Atenção, homens! Saibam o que fazer para evitar a perda de cabelo

Compartilhe
atencao-homens-saibam-o-que-fazer-para-evitar-a-perda-de-cabelo

Ao pentear ou lavar os cabelos, é muito comum observar a queda dos fios, não é? Afinal, perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, com a finalidade de garantir nossa renovação capilar. Mas isso torna-se um problema quando a perda de cabelo passa a ser acentuada e os fios ficam mais ralos, finos e frágeis, podendo causar desconforto e baixa autoestima, além de levar a questões mais sérias, como a calvície.

No caso dos homens, a queda excessiva pode ocorrer por questões alimentares, emocionais, genéticas e, até mesmo, pelo uso constante de produtos químicos, como tinturas ou alisamentos.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de diminuir e evitar a perda de cabelo. Com algumas mudanças simples de hábitos é possível reverter o problema e garantir fios mais saudáveis e muito mais bonitos. Confira as dicas e comece hoje mesmo a se prevenir!

Hábitos para cuidar do couro cabeludo

1. Tome alguns cuidados na hora de lavar

Shampoo

Lembre-se sempre de escolher um shampoo que seja indicado, especificamente, para o seu tipo de cabelo. Se, por exemplo, seus fios forem oleosos e você utilizar um shampoo para cabelos secos, é provável que seu couro cabeludo fique ainda mais oleoso, podendo intensificar a queda.

Temperatura da água

Quanto mais quente for a água, mais propensos os fios ficam à queda. Afinal, a alta temperatura também causa oleosidade no couro cabeludo. Por isso, prefira sempre a água fria ou morna.

Preste atenção também ao enxágue: resíduos de shampoo ou condicionador também podem obstruir o crescimento dos fios e agravar a queda.

2. Retire resíduos de modeladores antes de dormir

Se você curte passar gel ou outro tipo de modelador nos fios, lembre-se sempre de lavá-los antes de dormir. Se ficarem muito tempo no cabelo, podem enrijecer a fibra e deixá-la mais propensa à quebra e queda, além de, também, impulsionarem a caspa.

3. Evite o uso constante de chapéus e bonés

Não existe problema algum em usar chapéus e bonés no dia a dia, principalmente para se proteger do sol. Mas, em excesso, esses acessórios favorecem o suor e a umidade, abafando o couro cabeludo e intensificando a proliferação de fungos, além de ocasionar a dermatite seborreica (famosa caspa), levar à queda dos fios.

perda-de-cabelo

4 – Tome cuidado com produtos químicos

Alguns homens, assim como muitas mulheres, também fazem o uso de alisadores e tinturas. Porém, é preciso ficar de olhos abertos para que essa prática não enfraqueça os fios. Se você costuma utilizar esse tipo de química, suspenda os produtos por um tempo e observe se eles podem ser a causa da queda de cabelo.

Cuidados com o corpo que evitam a perda de cabelo

1. Evite cigarro e álcool

O excesso de cigarro e álcool também pode ser um dos grandes vilões dos fios. A nicotina, presente nos cigarros, por exemplo, se aloja nas paredes das veias e diminui a circulação do sangue, prejudicando, também, o fluxo sanguíneo ligado ao crescimento capilar. Além disso, as substâncias presentes no cigarro também impedem que diversos nutrientes, responsáveis por manter os fios saudáveis, não cheguem até à raiz do couro cabeludo, transformando-se em um intenso causador da perda de cabelo.

Já o álcool provoca o aumento da produção de radicais livres no corpo, que podem levar a inflamações em tecidos da pele e do couro cabeludo. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso também contribui para a perda de vitaminas B, C e ácido fólico, substâncias essenciais para manter os cabelos saudáveis e fortes.

2. Fique atento a situações estressantes

A queda de cabelo também pode ser causada por estresse em excesso. Durante grandes períodos de estresse, o organismo produz uma substância chamada estriol, que serve para nos manter em alerta. Mas, ao mesmo tempo, o estriol bloqueia a entrada de diversos nutrientes e causa o término prematuro na fase de crescimento dos fios, que ficam enfraquecidos e acabam caindo.

E o que fazer para acabar com o estresse? Entre diversas atividades de relaxamento, a maioria dos médicos recomenda, principalmente, a prática de exercícios físicos, já que ajuda a liberar endorfina e diminui bastante a irritação diária.

Alimentos que garantem fios mais saudáveis

1. Acrescente mais proteínas ao cardápio

As proteínas são os principais componentes dos fios de cabelo. Cerca de 80% da estrutura capilar é formada por proteínas e, por isso, uma boa ingestão dessas substâncias é essencial para manter a boa saúde dos fios. Nesse caso, a dica é consumir alimentos, como aves, peixes, leite e seus derivados. Além disso, grãos e leguminosas, como aveia, ervilha, lentilha, soja e feijão, também são excelentes fontes proteicas.

calvicie-homem

2. Inclua alimentos ricos em ferro na dieta

Importante na produção de hemácias, o ferro é responsável por transportar oxigênio para o corpo e, consequentemente, para o couro cabeludo. Junto do consumo de água, ele auxilia também no transporte de nutrientes para os fios e, por isso, deve estar sempre incluso na alimentação, podendo ser encontrado, principalmente, em vegetais verdes escuros (como couve, agrião e espinafre) e em oleaginosas (como castanhas, amêndoas e nozes).

3. Procure alimentos ricos em ômega 3

O ácido graxo ômega 3, presente em peixes, azeite, aveia e oleaginosas, é fundamental para conter a oleosidade capilar e ainda combate inflamações no couro cabeludo, agindo contra a radiação ultravioleta. Além disso, junto de outros ácidos graxos, como o ômega 6 e 9, ele também melhora a circulação e auxilia o transporte de nutrientes.

Produtos de qualidade

Aliado a todos os hábitos para manter os fios saudáveis, também é importante investir em produtos que auxiliem o fortalecimento da estrutura dos cabelos, como o tônico capilar Tino’s Hair. Independentemente das causas que levam à perda de cabelo, o Tino’s Hair proporciona um couro cabeludo mais saudável, resultando em crescimento de novos fios e garantindo cabelos mais grossos, densos e fortalecidos.

E não se esqueça: com uma boa alimentação e pequenas mudanças de hábitos do dia a dia é possível ter um cabelo mais bonito, saudável e totalmente livre da queda.

Gostou do post e ficou interessado em cuidar melhor dos seus fios? Entre em contato com o Tino’s Hair e descubra como podemos ajudá-lo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui