Ureia para pele ressecada após os 40 – será que realmente funciona? Quando nós mulheres chegamos na quarta década de vida, algumas mudanças ocorrem em nossos organismos. Principalmente com a pele, que se torna mais ressecada e propensa ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Ingrediente básico em muitos cosméticos, virou sinônimo de hidratação intensa. A grande maioria dos produtos são enriquecidos com esse composto. Mas, o que é ureia? Veja a seguir.
O que é ureia?
Sim, se está fazendo uma relação entre a ureia, e a urina você está certa, isso porque a ureia é encontrada em grande volume no nosso xixi, bem como em nossos suores.
A ureia é um composto orgânico que é constituída principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina, ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo proteico no ser humano e nos demais mamíferos.
Em quantidades menores, está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos proveniente da decomposição das células do corpo, e também das proteínas dos alimentos. A ureia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais.
“Ureia é uma substância produzida no fígado a partir da amônia, resultante do metabolismo das proteínas, sendo eliminada através da urina. Quimicamente é classificada como amida, sendo por isso considera um composto nitrogenado não-proteíco. É um composto quaternário, constituído por nitrogênio, oxigênio, carbono e hidrogênio, de cor branca, cristalino, de sabor amargo e solúvel em água e álcool. Corresponde de 2% a 5%, em massa, da composição da urina.”
– Autor desconhecido.
Porque usar a ureia para pele ressecada após os 40?
Usar a ureia para pele ressecada após os 40 é recomendável, pois ela é um excelente agente hidratante. Uma das suas funções em nosso organismo é quebrar as estruturas celulares que estão mortas, o que deixa as camadas da cútis mais finas.
Com a espessura estreita, a chegada da ureia em níveis mais profundos é possível, o que permite a sua conexão com as moléculas de água que ficam nessa região, deixando-as retidas por mais tempo resultando em uma maior hidratação da pele.
Revertendo o aspecto da pele ressecada, além disso a ureia colabora com a produção de colágeno, outro elemento fundamental para manter a estrutura, e o aspecto dos tecidos saudáveis. Garantindo a hidratação, e a fabricação do colágeno as mulheres com mais de 40 anos, terão um produto que combate rigorosamente os efeitos de envelhecimento da pele.
O que a ureia pode fazer pela sua pele?
A seguir listamos alguns dos benefícios da ureia. Conheça os melhores motivos para usar a ureia para pele ressecada após os 40. Veja:
- Estimula a produção de colágeno;
- Melhora a aparência da pele;
- Combate fissuras;
- Controle da oleosidade;
- Esfoliante;
- Umectante;
- Eliminação de células mortas;
- Promoção da maciez;
- Pele mais viva;
- Antimicrobiana;
- Anti-inflamatória;
- Prevenção de rugas;
- Combate das estrias;
- Reposição da umidade da pele;
- Ameniza as picadas de insetos;
- Alívio do prurido.
“A ureia tem uma ação hidratante e queratolítica bem documentada na literatura médica. A ação queratolítica da ureia, ou seja, capacidade de lise proteica com descamação do estrato córneo é observada em concentrações superiores a 20%. Em outro estudo clínico realizado com produto contendo 200 mg/g de ureia o mesmo se mostrou efetivo na redução das manifestações clínicas da xerose, como prurido, descamação, hiperqueratose e pele ressecada, com alta tolerabilidade ao tratamento.”
-Grupo consulta remédios.
Cada pele um tipo de necessidade
Cada pele demanda de cuidados especiais, pois possuem características ímpares, que as tornam distintas entre si, bem como obrigam as mulheres a buscarem alternativas de acordo com as especificidades de sua cútis. Usar a ureia para pele ressecada, demanda alguns cuidados. Veja com mais detalhe a seguir.
Cuidando da pele seca
Ter a pele seca após os 40 anos, demanda de muitos cuidados, pois é uma cútis mais vulnerável a sofrer com as mazelas do ressecamento. Portanto, a atenção deve ser redobrada. A ureia pode colaborar promovendo a hidratação profunda, bem como não deixa se formar fissuras cutâneas.
Todavia, é importante salientar que, a ureia só terá o efeito de hidratação intensa, quando a quantidade dela nos cosméticos esteja entre 3% a 10%, pois qualquer numeração acima disso não proporcionará o elemento esperado.
Você sabia?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância sanitária), não permite por via de uma regulamentação, que a concentração de ureia nos cosméticos ultrapasse 10% em suas composições. Para obter um produto com uma porcentagem maior, é fundamental que tenha uma prescrição de um dermatologista, e que recorra a manipulação farmacêutica.
O controle da pele mista
Esse tipo de pele possui zonas em que a pele apresenta grande produção de sebo. É recomendável que os produtos enriquecidos com ureia não contenham um grande volume, pois há o risco do aparecimento de acnes.
Um potente esfoliante para a pele oleosa
Se para as peles secas a concentração deve estar entre 3 a 10%, para as peles oleosas, quanto maior é melhor. Portanto, opte por concentrações acima de 20%. A ureia em volumes altos, perde o poder de hidratação, em contrapartida se torna um eficiente esfoliante. Essa esfoliação irá diminuir o acúmulo de oleosidade, bem como ajudará a melhorar a textura da pele.
Gostou de conhecer os benefícios da ureia para pele ressecada após os 40 anos? Deixe o seu comentário. Participe!