo dia você se olha no espelho e observa em seu rosto, algo em que você nunca havia reparado: rugas. Você começa a reparar determinadas linhas de expressões em sua testa, quando você sorri, em torno dos olhos e em outras partes de sua face. A saída popular e mais rápida é o BOTOX ®!

Os adultos estão vivendo cada dia mais. Temos mais vitalidade, somos ativos e desejamos que os nossos corpos se espelhem com as nossas mentes e com os nossos corações rejuvenescidos. Com o amadurecimento realizar alguns movimentos faciais, pode levar aos sinais de envelhecimento.

E como lidar com essas alterações corporais?

Uma mente jovial X Um corpo envelhecido

Algumas pessoas buscam nos procedimentos estéticos a disparidade do equilíbrio dessa balança, outras acreditam que a incongruência em um corpo velho e uma mente jovem é o verdadeiro ganho.

Nas últimas décadas cada vez mais tem se aumentado os números de cirurgias ou procedimentos estéticos que tem por objetivo, a redução de rugas, flacidez e entre outros aspectos corporais que possam remeter a velhice.

Existe também uma pressão social, principalmente para as mulheres, onde é determinado que mulher com sinais de envelhecimento é sinônimo de ultrapassada, obsoleta ou nos melhores dos cenários ser a “Dona Benta”. Mas o que há de ruim em ser Dona Benta? Em ter os cabelos grisalhos, a pele bem franzida e cuidar dos netos?

Muitos desses pensamentos vêm da nossa sociedade imediatista que enxerga nos idosos o fim. Temos inúmeras provas que não é o fim! Vemos pessoas idosas cada vez mais dispostas, praticando atividades físicas, aprendendo novas tecnologias, se relacionando socialmente e fazendo tudo o que queria mais não tinha tempo.

Mas é errado aplicar BOTOX ® para obter uma aparência mais juvenil? Não, não é errado! Todavia, é de suma importância termos discernimento de nossas atitudes e realizarmos qualquer alteração em nosso corpo sabendo antecipadamente dos prós e contras e acima de tudo com muita consciência e não apenas por tendência.

O que é a Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria chamada Clostridium Botullinum. Essa bactéria é anaeróbica que em sua condição apropriada de reprodução (10ºC, sem oxigênio e certo nível de acidez), cresce e produz sete sorotipos diferentes de toxina (A, B, C1, D, E, F, e G). Sendo o sorotipo A o mais potente.

Mas porque BOTOX ®?

BOTOX®-antes-e-depois
Veja o antes e depois de uma aplicação da toxina nas linhas de expressões na região dos olhos e têmporas – Imagem por Pinterest.

BOTOX ®  é a marca referência da toxina botulínica tipo A. A empresa responsável pela produção foi a Allergan do ramo farmacêutico dos Estados Unidos.

Apenas em caráter de curiosidade: No Brasil, a marca BOTOX ® foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas, apenas em 2000 foi aprovada para procedimentos estéticos de redução de sinais de envelhecimento. E por ser a primeira a ser aprovada a marca tornou-se sinônimo do procedimento.

O uso da toxina botulínica em tratamentos terapêuticos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da toxina botulínica para os tratamentos:

  • Desordens autônomas caracterizadas por hipersecreção;
  • Hiperatividade muscular involuntária;
  • Desordens dolorosas musculoesqueléticas.

A toxina botulínica pode ser também utilizada para os tratamentos de crianças com problemas musculares. Permitindo que as crianças tenham mais flexibilidade muscular.

Curiosidades: A toxina botulínica tipo A cada vez mais vem sendo utilizada pelos dentistas para o tratamento do bruxismo e correção do sorriso gengival.

O uso do BOTOX para procedimentos estéticos

Nas intervenções estéticas a toxina botulínica é injetada através de uma agulha extremamente fina, sendo injetadas pequenas quantidades nos músculos específicos. O médico precisa ser meticuloso para escolher apenas os músculos produtores de rugas, preservando com isso, os músculos de expressões faciais.

O procedimento é muito ágil, levando em média 15 minutos. Todavia, é uma ciência que só deve ser realizada por profissionais de saúde experientes e especializados. Nós temos 43 músculos na face e é vital que o especialista aplique as injeções de toxina botulínica nos pontos corretos.

Resultado rápido X Pouca durabilidade

Por ser um procedimento minimamente invasivo, a melhora dura normalmente cerca de três a quatro meses dependerá das características orgânicas de cada pessoa. Vale ressaltar também, que o BOTOX ® não irá resolver todos os seus problemas! A toxina não repara os danos causados pelo sol.  Os fatores: espessura de pele e grau de enrugamento determinam a eficácia dos resultados.

Efeitos adversos, riscos e recuperação

A migração do BOTOX ® para outras áreas do rosto, podem levar a fraqueza facial temporária ou ptose (queda da musculatura). Ainda que seja geralmente segura a sua aplicação, alguns efeitos colaterais e complicações podem ocorrer. Veja abaixo:

  • Vermelhidão;
  • Dor de cabeça;
  • Hematomas e dor no local da injeção;
  • Náuseas;
  • Sintomas gripais.

E as já citadas, fraqueza facial temporária ou ptose.

Uma outra complicação raramente identificada são os sinais ou sintomas do botulismo. A toxina botulínica pode se espalhar para além da área de intervenção, podendo causar problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.

Não há um período de recuperação, o paciente pode retornar as suas atividades diárias imediatamente. Os especialistas recomendam que os pacientes não esfreguem ou massageiem as áreas tratadas.

Em busca da verdadeira beleza

Ser adepto ou não do uso do BOTOX ® é o fator menos relevante. O importante é você descobrir o que te faz bem, pois estando bem a beleza resplandece! Ser do grupo dos com ou sem linha de expressão é muito pequeno perto das experiências de uma vida plena e feliz!

reposição-hormonal

Sinta-se bem e viva com bem-estar.

O que você achou da matéria? Comente se você é a favor ou contra os procedimentos estáticos rejuvenescedores.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui