O que é o câncer de próstata?
Também chamado de carcinoma de próstata, este câncer como o próprio nome já diz, acontece na região da próstata, apresentando um aumento incontrolável de células anormais no organismo.
Dados sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é o 6º tipo mais comum em todo o mundo e o que mais atinge os homens. As taxas de aparição da doença são por volta de seis vezes maiores em países desenvolvidos, quando em comparação a países que estão em desenvolvimento.
Cerca de ¾ dos casos no mundo acontecem em homens com aproximadamente 65 anos ou mais. Quando detectado e tratado desde os primórdios, tem os riscos de mortalidade bruscamente reduzidos.
No Brasil, o câncer de próstata é a 4ª causa de óbito por carcinoma, atingindo por ano mais ou menos 50.000 homens, e correspondendo a 6% do total de mortes por este grupo.
Mais sobre a próstata
A próstata é característica de pessoas do sexo masculino, localizada na parte inferior do abdômen. Esta glândula tem um formato de maçã e se encontra logo abaixo da região da bexiga, à frente do reto, englobando a parte inicial da uretra, tubo que serve para eliminar a urina armazenada na bexiga.
Recomendações para prevenir o câncer de próstata
Uma alimentação baseada em frutas, legumes, cereais, verduras, grãos e cereais, com menos gordura de origem animal, reduz significativamente os riscos de câncer de próstata. Médicos indicam ao menos 30 minutos diários de exercícios físicos, mantendo o peso em adequação à altura. Também recomenda-se a diminuição do consumo de álcool e evitar o fumo.
Exames preventivos
“Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.”
— Portal Brasil, governo federal
O exame de toque é o mais conhecido e utilizado, mesmo tendo alguns limitantes, pois só a porção de cima e do lado da próstata é palpável. Devido a isso, recomenda-se também o exame de antígeno prostático específico, conhecido como PSA, capaz de detectar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, que é um indício do câncer.
Para um diagnóstico eficaz, é necessário verificar parte do tecido da glândula, adquirido pela biópsia da próstata.
O temido exame de toque
De acordo com pesquisas feitas pelo Datafolha para o Instituto Oncoguia e a Bayer, notou-se que 76% dos brasileiros acreditam que o exame de toque é importante para prevenção do câncer de próstata, mas 21% deles alegam que “não é coisa de homem“. Esta visão distorcida faz com que muitos deles não façam este importante exame, ficando sujeitos à este câncer maligno.
“A pesquisa mostra que cerca de 48% dos entrevistados afirmam acreditar que o machismo é o principal motivo pelo qual os homens não fazem o exame de toque. Já outros 12% apontam a vergonha e o constrangimento como impeditivos.”
— Archimedes Nardozza, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia.
E se o homem já estiver com câncer de próstata?
Em caso de comprovação da doença, o doutor pode recomendar tratamento hormonal, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Nos casos de doença metastática (quando o tumor espalhou-se para outras regiões do corpo), o tratamento selecionado normalmente é a terapia hormonal.
“A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.”
— Ministério da Saúde
Tratamento na rede pública
A Política Nacional de Atenção Oncológica tem como função garantir atendimento integral a todos diagnosticados com a doença do câncer, por meio das Unacon — Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia — e dos Cacon — Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.
De acordo com o INCA, todos os estados do Brasil possuem pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer poderá fazer exames e até cirurgias mais complexas.
Para ter atendimento do setor público nestes casos, é necessário ter uma comprovação da doença através de diagnóstico, por meio de punção ou laudo de biópsia.
Conhece pessoas que já sofreram com o câncer de próstata ou já sofreu com ele? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!