Efeitos da yoga no equilíbrio físico e mental

Compartilhe
efeitos-da-yoga
efeitos da yoga

Considerado um dos exercícios físicos mais completos para quem deseja uma atividade relaxante, a yoga traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Os efeitos da yoga envolvem alongamentos, exercícios de força e muita concentração, sendo recomendada para praticantes de todas as idades que buscam mais qualidade de vida. A yoga trabalha também a consciência corporal, a concentração e a respiração, sendo uma poderosa atividade para combater o estresse. 

Saiba mais sobre os benefícios e efeitos da yoga para a sua saúde!

Tradição indiana

A palavra Yoga se refere às disciplinas físicas e mentais originárias da Índia, incluindo práticas de meditação do budismo e do hinduísmo. Existem diferentes vertentes na prática de yoga na cultura ocidental — entre elas a Hatha Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga e Karma Yoga.

Com diferentes técnicas inspiradas na tradição indiana, as várias linhas de prática de Yoga têm uma coisa em comum: a busca pelo autoconhecimento e a forte ligação com o espiritualismo.

Efeitos da Yoga

Antes de ser um exercício físico, a yoga é uma atividade de autoconhecimento, reflexão e espiritualidade. As atividades de respiração, concentração e meditação proporcionam serenidade e relaxamento, além de deixarem o corpo energizado para as atividades do dia a dia. A prática regular da yoga também é associada ao controle da pressão arterial, redução dos níveis de colesterol (aliada a uma alimentação balanceada) e melhoria de problemas respiratórios.

Consciência corporal

Fisicamente, a prática da yoga contribui para melhorar a flexibilidade, a resistência e a postura. O resultado é um corpo mais tonificado e alongado, o que, em médio prazo, contribui para reduzir dores no corpo, melhorar o equilíbrio e promover o bem-estar.

Yoga na melhor idade

Um dos benefícios da Yoga é ser uma atividade sem contraindicações, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Após os 50 anos, a Yoga é um exercício físico leve e de baixo impacto, que trabalha a flexibilidade, a postura, o equilíbrio, a respiração, a meditação e a concentração.

Os exercícios de postura e equilíbrio são particularmente benéficos para praticantes dessa idade, pois contribuem para reduzir dores no corpo e nas articulações devido à má postura. O ganho de flexibilidade e consciência corporal, dois efeitos da yoga e sua prática regular, que também melhoram a sua qualidade de vida.

Prevenção e qualidade de vida

Como toda atividade física, a Yoga também traz benefícios indiretos para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da qualidade de vida e até mesmo a prevenção de doenças. Além disso, por ser uma atividade que envolve a meditação, a Yoga é extremamente relaxante e revigorante!

É um exercício completo, de baixo impacto, recomendada para todas as idades. A yoga traz inúmeros benefícios para o praticante, independentemente do vigor físico e do condicionamento, e é uma atividade capaz de melhorar o bem-estar — principalmente por meio do fortalecimento muscular, correção postural e consciência corporal.

Já praticou yoga alguma vez? Tem curiosidade de saber mais sobre os efeitos da yoga? Veja nosso outro artigo e saiba por que a Yoga é considerada uma das melhores atividades físicas para a meia idade!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde, Beleza e Bem-Estar após os 40! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly